Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

16.09.16

10 cursos grátis e online para quem é apaixonado por matemática

matemática

Cursos de Stanford, MIT e Caltech que vão do básico ao avançado podem ser acessados gratuitamente pela internet. Confira!

Claudia Gasparini, de Exame.com

A matemática pode até ser uma disciplina impopular na escola, mas está em tudo. Dela depende a própria civilização, e não à toa é essencial para campos tão diversos quanto economia, contabilidade, administração, sociologia, marketing, física, química, engenharia e saúde.

Nesta galeria, reunimos 10 cursos online para quem é apaixonado por números e deseja mergulhar de cabeça em temas como álgebra, estatística, probabilidade, algoritmos e precificação.

Oferecidos pelas plataformas de ensino à distância edX e Coursera, todos são gratuitos: você só paga, em alguns casos, se quiser um certificado.

As aulas são ministradas por professores de instituições como Caltech, Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e École Polytechnique Fédérale de Lausanne. Navegue pelas imagens para conhecer a programação dos cursos e se inscrever.

Raciocínio efetivo por meio da matemática

Genialidade não existe: nem os pensadores mais brilhantes, como Albert Einstein, chegaram às suas descobertas com rapidez ou facilidade. Neste curso, você verá como é possível usar a lógica matemática para exercitar o seu raciocínio e se tornar mais criativo. A proposta é aprender a pensar como um matemático para analisar e resolver problemas de todo tipo no trabalho e até na vida pessoal.

Instituição responsável pelo curso: University of Texas at Austin
Link para as aulas no site do edX

Álgebra Linear

A álgebra é fundamental para quem trabalha com economia, engenharia, física ou estatística. Embora tenha uma aplicação prática no cotidiano de profissionais de exatas, a disciplina captura o espírito e a beleza da matemática nas suas nuances mais abstratas. Nestas aulas, você estudará sistemas de equações lineares, álgebra matricial, espaços vetoriais e matrizes ortogonais e simétricas, entre outros temas. O curso também conta com segunda e terceira partes.

Instituição responsável pelo curso: École Polytechnique Fédérale de Lausanne
Link para as aulas no site do edX

Cálculo I

Quando você olha para um imenso quadro negro repleto de cálculos, tem a sensação de que aquilo está representando algo totalmente abstrato? É bem o contrário: os símbolos representam coisas muito concretas. Eles explicam o mundo à nossa volta. Simples e acessível, este curso pretende ser uma introdução amigável ao mundo do cálculo. Cheio de exemplos da vida real, é perfeito para quem nunca teve contato prévio com o assunto ou deseja revisar seus conceitos mais básicos.

Instituição responsável pelo curso: Ohio State University
Link para as aulas no site do Coursera

Matemática de Rua

Matemática exige rigor, mas não “rigor mortis”: é preciso tomar cuidado para que a cautela não mate a sua criatividade ou jogo de cintura na hora de resolver um problema. Este curso defende que é preciso coragem para “atirar antes e perguntar depois” – isto é, tentar adivinhar a resposta, mesmo sem um cálculo exato, para desenvolver o seu raciocínio. Para essa abordagem descontraída e ousada da matemática são empregadas seis ferramentas, apresentadas em detalhes pelos professores.

Instituição responsável pelo curso: MIT (Massachusetts Institute of Technology)
Link para as aulas no site do edX

Opções de precificação com modelos matemáticos

O curso oferece uma introdução às opções e outros derivativos, com foco na aplicação desses instrumentos à gestão de risco. A programação das aulas inclui discussões sobre tempo discreto, árvores binomiais e modelos estocásticos. O modelo de precificação adotado como referência pelos professores é o Black-Scholes-Merton. Para participar, é importante ter noções de cálculo básico, estatística e probabilidade, além de interesse na aplicação de modelos matemáticos.

Instituição responsável pelo curso: Caltech
Link para as aulas no site do edX

Algoritmos: design e análise

Todo cientista da computação precisa dominar a aplicação dos algoritmos, bem como compreender seus sofisticados aspectos teóricos. Este curso é uma introdução ao assunto, voltada especialmente para quem tem pouca experiência com programação. Alguns dos conceitos estudados serão a notação Big-O, estruturas de dados e algoritmos como o QuickSort.

Instituição responsável pelo curso: Stanford University
Link para as aulas no site do Coursera

Introdução às ciências atuariais

O mercado de trabalho em atuária oferece boas oportunidades e ótimos salários, mas a área permanece relativamente desconhecida. O objetivo deste curso é apresentar as ciências atuariais, mostrando alguns métodos matemáticos e estatísticos para analisar riscos. As aulas incluem exercícios práticos com Excel, em que você estudará as condições financeiras de uma empresa fictícia com a ajuda de diversas ferramentas atuariais.

Instituição responsável pelo curso: Australian National University
Link para as aulas no site do edX

Introdução ao pensamento matemático

O ensino da matemática na maioria das escolas se resume a transmitir procedimentos para resolver situações hipotéticas e estereotipadas. Já os matemáticos profissionais usam um tipo de raciocínio bastante específico para enfrentar qualquer tipo de desafio. O objetivo das aulas é justamente ensinar você a pensar como eles. Além de temas mais abstratos, como a teoria dos números, o professor também aborda questões práticas, tais como métodos de trabalho com quantificadores.

Instituição responsável pelo curso: Stanford University
Link para as aulas no site do Coursera

Introdução à lógica

O curso dá subsídios para quem deseja aplicar princípios de lógica ao contexto computacional. Além de conhecer o emprego da disciplina em áreas como matemática, ciência, engenharia, administração e direito, o aluno aprende a codificar informação em sentenças e raciocinar de forma lógica. Para acompanhar as aulas, basta ter familiaridade com problemas de álgebra abordados no ensino médio.

Instituição responsável pelo curso: Stanford University
Link para as aulas no site do Coursera

Probabilidade: Modelos de distribuição e variáveis aleatórias contínuas

As aulas são direcionadas para quem trabalha com estatística e análise de dados. O foco são variáveis aleatórias contínuas e alguns dos modelos de distribuição mais usados quando se fala em probabilidade, tais como distribuição gama, distribuição beta e distribuição normal. Outros temas que estão no “cardápio” do curso são o teorema central do limite e a transformação de variáveis aleatórias. Para garantir o seu aproveitamento, é interessante fazer também o curso“Probabilidade: Conceitos básicos e variáveis aleatórias discretas”, oferecida pela mesma instituição.

Instituição responsável pelo curso: Purdue University
Link para as aulas no site do edX

 

Este artigo foi originalmente publicado por Exame.com

Leia também:
“Minha sorte foi não ter ido para Harvard ou Princeton”, diz o matemático Artur Avila
200 cursos online e gratuitos do MIT
Aprenda inglês e outras 10 línguas nestes cursos online e gratuitos

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas