InícioUniversidadesQuais são as melhores universidades do Reino Unido

Quais são as melhores universidades do Reino Unido

Priscila Bellini - 26/03/2018
Comentários:

O jornal britânico The Guardian lançou, em 2018, um ranking universitário para destacar as melhores universidades do Reino Unido. Não é tarefa fácil determinar quais chegam ao topo. Entre os critérios levados em conta, estão a satisfação dos estudantes com o ensino, a proporção entre o número de alunos e de professores e a carreira dos ex-alunos seis meses depois da formatura.

É isso que fazem os rankings universitários: usam uma mesma régua para medir as diversas instituições de ensino superior. Dessa vez, as melhores universidades do Reino Unido, dividas em uma listagem geral e em 54 áreas de estudo. São diversas listas que podem ser úteis na hora de escolher uma universidade de destino para intercâmbio, graduação ou pós-graduação.

Conheça as melhores universidades do Reino Unido, selecionadas pelo The Guardian

As duas mais antigas universidades de língua inglesaCambridge, estabelecida em 1209, e Oxford, fundada em 1096 – lideram o ranking. Cambridge, a primeira da listagem, contabiliza mais de 90 laureados com o prêmio Nobel entre seus ex-alunos e ex-professores. Entre os famosos que passaram pela universidade, estão Isaac Newton e Charles Darwin.

Por trás do segundo lugar atribuído a Oxford, está uma tradição de excelência, que se reflete em números. Por exemplo, lá estão 5% dos pesquisadores acadêmicos do Reino Unido e por lá se formaram figuras de destaque, 26 primeiros-ministros britânicos e 26 vencedores do Nobel.

Leia mais: Para ela, o mestrado em Oxford é um “descanso” depois de 5 anos intensos na Gestão Pública

Em terceiro lugar, está a Universidade de St. Andrews, a primeira a ser fundada na Escócia, em 1413. Quase 40% dos estudantes que frequentam a escola são de fora do Reino Unido, fazendo com que – além de se destacar entre as melhores universidades do Reino Unido – a instituição seja a mais internacionalizada entre as escocesas.

Veja as 10 melhores do ranking 

#1 Universidade de Cambridge

#2 Universidade de Oxford

#3 Universidade de St. Andrews

#4 Universidade Durham

#5 Universidade de Bath

#6 Universidade Loughborough

#7 Imperial College London

#8 Universidade de Warwick

#9 Universidade Lancaster

#10 Universidade de Surrey

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados