Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

15.01.15

Dartmouth College: opção de Ivy League para quem deseja flexibilidade

Dartmouth College: opção de Ivy League para quem deseja flexibilidade

A instituição possui mais de 40 opções de cursos e programas em 20 países. Entre as celebridades que se formaram lá, está a atriz Meryl Streep. Saiba mais!

Fundada em 1769, Dartmouth é membro da Ivy League e sempre se classifica entre as melhores instituições acadêmicas do mundo. Além do college, possui outras três escolas (Escola de Medicina Geisel, Thayer School of Engineering, e o Tuck School of Business) e mais de 6.300 alunos, sendo mais de 4.200 só na graduação.

Seu campus principal está localizado em Hanover, no estado de New Hampshire e vários famosos já passaram por lá. A atriz Meryl Streep, o poeta Robert Frost e o cartunista Dr. Seuss são alguns de seus ex-alunos. Além deles, o ex-secretário do Tesouro Americano Timothy Geithner também está no rol da fama de Dartmouth.

A escola foi fundada pelo Reverendo Eleazar Wheelock, que pretendia educar índios norte-americanos e alguns jovens de New Hampshire. Mas o que era para ser apenas uma instituição de ensino, tornou-se uma gigante da educação. Hoje, Dartmouth orgulha-se de já ter formado mais de 74.000 alunos nas mais diversas áreas.

Localização 

6003 Parkhurst Hall, Room 111
Hanover, New Hampshire – 03755
(603) 646.2980

Cursos 

Graduação

Dartmouth conta com 40 opções de cursos para estudantes de graduação, além dos cursos interdisciplinares (é possível estudar América Latina, África ou Ásia, por exemplo). São 391 professores efetivos, que conduzem mais de 45 programas em 20 países. Cerca de 60% dos alunos de graduação participam de um desses programas (chamados de “programa off campus”) pelo menos uma vez durante a graduação.

Outro atrativo da universidade é a flexibilidade dada ao aluno. Para todos os cursos, só se exige a presença física do aluno durante o primeiro e o último ano. No segundo e terceiros anos, o aluno poderá escolher entre as seguintes opções: fazer disciplinas no campus ou fora do campus, estagiar ou fazer intercâmbio em alguma das instituições conveniadas ao redor do mundo. Para entender melhor a proposta da instituição, clique aqui.

Pós-graduação 

Dartmouth possui diversos programas de mestrado e doutorado, mas as escolas de pós-graduação mais conhecidas são: Geisel School of Medicine, Thayer School of Engineering e Tuck School of Business.

Dentre as escolas de graduação, a escola de negócios de Dartmouth é, provavelmente, a mais famosa. Entrar lá não é nada fácil. Além de todo o processo de candidatura, o aluno precisa ter um GMAT (prova padronizada) mínimo de 716 pontos. Mas o esforço compensa; a maioria dos egressos é contratada por empresas de peso como Johnson & Johnson’s, Amazon, Samsung, Google, dentre outras. Para mais informações sobre a Tuck, clique aqui.

A Geisel School of Medicine possui convênios em países como Peru, Kosovo, Haiti e China, o que permite que seus alunos tenham um aprendizado internacional. Para ser aceito na Geisel, o aluno precisa de um MCAT (teste semelhante ao GRE e GMAT, mas específico para medicina) de 34 pontos e um GPA (média geral de notas, em que o valor máximo é de 4.0 pontos) de, pelo menos, 3.8 pontos. Uma curiosidade interessante é que a Geisel e a Tuck possuem um curso comum, o que possibilita ao aluno cursar, ao mesmo tempo, ambas escolas. Este curso destina-se a profissionais que desejem estudar administração hospitalar ou administração de planos de saúde, por exemplo. Para saber mais sobre o processo seletivo da escola, clique aqui.

A terceira escola de Dartmouth é a Thayer School of Engineering. Em 2014, 4 professores da escola foram laureados com um prêmio da Academia Nacional de Engenharia dos EUA, a chamada NAE. A Thayer oferece cursos de mestrado em administração de obras, engenharia biomédica (em parceria com a Geisel School of Medicine), além de programas de doutorado em inovação. Para saber mais sobre os cursos e o processo seletivo, clique aqui.

Dartmout vista do campus durante a Primavera1

Processo seletivo 

Caso você tenha certeza que Dartmouth é a sua primeira opção de escola, considere fazer uma candidatura chamada “early decision“. Isso significa que você deve aplicar até o dia 1o de novembro de 2015 e obterá uma resposta até dezembro. Caso você opte pela “regular decision”, o prazo de candidatura é o dia 1o de janeiro de 2016, e o resultado sairá em março do mesmo ano.

Os documentos exigidos no processo seletivo são:

Histórico escolar detalhado: deve incluir todas as disciplinas cursadas e provas realizadas pelo aluno, além das datas das aulas assistidas, das horas gastas em leitura por semana e dos diplomas e/ou prêmios recebidos. Este histórico é chamado nos EUA de “transcripts” e precisa de tradução juramentada.

Alunos de pós graduação: candidatos aos programas de mestrado e doutorado devem apresentar registro de todos os cursos e provas a que foram submetidos, além de outras aulas eventualmente assistidas, acompanhado dos certificados, quando disponíveis.

Atestado de proficiência em inglês: se a sua primeira língua não é o inglês, ou se você se formou numa universidade de um país no qual o inglês não seja a língua oficial, você deverá ser submetido ao TOEFL e obter, no mínimo, 100 pontos para o teste feito em ambiente virtual. Caso a sua opção seja pelo IELTS, a nota mínima é de 7.0 pontos.

Essays (redações): o objetivo de uma essay é fornecer ao departamento de admissão uma visão clara do seu background, bem como o que você pretende estudar e a sua habilidade de escrever corretamente em inglês. Cada escola possui exigências distintas que serão esclarecidas no processo formal de candidatura. Dartmouth dá algumas dicas para você ir bem nos seus essays. Saiba mais aqui.

Cartas de recomendação: as cartas devem ser obtidas com professores atuais ou ex-professores que possam apresentar detalhes do seu background acadêmico. Em Dartmouth, são exigidas 3 cartas de recomendação, além da possibilidade de apresentar uma carta de um colega de classe. Esta é uma grande oportunidade para o candidato demonstrar suas aptidões a partir da ótica de um de seus pares.

Entrevistas: é possível que algum professor do setor de admissões da universidade convide o candidato para uma entrevista. Para saber dicas de como se portar, clique aqui.

Taxa de candidatura:é preciso desembolsar US$ 80 apenas para a universidade processar a sua candidatura. Esta taxa não garante a sua aprovação.

Custos

A anuidade integral para 2014/2105 é de USD 46.764, um valor bastante próximo do praticado pelas outras Ivy Leagues.Além deste valor, a universidade estima uma quantia de USD 8.300 a título de aluguel. Contabilizando alimentação, gastos pessoais, gastos de papelaria (livros e outros custos), transporte e diversão, um aluno deverá gastar, em média, de USD 65.133 para viver por ano. Lembre-se: neste valor não estão inseridos gastos com vistos e passagens aéreas.

Ajuda financeira 

A universidade oferece ajuda financeira para alunos que não tem condições de arcar com seus estudos. O programa atende a todos, incluindo estudantes internacionais e até imigrantes ilegais. O site de Dartmouth oferece uma calculadora virtual que ajuda a entender os cutsos, além de um vídeo que detalha todo o processo. Mas fique atento: os alunos devem aplicar para a bolsa de estudos já durante a fase de candidatura, e não depois de aprovados. Clique aqui para saber mais.

Curiosidades

Dartmouth é a quarta universidade dos EUA que mais possui ex-alunos em posições de destaque, como CEOs de grandes empresas.

170 ex-alunos da universidade já ocuparam cargos públicos no Congresso Norte-Americano (foram deputados ou senadores).

O primeiro diploma de doutorado de Dartmouth foi outorgado em 1885.

Em 2013, os majors mais procurados em Dartmouth foram economia, ciência política, história, engenharia, ciências biológicas, inglês e matemática.

Assista a seguir um vídeo (em inglês) e saiba mais sobre a universidade:

Por Carolina Campos

Leia também:
“Fui aceito em uma universidade fora!”
Universidade Cornell: pouco famosa no Brasil, muito respeitada no mundo
7 passos para tirar do papel o projeto de estudar fora em 2015

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT