Fundação Estudar
InícioGraduaçãoConheça as 8 universidades que formam a Ivy League

Conheça as 8 universidades que formam a Ivy League

Nathalia Bustamante - 07/04/2023
Comentários:

Quem deseja realizar a graduação fora do Brasil certamente já ouviu falar das universidades da Ivy League. A Ivy League é um grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos: Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Universidade da Pensilvânia, Princeton e Yale. Muitas delas também figuram nas listas de melhores universidades do mundo elaboradas por organizações como a QS e a Times Higher Education.

Ouça este texto:

Em 1954, quando foi criada, a Ivy league era apenas uma agremiação que reunia os grupos esportivos das instituições. Hoje, ganhou importância, virou sinônimo de excelência acadêmica e objeto de desejo de estudantes ao redor do mundo. Você também sonha em estudar em uma das universidades da Ivy League?

Mas antes: o que quer dizer Ivy League?

Na tradução literal, Ivy League quer dizer “Liga da Hera”. E é exatamente a isso que a expressão se refere. Hera é aquela planta que cresce em paredes, e as universidades mais antigas e tradicionais do noroeste dos Estados Unidos se identificavam por possuírem diversos prédios com esta “decoração”.

Ivy League
Parede com hera na Universidade de Princeton / Créditos: Joe Shlabotnik

A história se parece também com as tradicionais Red Brick Universities, que são as universidades mais tradicionais do Reino Unido. E que, não por acaso, se identificam pelos tijolos avermelhados.

O Japão também tem um conjunto semelhante de escolas. São as “Tokyo Roku Daigaku”, ou “Tokyo Big6”, um grupo de seis universidades tradicionais e de excelência localizadas na capital japonesa.

As oito universidades da Ivy League:

Conheça a seguir a história de cada uma dessas universidades ‘top’:

Universidade Brown

brown university - ivy leagueFundada em 1764, a universidade é a 7ª mais antiga dos Estados Unidos  e possui uma comunidade diversificada e vibrante: são mais de 8.800 alunos (entre graduação e pós) oriundos 115 países. O campus é formado por nada menos que 230 prédios. Brown oferece 70 cursos de graduação nas mais diferentes e insuitadas áreas – é possível, por exemplo, obter um diploma em arqueologia egípcia ou em neurociência cognitiva.

Curiosidade: Todos os anos, desde 1960, os alunos se reúnem durante uma semana para o chamado “Green College Concerts”,que são concertos de primavera ao ar livre. Já se apresentaram por lá músicos renomados, como Bob Dylan, Bruce Springsteen, U2, e REM. Leia o perfil completo da Universidade Brown.

  • Fundada em 1764
  • Localização: Providence, Rhode Island
  • Número de alunos: cerca de 8.800

Universidade Columbia

Columbia - ivy leagueLocalizada em Nova York, a Universidade Columbia abrigou a 1ª escola de Medicina dos Estados Unidos e tem 82 membros (entre ex e atuais professores alunos e pesquisadores) ganhadores do prêmio Nobel.

Leia também: Universidade na Califórnia oferece bolsas de 60% para brasileiros

Por suas salas de aula, já passaram nomes como o do primeiro ministro da Justiça dos EUA, John Jay, o primeiro secretario do Tesouro Nacional, Alexander Hamilton, e o autor do texto final da Constituição Americana, Gouverneur Morris. E, mais recentemente, também passaram por lá o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, e do atual, Barack Obama. Ela também tem o maior número total de alunos entre as universidades da Ivy League. Leia o perfil completo de Columbia.

  • Fundada em 1754
  • Localização: New York, New York
  • Número de alunos: cerca de 32.500

Universidade Cornell (a menos conhecida da Ivy League)

cornell - ivy leaguePouco famosa no Brasil, Cornell está entre as universidades mais respeitadas do mundo. Fundada em 1865, possui mais de 22.000 alunos, divididos em suas 14 escolas, e oferece cerca de 4.000 cursos, que vão de engenharia elétrica à administração hoteleira.

Dentre ex-alunos e professores, 43 já foram agraciados com o prêmio Nobel. A instituição foi a primeira universidade dos EUA a concecer um diploma de jornalismo. Leia o perfil completo da Universidade Cornell.

  • Fundada em 1865
  • Localização: Ithaca, New York
  • Número de alunos: cerca de 22.000

Leia também: Guia para a graduação no exterior

Dartmouth College

Dartmouth - vista aérea - ivy leagueFundada em 1769, a Datmouth College é hoje uma gigante da educação. Um de seus grandes atrativos é a flexibilidade que dá aos alunos: em todos os cursos de graduação, só se exige a presença física do aluno durante o primeiro e o último ano.

Leia também: Bolsas de até 100% para programas executivos nos EUA, em Ohio

No segundo e terceiros anos, o estudante pode escolher entre fazer disciplinas no campus ou fora do campus, estagiar ou fazer intercâmbio em alguma das instituições conveniadas ao redor do mundo. Também contribui para essa flexibilidade o fato dela ter o menor número de alunos dentre as universidades da Ivy League. Leia o perfil completo de Dartmouth College.

  • Fundada em 1769
  • Localização: Hanover, New Hampshire
  • Número de alunos: cerca de 6.300

Leia também: O que alunos da Ivy League leem – e você também deveria 

Universidade Harvard

Harvard8 editaod materiaFundada em 1636, em Cambridge, Massachusetts, Harvard é a mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos, e uma das principais responsáveis pela projeção global das universidades da Ivy League. Em seus 379 anos de história, já fomou mais de 320 mil alunos.

Em seu “hall da fama” de alunos ilustres, estão oito presidentes americanos, entre eles Barack Obama (ele se formou em ciência política em Columbia e, depois, em Direito em Harvard), George W. Bush (Escola de Negócios) e John Kennedy (Assuntos Internacionais).

Além de políticos, a universidade é muito conhecida por concentrar importantes intelectuais, líderes, e celebridades. Não é de se estranhar que o ambiente acadêmico seja um dos mais competitivos do mundo. Uma máxima comum por lá é: em Harvard você não faz amigos, faz contatos. Leia o perfil completo de Harvard, e veja aqui o nosso guia para quem sonha em estudar lá!

  • Fundada em 1636
  • Localização: Cambridge, Massachusetts
  • Número de alunos: cerca de 23.000

Princeton

princeton2 editado materiaVocê já imaginou estudar na escola onde Albert Einstein deu aulas? O físico alemão era um dos professores associados do Instituto de Estudos Avançados de Princeton em 1955, quando morreu. Durante seis meses de cada ano letivo, os alunos tinham a sorte de ter aulas com ele.

A universidade possui 180 prédios – entre eles 10 que formam o complexo de bibliotecas, que abriga 13 milhões de itens – e quase 8.000 alunos. O lema da universidade é educar para que seus alunos sirvam a nação. O resultado: de suas salas saíram dois presidentes dos Estados Unidos (Woodrow Wilson e James Madison) e 44 governadores. A primeira dama, Michele Obama, também estudou lá. Leia o perfil completo de Princeton.

  • Fundada em 1746
  • Localização: Princeton, New Jersey
  • Número de alunos: cerca de 8.600

Leia também: 7 passos para tirar do papel o projeto de estudar fora

Universidade da Pensilvânia

upenn2 editado materiaBenjamin Franklin, um dos heróis da independência americana, foi um dos fundadores da Universidade da Pensilvânia (UPenn, como é conhecida) que, hoje, é gigantesca: possui quase 25 mil alunos matriculados em 155 programas de graduação e 169 programas de pós-graduação.

Em 1946, o ENIAC — o primeiro computador eletrônico de uso pessoal — foi criado na universidade, que também foi responsável por desenvolver vacinas para rubéola e hepatite B. Entre os famosos que passaram por lá, está Noam Chomsky (filósofo e ativista político, professor do MIT), e Warren Buffet (megainvestidor, que está entre os 10 homens mais ricos do mundo) e o ativista político Martin Luther King. Leia o perfil completo da Universidade da Pensilvânia.

  • Fundada em 1740
  • Localização: Philadelphia, Pennsylvania
  • Número de alunos: cerca de 24.800

Yale University

Yale editada materiaYale foi a primeira universidade dos Estados Unidos a formar doutores, em 1861. Hoje, tem mais de 12 mil alunos, sendo que 18% são estudantes internacionais oriundos de 100 países. Entre as universidades da Ivy League, foi uma pioneira da diversidade: desde o começo da década de 1980, políticas afirmativas aumentaram o número de negros e mulheres em suas salas, o que a faz ser considerada uma das mais inclusivas dentre as grandes instituições de ensino dos EUA.

Já estudaram lá nomes como Samuel FB Morse (inventor do telégrafo), Josiah Willard Gibbs (pai da termodinâmica), Hillary Clinton (secretária de Estado americana), e os ex-presidentes americanos Bill Clinton e George W. Bush. Leia o perfil completo de Yale.

  • Fundada em 1701
  • Localização: New Haven, Connecticut
  • Número de alunos: cerca de 12.300

Leia também: A redação de jovem aprovado em todas as universidades da Ivy League 

O MIT não é da Ivy League?!

Embora o MIT seja vizinho de Harvard – e quase tão famoso quanto – ele não é membro da Ivy League. Isso porque, como já dissemos, a Ivy League surgiu como uma liga esportiva entre as universidades mais prestigiadas da costa leste.

Localização das Ivy League
Localização das Ivy League na costa leste dos Estados Unidos

Por prestigiadas, entenda-se também o destino educacional das elites americanas. Quando o MIT foi fundado, a instituição tinha um perfil vocacional (seu lema até hoje é mens et manus, “mentes e mãos”, em latim). E as elites que frequentavam as escolas da Ivy League não iriam a escolas vocacionais.

Tudo isso mudou bastante nos últimos 60 anos. Hoje não só as escolas da Ivy League são menos elitizadas como outras instituições menos tradicionais se tornaram tão reconhecidas quanto as Ivys – é o caso de Duke, Stanford, da Universidade de Michigan e do MIT.

Leia também: “Fui aceito em uma universidade fora!”

Vai estudar em uma Ivy League em 2024?

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados