InícioPós-GraduaçãoRanking QS revela os melhores MBAs de 2019

Ranking QS revela os melhores MBAs de 2019

Marcela Marcos - 05/12/2018
Comentários:

Para os interessados em fazer MBA no exterior, a escolha da universidade de destino pode ser desafiadora. Afinal, são perfis variados e muitos nomes que remetem à excelência na área de negócios, como Harvard e Oxford. Um bom ponto de partida para selecionar um curso, entretanto, pode vir dos rankings universitários. Recentemente, por exemplo, o ranking QS apontou quais os melhores MBAs de 2019.

Quer saber tudo sobre MBA? Acesse o guia gratuito!

Para chegar a tais resultados e estabelecer uma lista coerente, o QS Ranking segue uma metodologia específica. A classificação lista quatro métricas para determinar a posição de cada instituição de ensino. São elas: empregabilidade; empreendedorismo de ex-alunos; retorno sobre investimento; potencial de liderança e diversidade da sala de aula (e da faculdade como um todo). 

Leia também:

O que é o Executive Assessment (EA), teste para candidatos a MBA Executivo
GRE ou GMAT: qual é mais aceito pelas escolas de MBA?

Quais os resultados: os melhores MBAs de 2019

As instituições de ensino superior americanas encabeçam a lista mais recente. Em primeiro lugar, está a Universidade Stanford, que saiu da quarta posição (da edição de 2018) para o topo. De acordo com o QS, isso de deve ao fato de a Stanford Graduate School of Business ter conseguido uma “pontuação perfeita” segundo o indicador de empreendedorismo, o que quer dizer que grande parte de seus ex-alunos abriu o próprio negócio após o MBA.

Já escola de negócios da já consolidada Universidade Harvard, campeã da edição anterior, dessa vez veio em segundo lugar. Logo depois, no ranking de 2019, vem a Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Embora as renomadas universidades dos EUA já apareçam com frequência em classificações desse tipo, chama atenção o fato de que as francesas INSEAD e HEC Paris não tenham vindo tão fortes na pesquisa de 2019, apesar de ainda aparecerem entre as 10 melhores escolas para MBA no mundo (ocupando, respectivamente, a sexta e a sétima posição). Antes das francesas, merece destaque a London Business School, quem, em 5º lugar no ranking de MBAs, foi a que alcançou o melhor desempenho entre as instituições europeias classificadas.

Leia mais: O que se espera de um candidato ao MBA na escola de negócios do MIT?

Outros dados do ranking QS para MBA em 2019

A classificação também permitiu explorar outros dados referentes a MBA em nível global, como a idade média dos alunos de programas desse tipo, que é 29 anos. Além disso, também foi possível identificar o nível de experiência dos estudantes matriculados em cursos de MBA: 5 a 6 anos de atuação profissional.

Confira os dez melhores MBAs de 2019 abaixo e acesse a lista completa no site oficial do QS Ranking:

#1 Universidade Stanford

#2 Harvard Business School 

#3 Universidade da Pensilvânia

#4 London Business School

#5 MIT (Sloan School of Management)

#6 INSEAD

#7 HEC Paris

#8 Chicago (Boot) e IE Business School – empatadas

#10  Universidade Columbia

 

Na foto: Stanford Graduate School of Business / Crédito: Divulgação

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados