//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesAs melhores universidades para quem quer trabalhar com finanças

As melhores universidades para quem quer trabalhar com finanças

Priscila Bellini - 16/05/2018
Comentários:

O QS Ranking, classificação elaborada pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, classificou os mestrados em finanças como uma alternativa a programas de MBA. Para quem deseja se aprofundar em investimentos e saber os próximos passos em uma carreira no mercado financeiro, tais cursos fazem sentido. Mas quais deles se destacam, entre as instituições estrangeiras?

Para estabelecer uma resposta, o ranking universitário seguiu o modelo já consagrado: avaliar pontos em comum das universidades, para determinar quais oferecem uma boa experiência acadêmica e perspectivas de carreira. Entre os critérios levados em consideração, estão indicadores como empregabilidade, perfil dos alunos egressos e diversidade dos departamentos.

Usando a mesma regra, a classificação verificou quais escolas se dão bem na área de finanças. Nas 10 primeiras posições, as escolas de negócios europeias dominam – incluindo instituições francesas e britânicas, no pódio.

Quais são as três melhores universidades em finanças

#1 London Business School

Primeira colocada no ranking, a London Business School oferece dois tipos de mestrado em finanças: a opção full-time, que dura de 10 a 16 meses, e a part-time, de 22 meses. As vantagens da escola incluem desde a localização – em Londres, cidade privilegiada para quem trabalha com mercado financeiro – até a forma como o curso é estruturado. Como resultado, as estatísticas da escola chamam atenção: 96% dos alunos consegue um emprego em até três meses depois de formado.

Leia também: O que as pessoas do mercado financeiro vão estudar no exterior

São quatro concentrações possíveis: Gestão e Análise de Investimentos, Gestão de Risco e Derivativos, Finanças Corporativas e CFO. Como parte da formação, os alunos da LBS têm acesso aos princípios de finanças e também a matérias voltadas a aperfeiçoar sua trajetória profissional. Um exemplo claro é a disciplina de Personal Assessment and Development, que permite aos estudantes avaliar seus pontos fortes e fracos e traçar um plano de carreira.

#2 MIT Sloan School of Management

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tem um nome a zelar em uma série de áreas, como as mais variadas engenharias e o empreendedorismo. Para finanças, não é diferente. O currículo, desenhado para ajudar os alunos a prosperar nesse campo, combina teorias financeiras e atividades práticas, como as disciplinas de Action Learning. Nesse caso, os estudantes desenvolvem projetos junto a empresas parceiras do MIT e apresentam o resultado final à companhia.

Além do curso em si, a escola promove uma viagem para a Ásia, para explorar as oportunidades do mercado financeiro local, e os alunos se organizam em clubes de interesse. Entre eles, estão o Finance Club, o Investment Management Club e o Venture Capital & Private Equity Club.

#3 HEC Paris

A HEC (Hautes Études Commerciales) Paris oferece um ensino flexível para os alunos, em seu programa voltado às finanças. O curso tem duração de dez meses e aceita candidatos com formação em áreas como engenharia, física e matemática. No primeiro semestre de formação, os estudantes fazem disciplinas de acordo com sua formação inicial. Para os que não tiveram acesso aos conceitos básicos de finanças, é a vez de adquiri-los em aula.

Já o segundo semestre consiste na escolha de matérias obrigatórias e eletivas, de acordo com os planos de carreira do estudante. Há duas especializações possíveis, em Corporate FinanceCapital Markets, além de 15 eletivas na área. Outro aspecto destacado pela instituição francesa tem a ver com o ambiente de estudos, que deve estimular a interação entre os alunos. Uma das políticas da escola, por exemplo, é de basear honrarias e prêmios apenas no GPA de cada membro da sala, e não no comparativo com seus colegas.

Confira os 10 melhores do ranking

#1 London Business School

Localizada no Reino Unido, oferece o Msc in Finance.

#2 MIT Sloan School of Management

Localizada nos Estados Unidos, oferece o Master of Finance

#3 HEC Paris

Localizada na França, oferece o Master in International Finance

#4 Saïd Business School, na Universidade de Oxford

Localizada no Reino Unido, oferece o MSc Financial Economics.

#5 Haas School of Business, da Universidade da Califórnia em Berkeley

Localizada nos Estados Unidos, oferece o Master of Financial Engineering.

#6 ESADE Business School

Com sede em Barcelona, oferece o MSc in Finance.

#7 Anderson School of Management, da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles)

Localizada nos Estados Unidos, oferece o Master of Financial Engineering.

#8 ESCP Europe 

A mais antiga escola de comércio do mundo tem unidades em cidades como Berlim, Londres e Madri, e oferece o Advanced Master in Finance.

#8 Universidade Luigi Bocconi

Localizada na Itália, oferece o Master of Science in Finance

#9 EMLYON Business School 

Localizada na França, oferece o Msc Finance

#10 ESSEC Business School

Localizada na França, oferece o Master in Finance

Acesse o ranking completo no site do QS Ranking de 2018.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados