//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdeBolsas para pesquisas climáticas na Alemanha

Bolsas para pesquisas climáticas na Alemanha

Nathalia Bustamante - 11/10/2023
Comentários:

A Fundação Alexander von Humboldt está com inscrições abertas para o International Climate Protection Fellowship Programme. O programa oferece até 15 bolsas de estudo por ano para profissionais de países em desenvolvimento que desejem realizar pesquisas climáticas na Alemanha. As inscrições vão até 1º de fevereiro!

O programa tem duração de um ano, com início em abril de 2025. São contemplados estudos em diversas áreas, incluindo os aspectos jurídicos, econômicos, sociais e de saúde relacionados à crise climática. Os selecionados receberão entre €2,170 e €2,670 por mês para viver na Alemanha, além de ajuda de custo para viagens e para o desenvolvimento de seus projetos. Está previsto também um auxílio extra para participantes que forem acompanhadas do esposo(a) e filhos.

Leia também: Vale a pena fazer um MBA em Berlim? Veja as vantagens

Os selecionados terão a oportunidade de fazer contato com outros profissionais da área de meio ambiente e com empresas e participar de eventos culturais na Alemanha. As bolsas para pesquisas climáticas incluem também um curso intensivo (opcional) de dois meses de alemão antes do início do programa. O objetivo, segundo a Fundação Alexander von Humboldt, é que o bolsista adquira não só conhecimento prático sobre proteção do meio ambiente, mas também experiência com gestão.

Como se candidatar às bolsas para pesquisas climáticas

Para concorrer, é preciso ter concluído a graduação nos últimos 12 anos; ter pelo menos 4 anos de experiência profissional com meio ambiente e mudanças climáticas (ou então um doutorado nessa área); demonstrar potencial de liderança; bons conhecimentos de inglês ou alemão (comprovado por certificados de proficiência). Também é necessário que o candidato nomeie duas pessoas que possam escrever cartas de recomendação para ele.

A candidatura pode ser feita por meio deste link. Como parte do processo, será necessário apontar um profissional empregado em uma organização alemã (pública ou privada) para ser o “host” do bolsista. Essa pessoa deverá apoiar sua candidatura por escrito, e deve ser capaz de oferecer mentoria ao bolsista com respeito à sua linha de pesquisa pretendida. Na página de perguntas frequentes do programa há uma série de links que ajudam os candidatos a encontrar potenciais “hosts”.

Além disso, será necessário enviar diplomas e histórico acadêmico, carta de motivação, projeto de pesquisa e certificados de proficiência em inglês ou alemão. As inscrições vão até 1 de fevereiro de 2024. Em setembro de 2024, serão realizadas entrevistas com os candidatos finalistas. Os bolsistas escolhidos poderão começar a estudar alemão em janeiro de 2025, com a bolsa se iniciando a partir de abril de 2025.

Leia também:
Erb Institute: o local para quem quer ser especialista em sustentabilidade
Quer estudar Inovação? Confira as melhores escolas e as grandes tendências
Quanto custa estudar na Alemanha?

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados