Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

30.10.14

Guia para a graduaçao no exterior

Guia para a graduaçao no exterior

Reportagens, vídeos, dicas e sites para te ajudar a realizar seu sonho!

O Estudar Fora reuniu as principais reportagens e vídeos publicados no site sobre preparação para a graduação no exterior. Confira:

OS PRIMEIROS PASSOS

Planejamento e organização são primordiais para quem sonha em realizar a graduação em alguma das melhores universidades do mundo. Para isso, siga o passo-a-apasso:

1º Melhore sua fluência no idioma
2º Reflita sobre as suas expectativas em relação ao curso no exterior
3ºPesquisa e escolha onde quer estudar
4º Entenda como funciona o processo de admissão no exterior e o que é avaliado pelas universidades
5º Faça uma autoanálise e crie um plano de preparação
Veja AQUI a descrição detalhada de cada uma dessas etapas.

ENTENDA O PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção de universidades estrangeiras é bem diferente do vestibular brasileiro. Na maioria dos países da Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, essa seleção é feita de forma mais holística, levando em consideração o perfil do candidato e não apenas suas notas em provas. Em geral, as etapas do processo de admissão em são:

1. Preenchimento de application forms (ou questionários): serão pedidos dados cadastrais, informações sobre o seu desempenho acadêmico no ensino médio (suas notas no colégio, sua posição no ranking da turma, se houver) e lista das atividades extracurriculares que participou.

2. Realização de testes padronizados: assim como há o Enem no Brasil, nos EUA os testes SAT, ACT, SAT II são utilizados como forma de obter uma nota com avaliação padronizada dos candidatos.

Conheça o SAT e veja dicas de estudo
Conheça o SAT II e veja dicas de estudo

Em 2016, o SAT será totalmente reformulado, segundo informações do College Board, instituição responsável pela prova. Entre as principais alterações, está o fato de que não haverá mais penalidade para questões erradas.  Hoje, a cada quatro itens errados, um certo é anulado. As questões de múltipla escolha, por sua vez, terão apenas quatro alternativas em vez das cinco atuais e em todos os exames haverá pelo menos uma menção a documentos importantes da história dos Estados Unidos, como a Declaração de Independência.

Quem está no 1º ano do ensino médio, já deve começar a estudar de olho na nova prova. Saiba mais sobnre o novo SAT e veja modelos de questões

3. Testes de idioma: outra etapa do processo de seleção tem como objetivo verificar se seu domínio do  inglês é suficiente para acompanhar um curso de ensino superior superior nesta língua. As provas mais comum são o TOEFL e o IELTS: veja aqui a diferença entre elas.

Acesse um guia completo de preparação para o TOEFL 

4. Essays: são basicamente redações que você terá de fazer se apresentando e contando a sua trajetória pessoal. É a oportunidade de mostrar quem é você além das suas notas, dos resultados nos testes e do seu currículo e, assim, se destacar dos demais.

Precisa de ajuda com revisão de essays? A Fundação Estudar te apoia! 

5. Envio do histórico escolar: as universidades querem checar se você teve um bom desempenho acadêmico ao longo do ensino médio e se terá potencial para ser um excelente aluno de graduação.

6. Envio de cartas de recomendação: essa não é uma prática comum no Brasil, mas que é fundamental nos processos seletivos de universidades estranegrias. É a hora de mostrar quem você é por meio da opinião dos seus professores e de outras pessoas que o conheçam bem. Saiba mais sobre como devem ser as cartas de recomendação 

7. Entrevista: a entrevista será feita em inglês, com um ex-aluno ou com um representante da universidade. Em geral, é o momento de reforçar tudo que já foi mostrado nas outras etapas. É importante você estudar bem o perfil da universidade, pois serão avaliados pontos como a adequação do seu perfil ao da instituição.

Tão importante quanto saber o que dizer em uma entrevista de admissão, é saber o que não deve ser falado em hipótese alguma. O site About.com publicou uma lista das piores respostas que alguém pode dar à questão: “O que você faz no seu tempo livre?”. Confira AQUI.

Exemplos de questões – A universidade de Oxford, no Reino Unido, divulgou uma lista de perguntas feitas a candidantos em processos seletivos anterioes. “Se você tivesse que escolher entre salvar florestas tropicais ou barreiras de corais?”, foi uma das questões que pleiteantes a uma vaga na área de biologia tiveram que responder. Veja AQUI. 

DICAS PARA CHEGAR LÁ 

Saiba como escolher seu college

O estudante Bernardo Portilho, colunista do Estudar Fora e recém aprovado no Middlebury College, explica o que levar em consideração na hora de optar por uma escola.

Prep Course Graduação – O Prep Course é um curso online e totalmente gratuito para quem deseja fazer a graduação fora. São 12 videoaulas, além de atividades complementares e ferramentas de apoio para ajudá-lo a entender melhor o processo e preparar sua candidatura. INSCREVA-SE AQUI

Assista a seguir a primeira aula do curso:

Se você já na reta final do appplication, veja orientações de Henrique Dubugras, estudante de Stanford, e Henrique Vaz , estudante de Harvard, para esta última etapa antes da concretização do seu sonho:

Leia também:
Programa de Bolsas 2015 da Fundação Estudar: pré-inscrições abertas
Onde conseguir apoio para estudar fora

 

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas