InícioOutrosConheça as melhores faculdades de administração do mundo

Conheça as melhores faculdades de administração do mundo

Priscila Bellini - 17/08/2018
Comentários:

Em bom inglês, a área pode ser descrita como Business and Management. E é assim que aparece em rankings universitários, como o QS Ranking, da consultoria britânica Quacquarelli Symonds. Para determinar quais são as melhores faculdades de administração do mundo, tais listagens examinam uma série de fatores. Entre eles, estão, por exemplo, a reputação acadêmica de cada instituição.

No caso dos cursos de graduação, há uma listagem generalizada. Já os de mestrado são separados por sub-áreas, de finanças, administração e “business analytics“. Não é raro, entretanto, que as escolas permitam a combinação de outras áreas de major e minor no currículo. Um aluno poderia, portanto, somar uma formação em empreendedorismo ou desenvolvimento ao diploma original, durante o curso.

Pelos dados de 2018, o pódio do ranking é dominado por universidades americanas consagradas.

Conheça as melhores faculdades de administração 

#1 Universidade Harvard

Com séculos de tradição, Harvard conquista os holofotes também no setor de Business and Management. Não é surpresa, então, que chegue ao primeiro lugar entre as melhores faculdades de administração de 2018. Seguindo uma tradição de flexibilidade no currículo escolar, a universidade permite que os alunos escolham uma “especialidade” no curso. Ou seja, que componham a própria formação com majors e minors. Um deles, é claro, é Business administration and management.

Se ainda há dúvida sobre a qualidade do curso, basta espiar os rankings sobre pós-graduação na área. Neles, a Harvard Business School também se destaca como melhor MBA do mundo.

#2 London Business School

Pelo ranking completo, o segundo lugar fica para o INSEAD, o Instituto Europeu de Administração de Empresas. Entretanto, a instituição não oferece uma graduação na área. Para efeitos práticos, portanto, a London Business School assume o posto, já que é a próxima colocada e tem renome nesse campo.

Para os alunos da LBS, há opções de bacharelado em “business management”, com duração de três anos. Segundo a universidade, o curso permite que os alunos tenham contato com aspectos reais de administração. A estrutura da formação, por sua vez, inclui temas de marketing e gestão estratégica. As aulas focam estudos de caso e convocam palestrantes de diferentes indústrias para falar aos alunos.

#3 Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Outro nome recorrente em rankings internacionais, o MIT é conhecido por formar tanto empreendedores quanto cientistas. Para interessados em administração, não é diferente. A MIT Sloan School of Management oferece o chamado Course 15, o curso de graduação em business and management.

Desde 2016, os alunos podem selecionar a opção que mais os interessa entre três especialidades: administração, business analytics e finanças. Antes, a formação era conhecida como “management science”. Para os estudantes do MIT, há cerca de 150 disciplinas disponíveis, além de oportunidades de pesquisa e trabalho prático.

#4 Universidade da Pensilvânia

A proposta da UPenn é de oferecer o equivalente a um MBA distribuído pelos anos de graduação. Não é à toa que o curso oferecido pela Wharton School coloque a instituição entre as melhores faculdades de administração do mundo. Para os alunos da universidade, há 22 matérias na área para escolher, bem como 10 disciplinas em “liberal arts and sciences” e cinco eletivas livres.

Um estudante conta com diferentes recursos para aprender o tema, de aulas com estudo de caso até “learning labs”. Isso porque se pretende que o aluno saia da escola com conhecimentos práticos, suficientes para elaborar um plano de marketing ou gerenciar toda uma empresa.

Conheça o restante da lista de melhores faculdades de administração do mundo pelo site do QS Ranking.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados