InícioConhecimentos geraisGosta de matemática? 10 cursos grátis e online para quem adora essa...

Gosta de matemática? 10 cursos grátis e online para quem adora essa disciplina

Nathalia Bustamante - 09/06/2023
Comentários:

As plataformas Coursera e edX oferecem cursos gratuitos de matemática ministrados por grandes universidades internacionais, como Caltech, Stanford, École Polytechnique Fédérale de Lausanne e Universidade de Hong Kong. Para se inscrever, basta acessar as páginas dos programas e se inscrever. Apesar de as aulas serem realizadas em inglês, há várias opções oferecidas com legendas em português.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A matemática pode até ser uma disciplina impopular na escola, mas está em tudo. Dela depende a própria civilização, e não à toa é essencial para campos tão diversos quanto economia, contabilidade, administração, sociologia, marketing, física, química, engenharia e saúde. E para quem gosta do tema, fazer um curso de matemática online e de graça pode ser uma boa maneira de passar o tempo durante a quarentena.

Leia também: De Harvard à Oxford: os melhores cursos gratuitos online

Nesta seleção, reunimos 10 cursos online para quem é apaixonado por números e deseja mergulhar de cabeça em temas como álgebra, estatística, probabilidade, algoritmos e precificação. Todos são gratuitos: você só paga, em alguns casos, se quiser um certificado.

Leia também: 

10 cursos de matemática online e grátis

1. Série Fibonacci e a proporção de ouro

Com legendas em Português

A série Fibonacci e a “proporção de ouro” são dois temas extremamente fascinantes da matemática. A série é uma sequência de números na qual cada termo é dado pela soma dos dois anteriores; da proporção entre os termos dessa sequência surge a “proporção de ouro”. Pode parecer uma curiosidade matemática, mas essa sequência aparece em vários momentos inusitados na natureza, como em flores e conchas. Este curso ministrado em inglês pela Hong Kong University of Science and Technology fala sobre essas aparições inusitadas com conceitos de matemática acessíveis a alunos de nível de ensino médio.

Instituição responsável pelo curso: Hong Kong University of Science and Technology
Link para as aulas no site do Coursera

2. Álgebra Linear

Com legendas em Francês

A álgebra é fundamental para quem trabalha com economia, engenharia, física ou estatística. Embora tenha uma aplicação prática no cotidiano de profissionais de exatas, a disciplina captura o espírito e a beleza da matemática nas suas nuances mais abstratas. Nestas aulas, você estudará sistemas de equações lineares, álgebra matricial, espaços vetoriais e matrizes ortogonais e simétricas, entre outros temas. O curso também conta com segunda e terceira partes.

Instituição responsável pelo curso: École Polytechnique Fédérale de Lausanne
Link para as aulas no site do edX

3. Cálculo I

Com legendas em Português

Quando você olha para um imenso quadro negro repleto de cálculos, tem a sensação de que aquilo está representando algo totalmente abstrato? É bem o contrário: os símbolos representam coisas muito concretas. Eles explicam o mundo à nossa volta. Simples e acessível, este curso pretende ser uma introdução amigável ao mundo do cálculo. Cheio de exemplos da vida real, é perfeito para quem nunca teve contato prévio com o assunto ou deseja revisar seus conceitos mais básicos.

Instituição responsável pelo curso: University of Pennsylvania
Link para as aulas no site do Coursera

Diversão com números primos

Com legendas em Inglês

Números como 2, 3, 5, 7, 11, 13 e 17 — que só são divisíveis por 1 e por si mesmos — intrigam os há muitos séculos. De fato, os números primos têm uma série de propriedades interessantes. E essas propriedades fazem que eles tenham diversas aplicações interessantes, incluindo sistemas criptográficos usados atualmente. Esse curso de matemática explora essas propriedades de uma maneira divertida, e não exige nenhum conhecimento específico sobre o assunto.

Instituição responsável pelo curso: Kyoto University
Link para as aulas no site do edX

Opções de precificação com modelos matemáticos

Com legendas em Inglês

O curso oferece uma introdução às opções e outros derivativos, com foco na aplicação desses instrumentos à gestão de risco. A programação das aulas inclui discussões sobre tempo discreto, árvores binomiais e modelos estocásticos. O modelo de precificação adotado como referência pelos professores é o Black-Scholes-Merton. Para participar, é importante ter noções de cálculo básico, estatística e probabilidade, além de interesse na aplicação de modelos matemáticos.

Instituição responsável pelo curso: Caltech
Link para as aulas no site do edX

Algoritmos: design e análise

Com legendas em Português

Todo cientista da computação precisa dominar a aplicação dos algoritmos, bem como compreender seus sofisticados aspectos teóricos. Este curso é uma introdução ao assunto, voltada especialmente para quem tem pouca experiência com programação. Alguns dos conceitos estudados serão a notação Big-O, estruturas de dados e algoritmos como o QuickSort.

Instituição responsável pelo curso: Stanford University
Link para as aulas no site do Coursera

Introdução às ciências atuariais

Com legendas em Inglês

O mercado de trabalho em atuária oferece boas oportunidades e ótimos salários, mas a área permanece relativamente desconhecida. O objetivo deste curso é apresentar as ciências atuariais, mostrando alguns métodos matemáticos e estatísticos para analisar riscos. As aulas incluem exercícios práticos com Excel, em que você estudará as condições financeiras de uma empresa fictícia com a ajuda de diversas ferramentas atuariais.

Instituição responsável pelo curso: Australian National University
Link para as aulas no site do edX

Introdução ao pensamento matemático

Com legendas em Português

O ensino da matemática na maioria das escolas se resume a transmitir procedimentos para resolver situações hipotéticas e estereotipadas. Já os matemáticos profissionais usam um tipo de raciocínio bastante específico para enfrentar qualquer tipo de desafio. O objetivo das aulas é justamente ensinar você a pensar como eles. Além de temas mais abstratos, como a teoria dos números, o professor também aborda questões práticas, tais como métodos de trabalho com quantificadores.

Instituição responsável pelo curso: Stanford University
Link para as aulas no site do Coursera

Introdução à lógica

Com legendas em Inglês

O curso dá subsídios para quem deseja aplicar princípios de lógica ao contexto computacional. Além de conhecer o emprego da disciplina em áreas como matemática, ciência, engenharia, administração e direito, o aluno aprende a codificar informação em sentenças e raciocinar de forma lógica. Para acompanhar as aulas, basta ter familiaridade com problemas de álgebra abordados no ensino médio.

Instituição responsável pelo curso: Stanford University
Link para as aulas no site do Coursera

Fundamentos de finanças empresariais

Com legendas em Espanhol

Se você pensa em abrir uma empresa — ou trabalhar em uma — conhecimentos básicos de finanças para organizações são um conhecimento importante. É isso que o curso de matemática financeira ministrado em espanhol pela Universidad de los Andes no Coursera oferece. De nível iniciante, ele leva os estudantes pelos estágios iniciais do aprendizado sobre finanças, preparando-os para planejar o futuro de empresas segundo um diagnóstico financeiro e comparar alternativas de investimentos.

Instituição responsável pelo curso: Universidad de los Andes
Link para as aulas no site do Coursera

Com colaboração de Claudia Gasparini, de Exame.com.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados