InícioGraduaçãoLondon Business School: conheça a melhor escola de negócios da Europa!

London Business School: conheça a melhor escola de negócios da Europa!

Lecticia Maggi - 12/06/2020
Comentários:

A London Business School (escola de negócios de Londres) faz parte de um seleto grupo de elite. Por vários anos seguidos ela foi considerada a escola com um dos melhores MBAs do mundo, atrás apenas de instituições como a Harvard Business School.

Os alunos da LBS são disputadíssimos pelas empresas: segundo dados da instituição, em 2014, 93% do egressos no MBA receberam propostas de trabalho em até três meses após formados.

A excelência acadêmica se deve principalmente à qualidade dos corpos discente e docente. Entre os professores, além de profissionais PhD, estão consultores de grandes empresas que trazem para o dia a dia da sala de aula casos reais enfrentados pelas corporações. Os alunos da LBS, provenientes de mais de 130 países, passam por um rigoroso processo de seleção. 

Ao longo do curso, os estudantes são convidados a realizer diversas viagens pelo mundo para visitar instituições parceiras e aprender a se destacar em diferentes mercados. A seguir, conheça os cursos oferecidos pela London Business School e saiba detalhes do processo seletivo:

Cursos oferecidos pela London Business School

Mestrados

A London Business School oferece cursos que atendem alunos dos mais variados backgrounds e que estejam em diferentes momentos profissionais. Confira:

Master in Management (MiM)

Destinado a alunos com pouca experiência profissional, o MiM é um programa full-time de um ano, que tem como objetivo impulsionar a carreira de jovens talentos. Dentre as matérias estudadas estão economia, finanças, liderança em organizações, análise estratégica e marketing. Assista a um vídeo (em inglês) sobre o curso

 Global Masters in Management (Global MiM)

Este mestrado full-time tem duração de dois anos e tem como objetivo preparar líderes capazes de ajudar a solucionar desafios globais. O aluno, ao final do curso, obterá dois diplomas: Master in Management e Master in Science in International Business. No primeiro ano, as aulas ocorrem em Londres e, no segundo, em Shanghai. Assista a um vídeo (em inglês) sobre o programa.  

Master in Finance

Eleito pela Financial Times como o melhor mestrado em finanças do mundo, o Master in Finance da LBS pode ser realizado em full-time (10 a 16 meses de duração) ou part-time (22 meses). Além disso, o aluno pode escolher as disciplinas que pretende cursar e personalizar seus estudos de acordo com suas aspirações profissionais. Assista a um vídeo (em inglês) do curso.

MBAs

MBA 

Destinado a profissionais formados há mais de dois anos que buscam mudanças sua carreira. O impacto do MBA da LBS é tão significativo que, em 2014, 93% de seus egressos receberam propostas de trabalho após 3 meses de formados. Além disso, o programa oferece bastante flexibilidade, já que pode ser concluído em 15, 18 ou 21 meses, a depender da necessidade e disponibilidade do aluno.

Executive MBA

Destinado a alunos que pretendem alavancar suas carreiras, especialmente aqueles que tiveram formação técnica em uma área, mas desejam aprender mais sobre gestão executiva. Neste programa, o aluno poderá optar por ter aulas em Londres ou Dubai.

EMBA Global Americas & Europa

Com duração de 20 meses, este programa permite que o aluno tenha aulas em Nova Iorque e Londres, e ao final concede dois diplomas aos formados: o da London Business School e o de Columbia Business School.

EMBA Global Asia

O programa tem duração de 20 meses, assim como o EMBA Global Americas & Europa. No entanto, neste curso o aluno terá aulas em Nova Iorque, Londres e Hong  Kong, além de permitir que os estudos de caso sejam realizados em outras cidades.

Educação Executiva 

A London Business School também oferece programas de capacitação específicos para empresas. A instituição oferece aulas de finanças, marketing estratégico, recursos humanos, liderança, dentre outros.

Doutorado 

Com duração aproximada de 5 anos, o PhD da LBS permite que o aluno aprofunde seus conhecimentos em Economia, Finanças, Marketing, Contabilidade, dentre outras áreas.

Processo seletivo da London Business School

Mestrados e MBAs 

O processo de admissão para cursos de mestrado e MBA envolve análise de currículo, realização de testes padronizados como GRE ou GMAT, e exames de proficiência em inglês, como TOEFL ou IELTS, entrevista, envio de cartas de recomendação e redações (essays). A seguir, saiba detalhes relevantes sobre o processo:

1. A média exigida para o GMAT varia entre 600 e 800 pontos. A instituição oferece um simulado para você se preparar;
2. O currículo deve ter uma página e a própria LBS tem um formato próprio;
3. Nas cartas de recomendação, opte por uma referência profissional e outra acadêmica;
4. Algumas entrevistas são conduzidaspor ex-alunos dos programas;
5. Todas as decisões são comunicadaspor email. Não espere telefonemas da LBS;
5. É bom ficar de olho nos prazos para os MiM, MiM Global e MBA, já que as datas variam muito e costumam ser diferentes das outras escolas.

Para quem pretende aplicar para o MBA da LBS, vale a pena dar uma olhada no site com mais cuidado. Eles costumam publicar os temas das essays para que os futuros candidatos tenham uma ideia do que esperar. A turma que vai se formar em 2017, por exmeplo, teve que responder às seguintes perguntas:

1. What are your post-MBA plans and how will your past experience and the London Business School programme contribute? (500 words)
2. How will you add value to the London Business School community? (300 words)
3. Is there any any other information you believe the Admissions Committe should know about you and your application to London Business School? (300 words)

Para o Doutorado

O processo de candidatura para o PhD na LBS é bastante semelhante ao de outros programas de doutorado pelo mundo. Talvez a única diferença seja a data final de submissão – 8 de janeiro -, um pouco mais extensa que a dos demais programas.

Assim, os interessados em aplicar para doutorado na LBS são obrigados a demonstrar proficiência em inglês por meio de testes como TOEFL/IELTS, além do GRE (para quem pretende estudar economia, ciência da administração ou operações) e GMAT (para os interessados em marketing ou finanças), personal statement (espécie de ensaio pessoal), cartas de recomendação e históricos escolares. Para mais informações, clique aqui.

Custos

Londres é uma cidade culturalmente rica: são mais de 180 teatros, 240 museus e galerias, 155 parques públicos e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo (saiba mais aqui)

No entanto, morar lá, não é barato e os cursos têm custos elevados. O mestrado em gestão (MiM) sai por £33.600 por ano, enquanto o MiM Global custa £37.500 pelos dois anos. O MBA é significativamente mais caro: o curso inteiro custa £67.750. O MBA Executivo varia entre £69.660 e £104.710, mas com material e acomodações incluídos.

Ajuda financeira 

Algumas instituições estrangeiras oferecem bolsas de estudos para alunos que desejem estudar na London Business School. É o caso da “The Gallifrey Scholarship for Social Enterprise”, “Dubai Executive Office Scholarship”, “Executive MBA Scholarship for Women”, “Celia AtkinAventScholarship” e a própria LBA, via “The London Business School EMBA (Dubai) Scholarships”.

Para ver mais informações sobre as oportunidades de auxilio financeiro oferecidas pela escola, clique aqui.

Curiosidades

Assim como em outras universidades inglesas, a London Business School mantém a tradição dos clubes e oferece diversas opções, como “degustação de vinhos”, “basquete” e “artes”, por exemplo. O clube “Brasil” conta atualmente com 1.351 membros!

Um festival multicultural para celebrar a diversidade ocorre em fevereiro e é chamado de “Tattoo”. Todas as sociedades se reúnem neste evento.

Existem conferências anuais e específicas para discutir assuntos diversos sobre business. Os temas variam muito, e alguns exemplos são: “plano de saúde”, “mulher”, “Asia” e “África”.

Vídeo de uma aula dada na London Business School (em inglês): 

Por Carolina Campos

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados