InícioVida de EstudanteComparando Destinos: Alemanha ou Holanda? (+ bônus: Bélgica!)

Comparando Destinos: Alemanha ou Holanda? (+ bônus: Bélgica!)

Nathalia Bustamante - 18/05/2017
Comentários:

Para quem está interessado em estudar na Europa e fugir do roteiro tradicional, Alemanha ou Holanda são ótimas opções. Tanto geograficamente quanto politicamente, os dois países estão no centro da Europa e possuem algumas das melhores instituições de ensino do continente. Suas histórias milenares se cruzaram diversas vezes até se juntarem em um único bloco político econômico, a União Europeia.

Embora tenham raízes culturais comuns, diversas diferenças fazem com que Alemanha e Holanda ofereçam uma experiência muito diferente a estudantes. A começar pelo tamanho: a Alemanha possui um território aproximadamente oito vezes maior do que o a Holanda.

Quando nos referimos à Holanda, na verdade, estamos nos referindo ao Reino dos Países Baixos (Kingdom of the Netherlands) como um todo – a Holanda é o território composto por apenas duas das doze províncias do país. Quando do reestabelecimento do Reino depois da ocupação de Napoleão, 1808, a área chamada “Holanda” era a mais rica e significativa da região, que por isto ficou conhecida como todo o país.

Já a Alemanha existe como território unificado apenas há 25 anos. Foi em 1990 que Alemanha Ocidental e Oriental se uniram em uma única nação com a capital em Berlim. Por isso, quem imagina que a Alemanha é um território homogêneo pode se surpreender com as diversidades históricas e regionais dos seus 16 estados.

Fazendo fronteira com ambos está a Bélgica – um país pequeno e densamente povoado. Seus mais de 11 milhões de habitantes se dividem em três grupos linguísticos: francês, holandês e alemão. Tamanha diversidade, bem como centralidade geográfica, justificam o fato de Bruxelas, capital da Bélgica, ter sido escolhida sede de governo da União Europeia.

 

Comparando Destinos: Alemanha ou Holanda? (+ Bélgica como bônus!)

 

 

Sobre o Comparando Destinos

Em parceria com a Andrea Tissen, especialista em ensino superior e responsável pelo Blog da Tissen, o Estudar Fora produziu esta websérie que visa comparar dois ou mais destinos muito procurados pelos brasileiros. Já comparamos Costa Leste ou Oeste dos Estados Unidos, pela Nova Zelândia ou AustráliaFrança ou Reino Unido e Portugal ou Espanha. Assista à websérie completa e descubra para onde você deve ir!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados