Fundação Estudar
InícioUniversidadesAs melhores universidades do mundo em 2024

As melhores universidades do mundo em 2024

Redação do Estudar Fora - 07/12/2023
Comentários:

Eleger as melhores universidades do mundo é uma tarefa complicada porque os critérios precisam considerar uma série de fatores que nem sempre agradam a todos. É necessário deixar claro o peso de cada item e de que forma atribuir notas de forma justa. É a partir dessa lógia que os rankings universitários são desenvolvidos: usam a mesma régua para medir diversas instituições de ensino superior e com base nela decidem qual são as melhores universidades do mundo.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Todos os anos, esses rankings lançam a classificação geral de universidades ao redor do mundo, além de listas analisando critérios específicos. Há listagens para programas de MBA, por exemplo, ou filtragens por área, como as Ciências Sociais. São diversas listas que podem ser úteis na hora de escolher uma universidade de destino para intercâmbio, graduação ou pós-graduação.

Conheça as melhores universidades do mundo, de acordo com dois rankings respeitados internacionalmente e entenda o método usado por cada um deles.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas


As melhores universidades do mundo em 2024, segundo o QS Ranking

Publicado pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, esse ranking leva em conta seis fatores para estabelecer as instituições de destaque. São eles:

  • Reputação acadêmica;
  • Reputação junto aos empregadores;
  • Proporção entre o número de alunos e professores;
  • Citações por docente;
  • Proporção de professores estrangeiros e de alunos do exterior.  

Na edição de 2024, já lançada pelo QS ranking, o MIT segue liderando como melhor universidade do mundo. Depois, vêm Cambridge, Oxford, Harvard e Stanford, com mudanças pontuais (entre as próprias) na comparação com a medição anterior. Na sequência, vemos o britânico Imperial College London, seguido pela suíça ETH Zurich e pela National Univerisity of Singapore, a representante asiática no top 10.

A lista das dez melhores universidades do mundo fecha com a UCL, do Reino Unido e a Universidade da Califórnia – Berkeley. Já no horizonte das top 100, duas são sul-americanas: a Universidade de São Paulo ocupa a 85ª colocação (vindo de um salto expressivo de 30 posições), enquanto a Universidad de Buenos Aires empata com a britânica University of St Andrews no 95º lugar.

1) MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)

Pontuação: 100

mit de noite - competição do MIT

Referência no mundo todo por suas pesquisas nas áreas de ciências exatas e biológicas, o MIT já formou mais de 80 laureados com o prêmio Nobel. Localizado na cidade de Cambridge, nos EUA, ele foi fundado em 1861. O instituto encabeça o ranking da QS desde que a publicação se tornou autônoma, em 2019. Veja aqui tudo sobre o MIT!

2) Universidade de Cambridge

Pontuação: 99.2

Universidade de Cambridge

Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga em língua inglesa do mundo, atrás de Oxford. Sua fundação remonta ao ano de 1209 quando alguns acadêmicos de Oxford se desentenderam com os nativos e acabaram, então, indo para Cambridge e fundando uma nova instituição.

A universidade tem 92 ganhadores do prêmio Nobel entre seus ex-alunos, professores e pesquisadores, como Isaac Newton (um dos maiores gênios da física), Charles Darwin (pai da teoria da evolução das espécies), Francis Bacon (criador do método científico), Alan Turing (formulador da teoria da computação) e Ian Wilmut (responsável pela primeira clonagem de mamíferos, a da ovelha Dolly). No ranking QS, manteve a vice-liderança por mais um ano. Veja mais sobre a Universidade de Cambridge aqui. 

Leia também: conheça as melhores universidades “novas” do mundo

3) Universidade de Oxford

Pontuação: 98.2

Oxford conta com o sistema de tutoriais nas aulas de graduação - melhores universidades do mundo

Foi a primeira universidade em língua inglesa do mundo e hoje é uma das mais conhecidas e respeitadas instituições de ensino superior do mundo. De tão antiga, não se sabe ao certo em que ano foi fundada. Historiadores afirmam que em 1096 começaram as primeiras aulas, mas ainda sem a estrutura de uma universidade. Oxford passa a crescer e a se fortalecer só em 1167, quando o rei da Inglaterra Henrique II proibiu alunos ingleses de estudarem na Universidade de Paris.

A grande maioria, então, se matriculou em Oxford. Hoje, a universidade tem cerca de 22 mil alunos, distribuídos entre os cursos de graduação e de pós. Em relação à posição no QS World University Rankings, subiu da 4ª colocação no anterior, para a 3ª na classificação mais recente.

4) Universidade Harvard

Pontuação: 98.9

edX Harvard - melhores universidades do mundo

Fundada em 1636, é a mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos — e também já foi por muito tempo considerada a melhor universidade do mundo. Sinônimo de excelência no ensino superior, já formou mais de 320 mil alunos. Por suas salas de aula passaram oito presidentes americanos, entre eles Barack Obama (Escola de Direito), George W. Bush (Escola de Negócios) e John Kennedy (Assuntos Internacionais), além de alguns dos intelectuais mais importantes da história. Confira aqui tudo sobre ela.

5) Universidade Stanford

Pontuação: 98.1

Leland Stanford Junior University, mais conhecida por Stanford University, foi fundada em 1891 pelo ex-governador e senador da Califórnia Leland Stanford e por sua esposa, Jane Lathrop Stanford, e recebeu esse nome em homenagem ao filho do casal, que havia morrido anos antes. É conhecida como a universidade dos empreendedores: ex-alunos e professores fundaram grandes empresas, como HP, Google, Yahoo e Nike. Leia mais sobre ela neste link. Frequentemente, figura nas top five do mundo, embora tenha caído da 3ª para 5ª colocação em relação ao ano passado.

Leia também: Saiba quais são algumas das universidades mais antigas do mundo 

 

As melhores universidades do mundo em 2024 segundo o Times Higher Education

A publicação Times Higher Education analisa cinco aspectos ligados às universidades. Entre eles, estão a reputação acadêmica, bem como o volume de pesquisas realizadas e citações dos estudos produzidos na instituição de ensino.

Também são avaliados fatores ligados ao ambiente estudantil, como, por exemplo, a proporção entre o número de estudantes de PhD e de alunos da graduação. Levando tais critérios em conta, as melhores universidades do mundo são as seguintes:

1) Universidade de Oxford

Bolsas para Oxford - melhores universidades do mundoOxford, considerada a melhor universidade do mundo pelo ranking, tem uma tradição de excelência que se reflete em números. Por exemplo, lá estão 5% dos pesquisadores acadêmicos do Reino Unido e por lá se formaram figuras de destaque, 26 primeiros-ministros britânicos e 26 vencedores do Nobel. Saiba tudo sobre ela aqui.

2) Universidade Stanford

campus Stanford - melhores universidades do mundo

No ranking de 2023, Stanford ocupava a 3ª posição e ascendeu principalmente em razão da nota excelente no quesito Indústria, o que se deve ao desempenho do Vale do Silício. Chama atenção o percentual de internacionalização dos alunos: 38%. Saiba tudo sobre Stanford neste link.

3) MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)

desafio do MIT Inclusive Innovation Challenge - melhores universidades do mundo

Considerada a melhor universidade do mundo pelo ranking da QS, o MIT ocupava a quinta colocação do THE do ano passado, mas evoluiu duas posições. O melhor desempenho foi devido à ascensão no critério que avalia o ambiente de pesquisa acadêmica, mas a instituição também se projetou no quesito de ensino (ou seja, pelo corpo docente forte). Confira aqui tudo sobre o MIT.

Leia também: Saiba quais são as melhores universidades de Portugal 

4) Universidade Harvard

Radcliffe Yard - bolsas para pesquisa em Harvard

A Universidade Harvard havia dado um belo salto nos últimos anos, ao sair da sétima posição em 2020 para a terceira em 2021, tirando até mesmo a Universidade de Cambridge do top 5 na ocasião. No ranking mais recente, entretanto, caiu para o quarto lugar, apesar de sua curva de avaliação estar em ascensão no THE para critérios como indústria, ambiente de pesquisa e internacionalização. Veja aqui tudo sobre Harvard, e neste link um guia de como entrar lá.

5) Universidade de Cambridge

Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge voltou para o ranking de 2022 depois de ter ficado um ano fora do top 5. Em 2023, ficou na quarta colocação, caindo para a quinta em 2024. Ela é uma das mais tradicionais instituições de ensino do Reino Unido. Na origem, a instituição foi criada por pesquisadores da Universidade de Oxford que, por estarem insatisfeitos com algumas mudanças, decidiram criar uma nova universidade.

Leia mais: Para ela, o mestrado em Oxford é um “descanso” depois de 5 anos intensos na Gestão Pública

Sobre as classificações

Esses rankings consideram as universidades em seus aspectos gerais. No entanto, a QS também elabora anualmente um ranking de melhores universidades do mundo em cada área de estudos. Nesse caso, há uma variedade maior de universidades entre o top 10, e algumas áreas dão lugar para que universidades menos tradicionais se destaquem.

O MIT não fica longe. A escola tem uma forte cultura empresarial e as receitas agregadas das empresas fundadas por ex-alunos do MIT seriam, juntas, classificadas como a décima primeira maior economia do mundo. Outra instituição que aparece entre as cinco melhores do QS Ranking, o Caltech também é conhecido por pesquisas de ponta que produz, e fica às vezes na posição de melhor universidade do mundo também. E também por seus laboratórios, como o Laboratório de Propulsão de Foguetes da NASA, agência espacial americana. Ele nasceu no Caltech e ainda hoje é tocado por professores e alunos da universidade.

Histórico e comparação

É comum que as organizações por trás dos rankings divulguem cada edição anual antes do início do ano que lhe dá nome. As duas organizações costumam concordar bastante sobre quais são as melhores universidades do mundo. As primeiras posições dos dois rankings frequentemente trazem muitas instituições em comum, ainda que em ordem diferentes. Mas há algumas distinções notáveis que surgiram entre eles ao longo do tempo.

Em geral, por exemplo, o QS costuma dar mais espaço a universidades fora do eixo EUA-Reino Unido. Entre as 25 primeiras posições do ranking da THE de 2023, 20 são de universidades britânicas ou estadunidenses (e uma das exceções é no Canadá). A melhor colocada entre as instituições alheias é a ETH Zurich (11º lugar).

Já no ranking de 2024 da QS, há 9 instituições no top 25 que não são dos EUA ou Reino Unido. A mais bem-colocada delas é (de novo) a ETH Zurich, mas ela aparece na 7ª posição. E há ainda a National University of Singapore em 8º, Universidade de Melbourne em 14º e Peking University em 16º.

Nos dois rankings, instituições da Ásia em geral — e da China em especial — vêm ganhando destaque nos últimos anos.

Vai estudar fora em 2024?

Receba apoio financeiro para estudar nas melhores universidades do mundo com o Programa de Bolsas Líderes Estudar. Inscrições abertas para o processo seletivo da edição 2024. Saiba mais!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados