InícioUniversidadesRussell Group: a liga que reúne as melhores universidades do Reino Unido

Russell Group: a liga que reúne as melhores universidades do Reino Unido

Nathalia Bustamante - 11/01/2017
Comentários:

O Reino Unido é um dos destinos mais desejados pelos estudantes brasileiros – tanto por sua diversidade cultural quanto pelas suas universidades de ponta. Quem está fazendo a pesquisa por instituições provavelmente já se deparou com o termo “Russell Group” – um grupo seleto que reúne algumas das mais antigas e prestigiadas instituições do Reino Unido.

Embora seja bem mais recente – fundado em 1994 – trata-se de um grupo de elite na educação britânica. Não à toa, é comparado com a Ivy League, dos Estados Unidos. Suas 24 universidades estão bem posicionadas em rankings internacionais – entre elas, a London School of Economics e a Universidade de Leeds, famosa por suas iniciativas de inovação e empreendedorismo. São 2 Universidades da Escócia, uma do País de Gales e outra da Irlanda do Norte. Todas as demais estão localizadas na Inglaterra. Confira a lista de universidades do Russell Group:

O propósito do grupo é reunir as melhores universidades e promover maior integração entre elas, através de colaborações em pesquisas acadêmicas, intercâmbios e parcerias. Para estudantes que estão buscando uma pós-graduação no exterior, isso significa maiores possibilidade de parcerias e financiamento para pesquisa.

De acordo com o site britânico WhichUniversity?, estar em uma universidade do Russell Group para graduação não terá um impacto direto nos seus estudos. “Talvez vocês tenham a oportunidade de se envolverem em pesquisas acadêmicas de alto nível, ou seja selecionado para um projeto de verão. O maior benefício que se pode ter é possuir tutores que atuam com pesquisas de ponta e poderão passar sua expertise”, argumenta o site.

Já para pós-graduação, os benefícios são mais claros – tanto em relação a financiamento quanto ao contato com uma rede consistente de colaboração acadêmica.

Bolsas e Financiamento

Para quem deseja fazer um mestrado ou doutorado com pesquisa, as chances são grandes de conseguir ao menos algum apoio financeiro. Além das bolsas Chevening, que são parceiras de algumas instituições do grupo para programas de mestrado, as universidades do Grupo são muito boas em atrair financiamento para pesquisa, beneficiando diretamente os alunos de pós-graduação. Aproximadamente dois terços de todo o valor investido em pesquisa no Reino Unido vão para universidades do grupo.

Isto é particularmente significativo para pesquisas a nível de doutorado e PhD, pois membros do Russell Group possuem acesso ao financiamento do Conselho de Pesquisa para a formação de doutorado, do governo britânico. Com isso, a maioria dos programas oferecidos oferecem bolsas integrais.

Russell Group ou Red Brick Universities?

O Russell Group não é o único grupo de universidades prestigiadas do país. Também existe no Reino Unido um conjunto de seis universidades fundadas nos maiores centros industriais da Grã-Bretanha em fins do século XIX: as red brick universities. Na época, o termo foi cunhado para diferenciar estas universidades, originadas de institutos de engenharia e instituições civis, das mais tradicionais fundadas nos séculos XVI e XVII, como Oxford e Cambridge.

Todas as seis instituições consideradas Red Brick também são membros do Russell Group: Universidade de Birmingham, Universidade de Liverpool, Universidade de Leeds, Universidade de Sheffield de Sheffield, Universidade de Bristol e Universidade de Manchester.

 

Leia também:
Pesquisa mostra média de gastos de universitários no Reino Unido
E-book gratuito “como ser aprovado em um mestrado no Reino Unido”
BREXIT: O que muda para quem deseja estudar no Reino Unido

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados