InícioIntercâmbioO que é preciso para fazer MBA em Paris? Responsáveis por admissões...

O que é preciso para fazer MBA em Paris? Responsáveis por admissões dão dicas a estudantes brasileiros

Marcela Marcos - 23/10/2018
Comentários:

O programa de MBA da Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris (HEC Paris) se dispõe a criar um ambiente que inspire novas ideias, no qual os estudantes possam desafiar a si mesmos e compartilhar experiências. Com corpo estudantil diversificado, formado por cerca de 250 pessoas de 55 nacionalidades e perfis profissionais diferentes, a escola quer formar “indivíduos ambiciosos”. Mas quais seriam, afinal, as características mais específicas do que se considera o candidato ideal da HEC Paris?

É isso que, em parceria com o MBA House, procuramos descobrir com duas responsáveis por admissões na instituição!

 

Brasileiros na HEC Paris

Segundo Colleen Stanfa, Gerente de Recrutamento da HEC Paris para a América Latina e principal contato de candidatos brasileiros, ano após ano a escola recebe participantes com alto potencial de liderança e ótima bagagem acadêmica vindos do Brasil. Ela cita o exemplo do novo presidente do Conselho de MBA da instituição, que é brasileiro, e diz ainda que os alunos do país, assim como latino-americanos em geral, se saem bem no processo seletivo pois são “abertos e animados, o que ajuda a promover a atmosfera dinâmica do campus”. Outra vantagem é o fato de que muitos candidatos brasileiros são trilíngues e acumulam experiências em outras regiões da América Latina, o que é bem visto pelos recrutadores franceses.

O candidato ideal ao MBA da Escola de Altos Estudos Comerciais

Colleen Stanfa explica que, em termos de perfil, um candidato bem-sucedido deve demonstrar excelência acadêmica, interesse por progressão na carreira e fortes habilidades interpessoais, além, é claro, do já conhecido potencial de liderança. “Buscamos equilíbrio em todos os critérios das admissões. Valorizamos a atividade formal, como realizações profissionais ou experiências na escola, mas também estamos interessados ​​em atividades extraprofissionais. Por exemplo, alguém que tenha liderado uma equipe internacional ou que tenha clientes no exterior cumprirá claramente nossos critérios de exposição internacional, assim como alguém que tenha se voluntariado no exterior ou viajado pela América do Sul”, complementa a gerente de recrutamento.

Exame de Admissão: GMAT ou GRE?

Sara Vanos, Diretora Associada de Marketing e Recrutamento da HEC Paris, afirma que o processo de admissão da escola aceita tanto o GMAT quando o GRE (exames padronizados para MBA), e não há uma preferência por algum deles. Ela recomenda, no entanto, que os candidatos realizem os dois testes, para terem a possibilidade de submeter o resultado daquele com que se sintam mais confortáveis.

Possibilidades futuras para alunos da HEC Paris

De acordo com Vanos, o MBA garante reconhecimento no mundo inteiro, mas os efeitos partir do curso dependerão dos objetivos do candidato. “Em geral, o MBA aumenta a empregabilidade, pois proporciona uma visão holística das funções em uma empresa. É um degree versátil que pode abrir portas em qualquer setor”, avalia. Mais especificamente em relação aos benefícios do próprio programa que coordena, ela diz que o HEC Paris MBA “irá desafiar o aluno a mudar a forma como pensa”.

Em termos mais práticos, segundo a recrutadora, a taxa de empregabilidade é de 97% em três meses de curso, sendo que 50% dos alunos trabalham na Europa após o MBA.

Quer saber mais sobre o MBA da HEC Paris? Participe de evento gratuito no MBA House!

#Anote na Agenda

MBA em Paris com a HEC

Quando: 26 de outubro, às 19h30 (horário de Brasília)
Onde: E-Tower Building (Rua Funchal, 418, Vila Olímpia, São Paulo/SP)
Inscrições: Não é necessário fazer inscrição prévia para participar do evento.

Possibilidades de bolsa para estudar na França

A HEC Paris oferece uma bolsa de estudos baseada em mérito, cujo apoio pode chegar a até 50% do valor da tuition. Todas as possibilidades de auxílio da instituição podem ser consultadas aqui.

Outros programas de bolsa que custeiam os estudos na França são Eiffel Scholarship for Excellence, Fortè Foundation for Women e L’óreal-UNESCO.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados