//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesESADE: escola empreendedora tem campus em Barcelona, Madri e Buenos Aires

ESADE: escola empreendedora tem campus em Barcelona, Madri e Buenos Aires

Redação do Estudar Fora - 26/07/2017
Comentários:

Os Estados Unidos podem deter a hegemonia de universidades voltadas ao empreendedorismo, porém o país não é o único destino para quem pretende se especializar na área. Exemplo disso é a instituição espanhola ESADE, que oferece cursos de negócios não apenas no território ibérico como também em países da América Latina.

A Escola Superior d’Administració i Direcció d’Empreses foi criada em 1958 por empresários ligados à Companhia de Jesus, ordem religiosa da Igreja Católica com grande influência educacional. Na época, o franquismo esvanecia na Espanha, abrindo espaço para novas iniciativas. Hoje a instituição se divide em duas escolas: a de negócios e a de direito.

A Esade Business School tem sede em Barcelona, além de campus em Madri e Buenos Aires, atraindo alunos de todo o mundo – algo relativamente comum entre universidades europeias, graças a facilidade de intercâmbio entre países da região. No ano letivo de 2014-2015, dos 2.045 estudantes da escola, 800 eram estrangeiros. No mestrado, 95% do total de alunos são de fora, representando 42 nações diferentes.

A escola oferece MBA em tempo integral e é possível escolher entre os cursos de 12, 15 ou 18 meses – sendo que os dois últimos permitem estágios de verão e intercâmbio com outras instituições.

Em 1997, foi criado ali o Esade Entrepreneurship Institute (EEI), que alia ensino, pesquisa e atividades de empreendedorismo social. É nele que atua o grupo de pesquisa Esade-Ramon Llull, especializado no campo de business ventures, business growth, promoção de empreendedorismo corporativo e negócios familiares.

Outro ponto forte são os mestrados da instituição, chamados MSc Programmes in Management, divididos em quatro frentes: finanças, estratégia de mercado global, inovação e empreendedorismo e administração de mercado.

Leia também: As melhores universidades para quem deseja empreender

Admissão à ESADE

O processo de admissão para a Esade começa com o preenchimento de um formulário online, disponível no site oficial da escola. Posteriormente, é necessário enviar uma série de documentos, entre eles um certificado de proficiência em língua (inglês ou espanhol, dependendo do curso), currículo, duas cartas de recomendação, cópia do passaporte ou outro documento de identificação e uma foto. No caso de graduação, são exigidos SAT, ACT ou a realização do exame de admissão próprio da escola. Para o mestrado, é necessário enviar a pontuação nos exames GMAT ou GRE (provas exigidas pelas escolas de pós-graduação).

A instituição recomenda também ao candidato participar do Open Day: um dia de visita ao campus em que são organizados workshops e conversas com ex-alunos. A última etapa é uma entrevista realizada com representantes da Esade.

Em todos os níveis de estudos, a instituição, que é privada, oferece bolsas, a maior parte delas por mérito acadêmico, como a Talent Scholarship e o Award for Academic Merit. Algumas bolsas recebem o patrocínio de grandes empresas, como a Allianz, o Banc Sabadell Foundation e a Deloitte.

Últimos rankings

17º Global MBA Ranking 2017 segundo o “Financial Times” (2017)
16º Melhor MBA Global e 5º Melhor MBA Regional no ranking da “Economist” (2017)
2ª Master in Finance no Global Ranking do “Financial times” (2015)

 

Ex-alunos ilustres

Javier Ferrán – presidente da Bacardi 2003-2004
Ruben Figueres – consultor político da campanha presidencial de Obama em 2012
Patricia Gras – jornalista e produtora

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados