//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesUniversidade de Hong Kong é potência asiática do ensino superior; conheça

Universidade de Hong Kong é potência asiática do ensino superior; conheça

Ana Moraes - 10/10/2023
Comentários:

Com um forte histórico de parceria com outras instituições renomadas ao redor do mundo, a Universidade de Hong Kong é uma importante potência asiática do ensino superior. A história de mais de um século é pautada por excelência acadêmica, pesquisa de ponta e alta empregabilidade.

De acordo com a instituição de ensino, nos últimos 11 anos, mais de 99,4% dos graduados receberam pelo menos uma oferta de emprego em cada ano letivo consecutivo, com muitos deles embarcando em carreiras em áreas diversas, em empresas como Apple, Google e Goldman Sachs. Saiba mais sobre a HKU e por que optar por ela!

HKU: história e posição nos rankings

Fundada em 1911, a Universidade de Hong Kong é a instituição de ensino superior mais antiga de Hong Kong.  É reconhecida internacionalmente por seu foco em pesquisa e pela ampla oferta de cursos com colaboração internacional.

Leia também: Hong Kong: história, geopolítica e onde estudar

A HKU tem 10 faculdades acadêmicas nas quais o inglês é a principal língua de ensino. Sendo uma universidade global, seu campus acolhe mais de 5 mil estudantes internacionais de 90 países e regiões. Além disso, a HKU estabeleceu relacionamentos e parcerias com mais de 430 universidades líderes em todo o mundo, em 47 países, realizando intercâmbios acadêmicos e cooperação em pesquisa científica. 

Com relação à posição nos rankings, a HKU está em 35º lugar no World University Rankings 2024. Com frequência, ocupa o topo da lista de melhores universidades de Hong Kong, a exemplo da lista mais recente da Times Higher Education. A instituição também figurou entre as 60 melhores do mundo no The World Reputation Ranking 2022. Já foi considerada a universidade mais internacional do mundo, de acordo com o ranking THE.

Sistema de Ensino na Universidade de Hong Kong

A HKU oferece uma abordagem de aprendizagem flexível e interdisciplinar, permitindo que os alunos personalizem seu programa. É possível selecionar a própria combinação de cursos principais, secundários e eletivos. A gama de cursos (da graduação ao doutorado) é ampla e envolve as seguintes áreas: Arquitetura, Artes, Negócios e Economia, Odontologia, Educação, Engenharia, Direito, Medicina, Ciência e Ciências Sociais.

A instituição oferece, em paralelo aos programas tradicionais, também um curso de graduação dupla, em parceria com universidades como a de Pequim, Sciences Po, Cambridge e a Universidade da Califórnia, Berkeley. Há, ainda, cursos conjuntos de Doutorado, como a parceria entre a HKU e o King’s College Londres.

Admissão na Universidade de Hong Kong

Na HKU, os estudantes internacionais são selecionados com base no desempenho acadêmico, bem como em outros fatores, incluindo desempenho em entrevistas, declaração pessoal, referências, outros documentos apresentados à universidade etc.

Leia também: Conheça a Universidade de Pequim, a ‘Harvard chinesa’

Pode-se dizer que a seleção dos candidatos se dá de maneira holística, assim como ocorre em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, por exemplo. Por este motivo, como os avaliadores considerarão uma série de itens, é importante se preparar com antecedência se a intenção for aplicar para estudar na HKU.

Bolsas de estudos na Universidade de Hong Kong

A HKU apoia financeiramente seus pesquisadores por meio de bolsas de pós-graduação próprias. Os alunos de mestrado e doutorado também são elegíveis para ajudas financeiras que custeiam conferências acadêmicas e viagens. A instituição recomenda, ainda, que os interessados chequem com frequência os sites de faculdades e departamentos específicos, já que há oportunidades individuais dos próprios programas.

Quer saber mais sobre as bolsas de estudo com inscrições abertas na HKU? Acesse esta página da universidade!

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados