//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoCertificados de proficiência em inglês: saiba onde e como se inscrever

Certificados de proficiência em inglês: saiba onde e como se inscrever

Gustavo Sumares - 25/09/2020
Comentários:

Certificados de proficiência em inglês são um dos documentos indispensáveis para quem pretende estudar fora. Afinal, não só você precisará de um bom nível de inglês para o processo de application, como precisará conhecer bem a língua em que as aulas são ministradas.

Por isso, muitas universidades — mesmo em países que não falam inglês nativamente — exigem certificados como o TOEFL ou o IELTS de alunos estrangeiros que pretendem estudar lá. Isso signfica que se você deseja estudar fora do Brasil em algum momento da vida, vai precisar fazer as provas correspondentes a esses certificados em algum momento.

Leia mais: Cursos gratuitos de idiomas para você aproveitar bem as férias

Para ajudar nesse processo, mostramos aqui as maneiras mais rápidas de descobrir onde estão os locais de prova do TOEFL, IELTS, CPE e CAE mais próximos de você. Por meio das ferramentas listadas abaixo, você conseguirá não só encontrar um lugar e hora para realizar a prova como também, em alguns casos, agendá-la diretamente. Confira!

Como se inscrever para os principais certificados de proficiência em inglês

TOEFL

O TOEFL, ou “Test Of English as a Foreign Language”, é uma das provas de língua inglesa mais solicitadas por universidades e instituições de ensino em geral. Ela é criada e administrada por uma organização sem fins lucrativos chamada ETS (que significa Educational Testing Service).

É a própria ETS que aplica o teste aqui no Brasil, por meio de parcerias com outras escolas e organizações. Como a prova é feita pelo computador, a aplicação pode ser feita em mais locais. Por esse motivo, há um grande número de locais e datas de realização do TOEFL no país, especialmente nas capitais.

Se você quiser saber onde (e quando) pode fazer o TOEFL, a maneira mais fácil é fazendo uma conta no site reservado pela ETS para o assunto (que pode ser acessado por meio deste link).

Você precisará fornecer informações como nome e endereço, e no final poderá selecionar um período de até 60 dias e região para fazer a prova. Quando fizer isso, o site lhe mostrará as escolas que ministrarão a prova naquele período, e já lhe dá a opção de se inscrever.

Um ponto importante é que, devido à pandemia da COVID-19, as provas presenciais do TOEFL ainda não estão sendo realizadas no Brasil. Mas por enquanto ainda é possível fazer a versão online do TOEFL em casa — saiba mais sobre ela aqui.

Leia mais: TOEFL x IELTS: Entenda as diferenças e saiba qual escolher!

IELTS

A sigla IELTS significa International English Language Testing System, e designa uma prova de inglês gerenciada por uma série de organizações diferentes, como o British Council, o IDP: IELTS Australia e a Cambridge Assessment English.

Via de regra, o IELTS é a um dos certificados de proficiência em inglês que costuma ser exigida por programas do Reino Unido, Austrália e outros países anglófonos fora da América. No continente americano, em geral pede-se mais o TOEFL.

No Brasil, o IELTS é ministrado por meio do British Council, que oferece a prova em 14 cidades do país. São elas (em ordem alfabética): Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Para descobrir as datas e locais mais adequadas para realizar o IELTS, basta acessar a página do exame no site brasileiro do British Council. Lá, é possível ver as próximas datas nas quais a prova será realizada em cada cidade. Caso o local em que você deseja realizar o teste não apareça lá, você também pode tentar verificar na página do IELTS no site internacional do British Council.

O IELTS também foi afetado pela pandemia da COVID-19. Atualmente, as provas presenciais estão sendo realizadas apenas em Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo. A expectativa é retomar as provas nas demais localidades a partir de 30 de setembro. Veja aqui mais informações.

CAE / CPE

O CAE (Certificate in Advanced English) e o CPE (Certificate of Proficiency in English) são certificados de proficiência em inglês oferecidos pela Univesidade de Cambridge. Assim como o FCE, eles são emitidos a pessoas que realizam provas de inglês adequadas ao CEFR (Common European Framework of Refere for languages). O CEFR é um padrão internacional para descrever as habilidades de uma pessoa com uma língua estrangeira.

Por serem provas adequadas ao CEFR, o CPE e o CAE muitas vezes são válidos como documentos que comprovam a proficiência do falante em inglês. Dessa forma, elas acabam sendo aceitas no lugar do TOEFL ou do IELTS em cursos de curta duração ou intercâmbios de trabalho.

Mas fique atento: muitas universidades e outros cursos exigem que o aluno realize o TOEFL ou o IELTS; nesse caso, por mais que ele já tenha o CAE ou o CPE, precisará fazer outra prova.

A maneira mais simples de se encontrar um local para realizar o CPE ou o CAE é por meio do site brasileiro da Cambridge English. Lá, você pode escolher qual certificado deseja tirar e encontrar todos os locais do Brasil que oferecem a prova correspondente.

De acordo com a Cambridge English, os exames ainda estão afetados pela pandemia da COVID-19. O número de centros que estão aplicando o exame vem crescendo, mas ainda com número reduzido de participantes em cada sessão. Veja aqui a declaração da organização.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados