Um projeto: Fundação Estudar

Universidades

Perfis, curiosidades e oportunidades das melhores universidades do mundo

23.11.15

Yale: conheça a universidade que formou 5 presidentes americanos

Yale: conheça a universidade que formou 5 presidentes americanos

Bill Clinton foi um dos alunos famosos de Yale. Universidade foi a 1ª dos EUA a emitir diploma de doutorado. Saiba mais!

A origem de Yale remonta à década de 1640, quando clérigos coloniais fizeram um esforço para criar um colégio em New Haven, no estado de Connecticut, para preservar a tradição da educação liberal europeia. O objetivo foi alcançado em 1701 e, em 1718, a escola foi rebatizada de Yale College em homenagem ao comerciante e doador Welsh Elihu Yale. Ao longo dos séculos seguintes surgiram as escolas de graduação e pós-graduação – Yale foi a primeira a emitir um diploma de doutorado nos EUA, em 1861.

Com sua missão de “cultivar cidadãos para liderar e servir em todas as esferas de atividade humana”, Yale conta hoje com pouco mais de 12 mil alunos, entre graduação e pós. Estudantes internacionais de 117 países somam 19%.

A taxa de aprovação da instituição está entre as mais baixas da Ivy league: somente 6,3% dos candidatos que tentaram uma vaga em cursos de graduação em 2014 foram admitidos. A universidade é composta pela Yale College (que oferece mais de 80 cursos), pela Graduate School of Arts & Science e por outras 14 escolas profissionalizantes, como a prestigiada Yale School of Drama.

A instituição oferece ajuda need-based (aquela com base na renda familiar) e hoje 52% de seus estudantes recebem auxílio. Cada escola tem seus próprios procedimentos de pedido de assistência financeira ou bolsas de estudo. O custo para se estudar lá é de US$ 47.600 por ano, sem levar em conta os gastos pessoais do aluno.

Ao longo de sua história, Yale já formou cinco presidentes americanos – um deles, Bill Clinton, conheceu Hillary no campus –, 19 juízes da Suprema Corte, 13 bilionários e muitos chefes de estado. Muitos alumni célebres retornam ao campus para participar de eventos como Master’s Teas, entrevistas informais e intimistas que acontecem em cada faculdade.

Dentre ex-alunos, professores e pesquisadores, Yale tem 52 vencedores do Nobel. A estrutura da universidade também impressiona: são mais de 800 laboratórios e um patrimônio de US$ 25 bilhões.

No cotidiano do campus, há alguns fatos curiosos. Um é o culto ao buldogue Handsome Dan, mascote da universidade desde 1889 e hoje em sua 17ª “encarnação”. O outro é a rivalidade com Harvard, que atinge seu ápice com uma partida anual de futebol americano conhecida como The Game. Desde 1875, o jogo reúne milhares de alunos e ex-alunos em uma grande festa.

Famosos que estudaram em Yale:
> Samuel F. B. Morse, inventor do código Morse
> George H. W. Bush e George W. Bush, presidentes dos EUA
> Cole Porter, compositor
> Jodie Foster, atriz
> Mario Monti, Primeiro-Ministro da Itália
> John Kerry, Secretário de Estado dos EUA

Acesse o site de Yale
Veja cursos oferecidos pela instituição

*Reportagem publicada em 31/10/2013 e atualizada em 23/11/2015

Leia também:
Guia online e gratuito sobre graduação no exterior
Brasileiro conta como é estudar em Yale, uma das melhores universidades do mundo

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT