Inicio Inscrições abertas para bolsas de mestrado em jornalismo na Europa

Inscrições abertas para bolsas de mestrado em jornalismo na Europa

Inscrições abertas para bolsas de mestrado em jornalismo na Europa

O Erasmus Mundus – programa de cooperação internacional, financiado pela Comissão Europeia – está com inscrições abertas para o mestrado em  Jornalismo, Mídia e Globalização, o Mundus Journalism. A iniciativa oferece bolsas de estudo integrais para estudantes do mundo todo, e tem uma parcela destinada aos candidatos da América Latina. O prazo de inscrições tanto para o curso como para as bolsas de estudo é dia 10 de janeiro.

Como funciona o mestrado em Jornalismo na Europa

Os selecionados irão realizar o primeiro ano de curso na Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Ainda durante esse período introdutório do mestrado em jornalismo, nove terão a oportunidade de fazer um intercâmbio acadêmico. Nesse caso, há três opções entre as universidades de destino: a Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, a University of Technology Sydney, na Austrália, e a Pontifícia Universidade Católica do Chile, localizada em Santiago.

Já no segundo ano, podem escolher entre uma das seguintes especializações: Mídia e Política, na Universidade de Amsterdam, na Holanda; Negócios e Jornalismo Financeiro, na City University London, na Inglaterra; Jornalismo e Comunicação Entre Culturas, na Universidade de Hamburgo, na Alemanha; e Guerra e Conflito, na Universidade de Swansea, no País de Gales.

Como se candidatar ao mestrado em Jornalismo

Para se inscrever, é preciso ter concluído o curso de graduação e ter experiência profissional de, pelo menos, três meses de trabalho na área de jornalismo. Além disso, o programa exige proficiência em inglês comprovada pelo teste IELTS (com nota mínima de 7).

O processo seletivo inclui o envio de histórico escolar; pelo menos duas cartas de recomendação; e exemplo de reportagens que você tenha escrito. Também é necessário comprovar proficiência em inglês e fazer quatro pequenas redações em inglês, respondendo a questões como “o que você pretende fazer no futuro e como você acha que o mestrado irá ajudá-lo a atingir seus objetivos?”.

Para saber mais sobre o processo de seleção e como os candidatos são avaliados, basta acessar o site oficial do programa.

Além das bolsas de estudo Erasmus Mundus, há ainda bolsas específicas das universidades onde os estudantes irão realizar o segundo ano do mestrado em Jornalismo.

Quer saber qual é o impacto do mestrado na carreira? Confira o e-book gratuito sobre o tema!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia