Fundação Estudar
InícioUniversidadesCambridge: tudo sobre a universidade de Isaac Newton e Charles Darwin

Cambridge: tudo sobre a universidade de Isaac Newton e Charles Darwin

Redação do Estudar Fora - 25/08/2023
Comentários:

A Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga em língua inglesa do mundo, atrás apenas de Oxford. Sua fundação remonta ao ano de 1209 quando alguns acadêmicos de Oxford se desentenderam com os nativos e acabaram, então, indo para Cambridge e fundando uma nova instituição.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Algumas décadas depois, entre badernas estudantis e preços altos por comida e hospedagem, o Rei Henrique III da Inglaterra decidiu-se pelos alunos e professores. Com a proteção real, a Universidade de Cambridge logo organizou-se dentro do padrão de ensino da elite da época. Aos poucos, vieram os prédios e residências que formam o campus.

Leia também: Universidade de Cambridge disponibiliza teste oral online de inglês

A Universidade de Cambridge em números

Hoje são mais de 22.000 alunos, sendo cerca de 12.000 na graduação e outros 10.000 na pós, incluindo cerca de 5.500 estudantes internacionais de mais de 100 países. Renomada desde sua criação, Cambridge é organizada em 31 faculdades e 150 departamentos, e tem uma taxa de aceitação de 20.8%. Fazer um curso de graduação por lá custa entre £24.507 e £63.990, fora os custos de vida.

No entanto, a fim de atrair os melhores talentos, a universidade conta com uma série de programas de bolsas e incentivos a estudantes estrangeiros, cada um deles com procedimentos e políticas próprias de seleção (saiba mais aqui).

Cerca de 22.500 estudantes, sendo aproximadamente 12.100 na graduação e 10.400 na pós-graduação;

Mais ou menos 25% dos estudantes são de outros países. Cerca de 100 nacionalidades representadas na universidade;

Taxa de alunos para funcionários: aproximadamente 11 para 1.

Grandes nomes da história

Uma peça-chave na história de Cambridge foi o professor John Fisher. Conselheiro da mãe do Rei Henrique VII, Lady Margaret, ele inspirou o estabelecimento a criar os primeiros postos catedráticos em homenagem a doadores. Também atraiu diversos acadêmicos, como Erasmus de Roterdã, que expandiram os horizontes de ensino e ajudaram a criar debates sobre a reforma da Igreja na Inglaterra.

O monarca seguinte, Henrique VIII, deu o exemplo e selecionou cinco cátedras em Cambridge, como Teologia e Direito Civil. A interferência real no funcionamento da universidade continuou até o século XVIII.

Leia também: Bill Gates oferece 90 bolsas de pós-graduação em Cambridge

A universidade tem 121 ganhadores do prêmio Nobel entre seus ex-alunos, professores e pesquisadores, e é conhecida por ter abrigado os maiores pensadores da história. Ao longo de 800 anos, alguns estudiosos que passaram por lá causaram verdadeiras revoluções na ciência, como Isaac Newton (um dos maiores gênios da física), Charles Darwin (pai da teoria da evolução das espécies), Francis Bacon (criador do método científico), Alan Turing (formulador da teoria da computação) e Ian Wilmut (responsável pela primeira clonagem de mamíferos, a da ovelha Dolly).

Um caso à parte é a rivalidade de séculos entre Cambridge e Oxford, que hoje se dá principalmente no esporte. As regatas e partidas de críquete entre as duas escolas acontecem anualmente desde 1839 e são um ponto alto no calendário de eventos.

Ex-alunos famosos:

  • John Harvard, que mais tarde emigrou para os EUA e fundou a Universidade Harvard;
  • Lord Byron, escritor, célebre pela obra Don Juan;
  • Sylvia Plath, poeta;
  • Príncipe Charles, da família real inglesa;
  • Douglas Adams, escritor e comediante;
  • Vladimir Nabokov, escritor, autor de Lolita;
  • John Cleese, Eric Idle e Graham Chapman, criadores do grupo de comédia Monty Python;
  • George Mallory, historiador e primeiro homem a escalar o Everest.

Como entrar na Universidade de Cambridge

Quem deseja estudar na Univesidade de Cambridge deve, primeiramente, escolher um dentre os cursos oferecidos pela instituição. Em seguida, é necessário verificar se o estudante atende aos requisitos de candidatura — tanto os requisitos gerais da universdade quanto os requisitos específicos de cada curso.

Via de regra, é necessário comprovar conclusão do ensino médio com boas notas, e demonstrar proficiência em inglês por meio de exames como o TOEFL ou o IELTS. Cartas de recomendação e carta de motivação também costumam ser exigidas. Também pode ser interessante realizar provas como o ACT ou o SAT, cujas notas podem fortalecer sua candidatura.

A candidatura para a Universidade de Cambridge pode ser feita por meio da plataforma UCAS. Trata-se de um sistema unificado de candidaturas para as universidades do Reino Unido. O uso do sistema facilita a vida de quem pretende se candidatar para mais de uma universidade no país, como Oxford.

Ao realizar a candidatura pelo UCAS, o estudante não precisa, necessariamente, enviar todos os documentos exigidos pela universidade — em alguns casos, é possível que esses documentos só sejam solicitados numa segunda etapa. Em seguida, a universidade também pode realizar entrevistas com os candidatos.

Saiba mais sobre o processo seletivo

Bolsas para a Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge oferece uma série de bolsas de estudo — embora a maioria delas seja voltada para alunos de pós-graduação. Na graduação, há algumas opções de apoio financeiro para estudantes que não consigam arcar com os custos dos estudos no Reino Unido. No site da universidade, há opções tanto da própria instituição quanto do governo.

A universidade gerencia um fundo (chamado de Cambridge Trust) que oferece bolsas de estudo a alunos interessados. O site do fundo é um recurso muito útil para verificar algumas opções de financiamento estudantil que estão disponíveis a cada momento.

Na pós-graduação, há programas de bolsa de estudo de maior abrangência. Um deles é o Cambridge International Scholarships, voltado especificamente para alunos do doutorado. Juntos, o Cambridge International Scholarships e o Vice-Chancellor’s Award (que é a versão desse programa voltada para alunos do Reino Unido e União Europeia) premiam cerca de 250 alunos do mundo todo a cada ano.

Além dessas opções, também é possível obter bolsa de estudo para a Universidade de Cambridge por meio de outras organizaçães. A Fundação Bill & Melinda Gates, por exemplo, oferece anualmente as Gates Cambridge Scholarships para programas de MBA (com um ano de duração), mestrado (com dois anos) e doutorado (três anos).

Resumindo:

Quando a Universidade de Cambridge foi fundada?

Sua fundação remonta ao ano de 1209 quando alguns acadêmicos de Oxford se desentenderam com os nativos e acabaram, então, indo para Cambridge fundar uma nova instituição.

Quantos alunos a Universidade de Cambridge tem?

Hoje são mais de 22.000 alunos, sendo cerca de 12.000 na graduação e outros 10.000 na pós, incluindo cerca de 5.500 estudantes internacionais de mais de 100 países.

Como entrar na Universidade de Cambridge?

Via de regra, é necessário comprovar conclusão do ensino médio com boas notas, e demonstrar proficiência em inglês por meio de exames como o TOEFL ou o IELTS. Cartas de recomendação e carta de motivação também costumam ser exigidas. Também pode ser interessante realizar provas como o ACT ou o SAT, cujas notas podem fortalecer sua candidatura.

A Universidade de Cambridge é a melhor do mundo?

Ela é a 3a melhor universidade do mundo de acordo com o ranking da Times Higher Education de 2024, a 2a melhor universidade do mundo segundo o QS World University Rankings 2024 e a 4a melhor universidade do mundo segundo o Shangai Ranking 2023. Universidades que costumam ficar à frente dela nos rankings incluem Harvard, MIT e Oxford.

Quem são ex-alunos famosos da Universidade de Cambridge?

John Harvard, que mais tarde emigrou para os EUA e fundou a Universidade Harvard; Lord Byron, escritor, célebre pela obra Don Juan; Sylvia Plath, poeta; Douglas Adams, escritor e comediante; John Cleese, Eric Idle e Graham Chapman, criadores do grupo de comédia Monty Python, entre outros.

Quanto custa estudar na Universidade de Cambridge?

Fazer um curso de graduação por lá custa entre £24.507 e £63.990/, fora os custos de vida.

Há bolsas de estudo para a Universidade de Cambridge?

A Universidade de Cambridge oferece uma série de bolsas de estudo — embora a maioria delas seja voltada para alunos de pós-graduação. No site da universidade, é possível ver opções tanto da própria instituição quanto do governo.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados