InícioUniversidadesUniversity College London: uma das melhores universidades da Inglaterra e do mundo

University College London: uma das melhores universidades da Inglaterra e do mundo

Gustavo Sumares - 11/10/2023
Comentários:

Companheira frequente de Cambridge e Oxford nos rankings de melhores universidades do mundo, a University College London (UCL) pode não ser tão notória quanto outras escolas inglesas, mas não fica atrás em termos de qualidade. Ela já conta quase 200 anos de tradição e excelência no ensino e na pesquisa. Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre ela!

Breve história da UCL

A University College London não tinha esse nome quando foi fundada em 1826. Começou chamando-se London University e colocando-se como alternativa a Cambridge e Oxford, que tinham forte ligação com a igreja anglicana. A escola, que se tornaria a UCL, foi a primeira instituição de ensino superior inteiramente laica da Inglaterra.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Ela também foi uma das primeiras universidades inglesas a admitir mulheres entre seus estudantes. Em 1878, as primeiras mulheres se matricularam nas turmas de Artes, Direito e Ciências. Naquele momento, porém, elas ainda não podiam entrar nos cursos de engenharia ou medicina.

Ao longo do século 20, ela ampliou suas operações e filiou-se à Universidade Federal de Londres, uma entidade do governo inglês que inclui várias escolas operando de maneira independente (incluindo também o King’s College London). Foi apenas em 2005 que ela passou a emitir diplomas com seu próprio nome.

 

University College London em números

De acordo com o próprio site, a UCL conta com cerca de 43.900 estudantes, dos quais aproximadamente 20 mil estão na graduação e 23,9 mil estão na pós-graduação. Quanto a alunos internacionais, são cerca de 18 mil, segundo a instituição. Os estudantes têm um grêmio que promove mais de 200 clubes e sociedades de esporte, cultura e interesses artísticos, além de oferecer oportunidades de trabalho voluntário.

A Times Higher Education informa também que ela é uma das universidades com mais mulheres dentre as melhores colocadas. Segundo a instituição, em cada 100 estudantes da UCL, 57 são mulheres.

Nos principais rankings universitários do mundo em 2023, a University College London fica nas seguintes posições:

Vale notar também que no ranking universitário por disciplinas da QS, a UCL está na primeira posição do mundo em “Educação e Treinamento”. Figura também entre as 10 melhores escolas do mundo em outras nove áreas de estudo.

Leia também: Intercâmbio no Reino Unido: tudo sobre o destino com as escolas mais tradicionais do mundo! 

Graduação na UCL

O site que lista os cursos de graduação oferecidos pela University College London contabiliza mais de 440 opções. Algumas áreas em que a instituição se destaca são Arquitetura, Educação, Psicologia, Geografia e Odontologia.

Alunos brasileiros que desejem fazer a graduação na UCL são orientados pela universidade fazer a candidatura por meio da plataforma UCAS. Trata-se de um portal do governo britânico que unifica as candidaturas universitárias — uma espécie de “SISU do Reino Unido”.

O que a UCL exige?

Os requisitos variam de acordo com o curso, mas estudantes brasileiros devem já ter concluído o ensino médio com boas notas para ingressar no “Foundation Year”. Essa é uma espécie de curso preparatório para a graduação que alunos estrangeiros precisam fazer antes de iniciar os estudos. Alternativamente, o estudante pode demonstrar ter concluído já os dois primeiros anos do ensino superior numa universidade brasileira.

Os cursos exigem que o candidato envie seu histórico acadêmico, diploma do ensino médio e carta de motivação. Em geral, também exigem ao menos uma carta de recomendação de quem pretende estudar lá. E também sempre é necessário comprovar proficiência em inglês. Mais informações para estudantes brasileiros que queiram estudar lá podem ser vistas neste link.

As anuidades da universidade também variam conforme o curso escolhido, e a lista completa pode ser vista aqui. Em todo caso, elas ficam aproximadamente 28 mil a 38 mil libras por ano. As anuidades são fixas, o que significa que o valor não se altera de um ano para o outro.

 

Pós-graduação na UCL

A UCL oferece diversas modalidades de pós-gradução. Elas incluem os cursos “Postgraduate Taught”, “Postgraduate Research” e “MRes“. A primeira modalidade se assemelha mais aos programas de pós-graduação lato sensu do Brasil, enquanto as outras duas são mais parecidas com programas de pós-graduação strictu sensu.

Brasileiros que desejem fazer a pós-graduação na UCL deverão mostrar um histórico acadêmico com média 6 (de 0 a 10) ou superior. Cada curso também tem outros requisitos específicos, de acordo com a área de estudos. Mas é comum que a universidade também exija carta de motivação, cartas de recomendação, certificado de proficiência em inglês e, em alguns casos, resultados de provas como GRE ou GMAT.

Mais informações sobre os requisitos podem ser vistas neste link. As anuidades também variam conforme a modalidade e a área de estudos, mas vão de cerca de 19 mil mil libras até cerca de 57 mil libras. A lista completa pode ser vista aqui.

Bolsas de estudos para a University College London

Tanto na graduação quanto na pós-graduação, a universidade oferece uma série de programas de bolsas para os quais estudantes brasileiros são elegíveis. Um dos mais notáveis é o programa Denys Holland Scholarships, que oferece um valor de 9 mil libras aos estudantes.

A lista completa de oportunidades pode ser vista neste link, sob a aba “Funding”. Também é importante notar que os cursos da UCL são elegíveis para as bolsas do programa Chevening, um dos maiores e mais prestigiosos programas de bolsas de pós-graduação do mundo.

Leia também: Conheça o Imperial College London, referência em ciência e medicina

Curiosidades

  • A University College London foi uma das primeiras universidades inglesas a aceitar estudantes mulheres, a partir de 1878;
  • Algumas cenas do filme “A Origem” de Christopher Nolan foram filmadas em edifícios pertencentes à University College London — embora o filme não cite o nome da instituição.
  • A UCL é uma das universidades mais antigas do Reino Unido, tendo sido fundada em 1826. Mas ainda fica bem atrás de Oxford e Cambridge, fundadas respectivamente nos séculos 11 e 13.

Ex-alunos famosos da University College London

  • Mahatma Gandhi, líder da independência indiana
  • Alexander Graham Bell, inventor do telefone;
  • Chris Martin, cantor e compositor do grupo Coldplay;
  • Charlotte Aitchison, ou Charli XCX, cantora pop inglesa;
  • Kwame Nkrumah, líder da independência e primeiro presidente de Gana;
  • Derek Jarman, cineasta
Quando a UCL foi fundada?

A UCL fundada em 1826, mas não tinha esse nome na época. Começou chamando-se London University e colocando-se como alternativa a Cambridge e Oxford, que tinham forte ligação com a igreja anglicana. Foi apenas em 2005 que ela passou a emitir diplomas com seu próprio nome.

Quantos alunos a UCL tem?

De acordo com seu próprio site, a UCL conta com cerca de 43,900 estudantes, dos quais aproximadamente 20 mil estão na graduação e 23,9 mil estão na pós-graduação. Quanto a alunos internacionais, são cerca de 18 mil, segundo a própria instituição.

A UCL é a melhor universidade do Reino Unido?

De acordo com os principais rankings internacionais, a UCL é uma das 5 melhores universidades do Reino Unido. Geralmente, ela fica atrás de Cambridge e Oxford, e às vezes atrás da Imperial College London. No mundo, ela quase sempre fica no top 20.

Quanto custa estudar na University College London?

As graduações ficam aproximadamente 28 mil a 38 mil libras por ano. Na pós, as anuidades também conforme a modalidade e a área de estudos, mas vão de cerca de 19 mil libras até cerca de 57 mil libras.

A UCL oferece bolsas de estudo?

Tanto na graduação quanto na pós-graduação, a universidade oferece uma série de programas de bolsas para os quais estudantes brasileiros são elegíveis. Também é importante notar que os cursos da UCL são elegíveis para as bolsas do programa Chevening, um dos maiores e mais prestigiosos programas de bolsas de pós-graduação do mundo.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados