//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoConheça as fundações que oferecem bolsas de estudo na Alemanha

Conheça as fundações que oferecem bolsas de estudo na Alemanha

Colunista do Estudar Fora - 17/01/2017
Comentários:

Por Evelyn Araripe, da TIPPS

Konrad Adenauer, Rosa Luxemburgo, Friedrich Ebert… Talvez você já tenha ouvido falar desses nomes, seja em referência a importantes figuras políticas na Alemanha, seja em referência a fundações alemãs reconhecidas por oferecerem bolsas de estudo e de pesquisa para estrangeiros ou mesmo projetos internacionais fora da Europa. Mas talvez você não saiba que essas fundações são vinculadas a partidos políticos alemães – prática comum na Alemanha.

As fundações ligadas aos partidos têm o papel de fomentar a democracia, incentivar pesquisas e também promover a cooperação internacional. A maioria surgiu após a Segunda Guerra Mundial e teve um papel fundamental na educação da sociedade alemã sobre os valores democráticos e o combate ao nazismo. As fundações são mantidas majoritariamente com recursos do governo alemão advindos, principalmente, do Ministério Federal do Interior (IMC) e do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). Juntas, as fundações dos partidos arrecadam anualmente um montante de 750 milhões de euros.

A mais antiga delas é a Fundação Friedrich-Ebert (FES) – que carrega o nome do primeiro presidente democraticamente eleito na Alemanha e surgiu em 1925 para promover o seu legado político. Proibida de funcionar durante o regime nazista, voltou a operar em 1947. Vinculada ao SPD, partido social-democrata alemão, a FES apoia projetos internacionais, inclusive no Brasil, e também oferece bolsas de estudos para quem quer estudar e pesquisar na Alemanha em temas afins aos ideais da instituição.

Outra renomada fundação, com escritórios no Brasil, é a Konrad Adenauer (KAS), vinculada ao partido da chanceler Angela Merkel, o CDU – União Democrata-Cristã. A KAS é conhecida por financiar projetos e estudos voltados para a formação política da sociedade e também oferecer diversas bolsas nas áreas de ciências sociais. Linha semelhante segue a fundação Rosa Luxemburgo, vinculada ao partido da Esquerda (Die Linke) e com apoios a pesquisas, estudos e publicações em temáticas como gênero, questões agrárias, direitos humanos, transparência e democracia.

Já para quem busca apoio na área ambiental, uma boa referência entre as fundações dos partidos é a Heinrich Böll, vinculada ao Partido Verde alemão (Bündnis 90/Die Grünen). Além de financiar projetos e bolsas de estudo e pesquisa sobre ambiente e sustentabilidade, a fundação também oferece alguns programas de bolsa para jornalistas que queiram estudar na Alemanha.

Além das fundações vinculadas aos partidos políticos alemães, existem diversas outras instituições de financiamento de estudo e/ou pesquisa na Alemanha. Para saber mais sobre essas outras modalidades de fomento, acompanhe as nossas próximas dicas, aqui no Estudar Fora e na nossa página no Facebook. . Enquanto isso, desejamos a todas e todos um 2017 cheio de boas oportunidades para todos vocês.

 

Evelyn Araripe TIPPSSobre Evelyn

Evelyn Araripe é jornalista, educadora ambiental e empreendedora social. Atualmente é fellow do programa German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders da Fundação Alexander von Humboldt, na Alemanha, com projeto sobre Juventude, Gênero e Mudanças Climáticas. Também é integrante doTIPPS, uma página destinada à divulgação de oportunidades de estudos e de pesquisa na Alemanha, com dicas e esclarecimento de dúvidas sobre diferentes editais e programas.

 

* Foto: O Reichstag, prédio do parlamento alemão, em Berlim / Crédito: Die Spiegel

Leia também:
5 bolsas para mestrado e doutorado na Alemanha
Brasileira conta como conseguiu bolsa integral na Alemanha… sem falar alemão
Fundação Carolina oferece 521 bolsas para pós-graduação na Espanha

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados