Meu mestrado em Harvard: Os clubes estudantis
Por José Frederico Lyra Netto, mestrando em Harvard
É possível que o leitor tenha visto em algum filme, livro ou depoimento algo sobre clubes estudantis nas universidades americanas. Este foi o caso de um dos leitores desta coluna – o Jorge Alberto. A pergunta do Jorge inspirou o post de hoje, que fala sobre clubes estudantis em Harvard, usando como exemplo clubes da Harvard Kennedy School, onde faço meu mestrado. Para me ajudar a fazer este post, conto com a ajuda do Raphael Martins, bolsista da Fundação Estudar e aluno do segundo ano aqui na Kennedy!
Só na Harvard Kennedy School (a “faculdade” de Harvard ligada a gestão pública), há mais de 50 clubes, que são organizações estudantis. Há clubes ligados a regiões do mundo, como América Latina, Oriente Médio, Ásia, África, Japão e, claro, Brasil! Há também organizações temáticas que discutem gênero, liderança, diplomacia, ciências ligada a política, dentre outros. As organizações estudantis são importantes instrumentos na faculdade e são apoiadas institucionalmente pela universidade. Isso porque tão importante quanto o aprendizado que se tem nas aulas é o aprendizado que se obtém na troca de experiências entre os próprios alunos, pois há pessoas brilhantes de todo o mundo com interessantes histórias pra contar com habilidades diferentes da sua.
Para os próximos posts, já temos como temas sugeridos o processo de admissão e a forma com que os alunos são avaliados por aqui. Fique à vontade para deixar sua dúvida ou sugestão de tema. Aproveitem o vídeo e até a próxima!
_____________________________________________________________________
José Frederico – Colunista sobre a experiência de cursar um mestrado no exterior
José Frederico é aluno do Master In Public Policy (Mestrado em Políticas Públicas) na universidade de Harvard, sendo bolsista daFundação Estudar e da Fundação Lemann. É formado em Engenharia Mecatrônica pela Unicamp e, desde o começo da graduação, já pensava em estudar fora do país. Foi Presidente da Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), onde desenvolveu o gosto pelo empreendedorismo, gestão e pelo setor público. É co-fundador do Vetor Brasil, teve experiência como Secretário Municipal (Araguaçu-TO) e compôs o time de educação do estado de Goiás. É aficcionado pela busca de mudanças em escala através do setor público. Natural de Goiânia (GO), é apaixonado pelo sertanejo!
A coluna do José Frederico é realizada em parceria com a Brasil Júnior, a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, uma organização de jovens que querem transformar o país e buscam fomentar o aprendizado de Gestão e Cultura Empreendedora. Conheça mais AQUI.