//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoEHL: conheça a melhor escola de hotelaria do mundo

EHL: conheça a melhor escola de hotelaria do mundo

Priscila Bellini - 08/11/2017
Comentários:

Como fazer para ensinar hospitalidade? Para a EHL, a Escola de Hotelaria de Lausanne, usando uma combinação de teoria e muita prática. A instituição suíça tem um nome a zelar no setor, que contempla áreas como hotelaria, turismo e lazer. Desde 1893, são mais de 25 mil alunos formados e presença garantida nos rankings de melhores do mundo em hotelaria.

Localizada na região francófona da Suíça, na cidade que fica à beira do Lago Genebra, a escola atrai estudantes de 114 países. Entre as formações oferecidas, estão graduação em International Hospitality Business, o MBA em hospitalidade (feito à distância), assim como cursos de verão e de educação executiva.

Entre o corpo docente da EHL, há especialistas em áreas de marketing e nomes reconhecidos do setor de turismo. Para ter uma ideia, sete deles receberam prêmios de Meilleur Ouvrier de France, competição tradicional que seleciona profissionais excepcionais em áreas como hospitalidade, culinária e decoração de casas.

Currículo e estrutura

Ao longo da formação na EHL, o estudante precisa se dedicar a aulas teóricas, como princípios de gerenciamento e hotelaria, além de atividades práticas. Faz parte da rotina encarar aulas sobre a seleção de corte de carnes e aproveitamento de alimentos, combinadas a conceitos do marketing.

O objetivo é garantir que o aluno saia da instituição sabendo lidar com os desafios da “vida real”. Há iniciativas como os Student Business Projects (SBP), em que empresas podem contratar um time de estudantes para resolver problemas em áreas como marketing e planejamento de negócios.

Como parte das atividades extras oferecidas na escola, estão a organização de eventos como o Young Hoteliers Summit e o TEDx realizado na EHL. Para os interessados em empreendedorismo, o Business Incubator serve como ponto de partida, já que apoia financeiramente start-ups criadas por alunos.

Como funciona o processo de admissão da EHL

Atualmente, a EHL abriga mais de 2700 estudantes em seus programas de graduação, mestrado e educação executiva. Para conseguir uma vaga na instituição, o processo de candidatura varia de acordo com o curso.

Para a graduação, é necessário encaminhar o histórico escolar do Ensino Médio traduzido, bem como o diploma obtido pelo estudante. Somam-se a tais requisitos os testes padronizados de idioma (TOEFL e IELTS), além de exames como SAT e ACT.

Outro item importante na seleção de alunos para o bacharelado é o essay, que também deve ser redigido em inglês. Nesse caso, os alunos precisam escolher um dos três temas disponíveis. São entre eles, estão “como se apresentariam para líderes da indústria hoteleira” e “o que o estudante planeja alcançar com sua experiência na EHL”, com base em suas experiências prévias.

Outra opção para a redação seria escrever uma “receita para o sucesso” com nove itens. Como explica o site oficial da instituição, os ingredientes devem incluir três experiências passadas, três motivações atuais e três possíveis conquistas como estudante da EHL. As redações devem indicar que o candidato tem potencial para uma “carreira cinco estrelas”.

Já os cursos de mestrado exigem um processo seletivo diferente. Na lista de documentos solicitados, estão currículo em inglês, diploma da graduação também traduzido e cópia do passaporte. Também é necessário encaminhar os resultados de exames de proficiência, com resultado mínimo de 100 no TOEFL e 7 no teste IELTS.

Cabe ainda ao candidato de mestrado indicar duas referências, da academia ou da indústria, que possam encaminhar cartas de recomendação. Todos os documentos devem ser enviado até dia 1 de abril.  

Bolsas de estudo disponíveis na EHL

Todos os alunos aceitos na escola de hotelaria podem se candidatar a bolsas por necessidade financeira. Nesses casos, o caminho indicado pela EHL é enviar uma série de documentos ao departamento de Financial Aid.

Além dos documentos enviados no processo de application padrão — como diplomas, cópia do passaporte e currículo do candidato -, é necessário detalhar os motivos pelos quais o aluno solicita apoio financeiro. Em outras palavras, explicar a condição financeira da família e quanto seria o auxílio adequado para manter o estudante na EHL.

O estudante deve ainda detalhar sua motivação para estudar na escola de hotelaria e detalhar suas atividades extracurriculares, além de participações em concursos e competições. Vale lembrar que o aluno deve fazer a application todos os semestres, para garantir a bolsa durante o curso todo na EHL.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados