Fundação Estudar
InícioUniversidadesConheça a Universidade Columbia, membro da Ivy League que concentra mais prêmios...

Conheça a Universidade Columbia, membro da Ivy League que concentra mais prêmios Nobel

Lecticia Maggi - 27/12/2023
Comentários:

Fundada em uma igreja em 1754, a Universidade Columbia abrigou a primeira escola de medicina dos Estados Unidos. A instituição é uma das melhores universidades do mundo, segundo os principais rankings internacionais. A importância da universidade para as ciências fica evidente ao analisarmos a quantidade de prêmios Nobel que passaram por ela: foram, ao todo, 87 laureados.

Ouça este texto:

Por ser tão requisitada e manter um ensino de altíssima qualidade, entrar na Columbia University não é uma tarefa fácil. Entretanto, o esforço vale a pena. Ela ostenta em seu hall da fama personalidades como os ex-presidentes Theodore Roosevelt e Barack Obama, os escritores J. D. Salinger (O Apanhador no Campo de Centeio) e Isaac Asimov (Admirável Mundo Novo; Fundação) os poetas Jack Kerouac e Allen Ginsberg e o ator Jake Gyllenhaal.

Columbia em números

Atualmente, a Universidade Columbia conta com cerca de  32 mil estudantes. Desse número, porém, apenas cerca de 6  mil estão na graduação; os outros 26 mil estão nos programas de pós-graduação da instituição. Em termos de estudantes internacionais, são quase 19 mil alunos de 152 países, de acordo com os dados mais recentes da instituição.

Cursos de graduação na Universidade Columbia

A Universidade Columbia possui o menor college da Ivy League. Nela, são oferecidos dois tipos de diploma de graduação: B.A. (Bachelor of Arts) e B.S. (Bachelor of Science). Tais diplomas são obtidos normalmente após quatro anos de estudo. Para se formar, os estudantes precisam concluir, no mínimo, 124 créditos.

Os diplomas variam de acordo com a escola da Universidade Columbia:

#1 Columbia College (CC): o estudo das chamadas liberal arts (ciências humanas, ciências sociais ou ciências naturais) permite a obtenção de um B.A.. O diploma concedido a alunos que entram no college logo após a conclusão do ensino médio, com idades entre 17 e 22 anos.

#2 Fu Foundation School of Engineering and Applied Science (SEAS): oferece o diploma B.S. em engenharia e outras áreas científicas.

#3 School of General Studies (GS): oferece tanto diplomas B.A. como B.S.

Pós-graduação na Columbia University

As demais divisões da universidade referem-se às escolas de pós-graduação. Os diplomas de mestrado levam de um a três anos para serem obtidos, dependendo do trabalho de campo e das exigências da pesquisa. Já os diplomas de doutorado (PhD) podem variar. Em geral, os alunos são submetidos a um ou dois anos de aulas (sem contar as aulas do mestrado) e a provas.

Leia também: Mestrado em educação em Columbia: confira a experiência deste brasileiro

Eles devem ainda realizar uma contribuição original e significativa para um determinado campo de estudo e fazer a defesa oral de sua tese. Dadas as exigências, quem deseja realizar um doutorado na Columbia University precisa se planejar para passar, no mínimo, de quatro a seis anos vinculado ao programa. E não é nada incomum que alguns pesquisadores levem mais tempo para obter o título de PhD, chegando até a oito anos.

Saiba quais são as escolas da universidade que oferecem cursos de pós graduação

Columbia university editado

Instituições afiliadas à Columbia University

A Universidade Columbia possui duas instituições afiliadas que, além de possuírem localização próxima, estão autorizadas a utilizar o nome da universidade. Elas têm autonomia administrativa e por esta razão o processo seletivo é feito sem a intervenção de Columbia. São elas:

#1 Barnard College, Columbia University: um college de liberal arts exclusivo para mulheres.

#2 Teachers College, Columbia University: uma escola de pós-graduação para alunos interessados em educação, que oferece apenas diplomas de mestrado e doutorado.

Leia também: Conheça a SIPA – Columbia School of International and Public Affairs 

Processo seletivo para a Universidade Columbia

Estudantes internacionais devem atender a algumas exigências específicas em seus processos de candidatura (application). Conheça a seguir os principais:

#1 Histórico escolar detalhado 

O documento deve incluir todas as disciplinas cursadas e provas realizadas pelo aluno. Além disso, as datas das aulas assistidas, das horas gastas em leitura por semana e dos diplomas e/ou prêmios recebidos. Este histórico é chamado nos Estados Unidos de “transcript” e precisa de tradução juramentada.

Para alunos de pós-graduação, candidatos aos programas de mestrado e doutorado, é necessários apresentar registro de todos os cursos e provas a que foram submetidos. Também é importante listar outras aulas eventualmente assistidas, acompanhadas dos certificados, quando disponíveis.

#2 Resultados dos testes de admissão

Estes exames devem ser realizados com, pelo menos, nove meses de antecedência em relação ao início do curso em que você deseja se matricular. Conheça os testes comumente exigidos e verifique qual se aplica no seu curso de interesse:

  • Dental Aptitude Test (DAT)
  • Medical College Admission Test (MCAT)
  • Graduate Management Admission Test (GMAT)
  • Scholastic Aptitude Test (SAT I)
  • Graduate Record Examination (GRE)
  • Subject Tests (SAT II)
  • Law School Admission Test (LSAT)

#3 Atestado de proficiência em inglês

Se a sua primeira língua não for o inglês, deverá submeter o Toefl. Dependendo da sua pontuação no teste, é possível que a universidade exija que você faça aulas de inglês antes do curso em si.

#4 Carta de intenções ou essay

O objetivo de uma essay é fornecer ao departamento de admissão uma visão clara do seu background, bem como o que você pretende estudar e a sua habilidade de escrever corretamente em inglês. Cada escola possui exigências distintas que serão esclarecidas no processo formal de candidatura.

#5 Cartas de recomendação

As cartas de recomendação devem ser obtidas com professores atuais ou ex-professores que possam apresentar detalhes do seu background acadêmico. Ou seja, quais características suas esse profissional destacaria, incluindo projetos desenvolvidos e traços que observou durante as aulas e provas. Cada escola tem seu modelo próprio, o qual deverá ser incluído no processo formal de candidatura.

Custos para estudar na Columbia University

Viver em Nova Iorque não é barato. Incluindo moradia, tuition e outros custos, o valor para se manter na cidade como estudante chega a cerca de 75 mil dólares por ano. E mais: Columbia avisa que os aprovados devem se preparar para aumentos com seus custos na ordem de 4 a 8% ao ano.

Entretanto, vale lembrar que morar na Big Apple tem lá suas (incontáveis) vantagens, daí o altíssimo custo. Se você sonha em estudar na Universidade Columbia mas não tem dinheiro, saiba que há várias possibilidades de obter auxílio financeiro, desde bolsas de estudos a financiamentos.

Fora isso, a própria universidade oferece ajuda financeira para alunos que não têm condições de arcar com seus estudos. Mais detalhes sobre ajuda financeira para undergraduates podem ser obtidos AQUI, e para graduates, AQUI.

Leia também: Como ser aprovado em um MBA em Columbia?

Ex-alunos famosos de Columbia

  • J.D. Salinger, autor de O Apanhador no Campo de Centeio e Franny e Zooey;
  • Julia Stiles, atriz de filmes como 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você;
  • A aviadora estadunidense Amelia Earhart, primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico;
  • Barack Obama, ex-presidente dos EUA;
  • O educador científico Neil DeGrasse Tyson;
  • Federico Garcia Llorca, poeta espanhol.

Curiosidades sobre a Universidade Columbia 

O primeiro ministro da justiça dos Estados Unidos, John Jay, foi aluno de Columbia. Assim como o primeiro secretario do Tesouro Nacional, Alexander Hamilton, e o autor do texto final da Constituição Americana, Gouverneur Morris. O primeiro diploma de PhD de Columbia foi outorgado em 1875, e atualmente a Universidade já formou mais de 305 mil alunos. Barack Obama formou-se no Columbia College em 1983.

Conheça mais um pouco sobre Columbia no vídeo a seguir

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados