//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidades7 filmes e séries que mostram as melhores universidades do mundo

7 filmes e séries que mostram as melhores universidades do mundo

Gustavo Sumares - 09/10/2020
Comentários:

Por enquanto, ainda não é viável visitar universidades estrangeiras. Mas se você tem o sonho de estudar em alguma universidade dos Estados Unidos ou do Reino Unido, uma maneira de alimentar essa ideia por enquanto é vendo vendo-a em filmes e séries. Por isso, montamos uma lista de filmes e séries que mostram universidades estrangeiras.

Um ponto importante de se ter em mente é que, no cinema e nas séries, nem sempre as coisas são o que parecem. E por isso, é comum que os filmes que supostamente se passam em uma ou outra universidade tenham sido filmados, na verdade, em outra! Na série Gilmore Girls, por exemplo, embora Rory Gilmore estude em Yale durante algumas temporadas, a série nunca foi filmada lá!

Por isso, listamos apenas as universidades que realmente aparecem em cada filme. Nesse caso, a omissão mais notável é o MIT: a universidade que é considerada a melhor do mundo pelo ranking da QS não aparece em quase nenhum filme, exceto por imagens de fora. No entanto, várias instituições que costumam figurar no topo dos rankings aparecem e estão representadas abaixo! Confira!

Filmes e séries que mostram universidades de ponta

Harry Potter — Universidade de Oxford

Estudar em Hogwarts já foi o sonho de muitas pessoas. Mas embora a escola não exista, ainda é possível estudar na Universidade de Oxford, onde foram gravadas diversas cenas dos filmes da série.

Neste link, é possível ver uma lista de locais no condado de Oxford que foram usados para ilustrar a escola de magia. Entre eles está o Christ Church College, uma das maiores faculdades que compõem a universidade. A Bodleian Library, principal biblioteca da universidade, também aparece em diversas cenas dos filmes.

A Teoria de Tudo — Universidade de Cambridge

O filme de 2014 pelo qual Eddie Redmayne ganhou o Oscar de Melhor Ator conta a história da vida de Stephen Hawking. Mais especificamente, o filme começa mostrando seus anos estudando na Universidade de Cambridge e conhecendo sua companheira Jane Wilde. E, de fato, o filme foi filmado na Universidade de Cambridge.

Boa parte do filme, de fato, foi filmado no condado de Cambridge, na Inglaterra. Mas segundo o Movie Locations, há ainda uma pequena imprecisão com relação à história real de Hawking. Embora ele tenha estudado no Trinity Hall da universidade, a escola que aparece no filme é na verdade o Saint John’s College. Outro filme em que Cambridge aparece é Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, de 2011.

Gênio Indomável — Universidade de Toronto

Se você já viu Gênio Indomável, filme de 1997 com Matt Damon e Robin Williams, deve estar se perguntando por que ele está associado à Universidade de Toronto nessa lista. Afinal, o personagem principal trabalha como faxineiro no MIT. Apesar disso, a universidade em que o filme foi filmado foi a University of Toronto, no Canadá.

De acordo com o Movie Locations, a maioria das cenas internas mostra salas de aula e corredores da universidade de Toronto. O MIT até chega a aparecer, mas só a sua parte exterior. Já a Universidade de Toronto aparece também nos filmes O Incrível Hulk (2008) e Robocop (2014).

Love Story – Universidade Harvard

Se você quer ver a universidade mais prestigiosa dos Estados Unidos em um filme, sua melhor opção é o romance de 1970, Love Story. O filme conta a história de dois jovens que se conhecem e se apaixonam na universidade, e depois começam uma vida juntos. Ele foi filmado na própria instituição e mostra vários edifícios e áreas dela.

Mas de acordo com uma matéria do jornal estudantil de Harvard, o processo de filmagem causou bastante estrago ao campus. Entre os problemas estava o fato de que a neve falsa usada pela equipe de produção danificou e matou algumas das árvores locais. Um incidente semelhante alguns anos depois fez com que a instituição adotasse uma política extremamente rígida quanto a filmagens em seu campus. Por isso, a maioria dos filmes que se passam em Harvard são, na verdade, filmados em outras universidades.

Uma Mente Brilhante — Universidade Princeton

O filme Uma Mente Brilhante conta a história do matemático John Nash, que estudou em Princeton e deu aulas no MIT entre 1951 e 1959. E de fato, várias cenas do filme foram filmadas em Princeton. Em particular, aparece no filme o Holder Hall da universidade, e as cenas lá foram filmadas ao longo de três visitas diferentes.

Já o MIT não aparece no filme. O prédio que representa o “Wheeler Defence Labs” é na verdade o Centro de Medicina Molecular de BelleVille, e o MIT nunca teve um laboratório com esse nome. O filme também tem cenas que se passam no “Great Dome” do MIT, mas essas cenas foram filmadas no Bronx College, em Nova York. Princeton també aparece na série House: as cenas no exterior do Hospital Princeton-Plainsboro foram filmadas lá, no Frist Campus Center.

Dear White People – Universidade da Califórnia em Los Angeles

A série ficcional da Netflix mostra a vida de estudantes negros numa universidade que simula o ambiente das renomadas escolas da Ivy League dos Estados Unidos. No entanto, boa parte das cenas da série que se passam em universidades são, na verdade, filmadas na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Segundo o Cinemaholic, a série mostra o Royce Hall e a Shapiro Fountain da universidade. É possível confirmar a informação tanto por meio de posts em redes sociais de membros da equipe de filmagem que marcaram a universidade quanto por mensagens de alunos da universidade que viram as filmagens.

A Origem — University College London

O filme A Origem de Christopher Nolan não tem muito a ver com universidades — ainda assim, algumas cenas dele foram filmadas numa das melhores universidades do mundo. Em particular, as sequências que acontecem dentro de uma faculdade parisiense de arquitetura, como quando os personagens de Leonardo DiCaprio e de Ellen Page se conhecem, são filmadas na University College London (ou UCL).

Alguns locais da universidade que foram usados são a Galeria Flaxman e o Teatro Gustav Tuck, bem como sua biblioteca. E A Origem não é o único filme de Nolan que foi filmado por lá. Batman Begins, o primeiro filme da trilogia do diretor sobre o super-herói, também tem cenas que foram filmadas na Senate House, o edifício administrativo da universidade.

E você, se lembra de outros filmes e séries que mostram universidades? Se sim, conte para nós nos comentários!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados