//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesSaiba quais são as melhores universidades de Portugal

Saiba quais são as melhores universidades de Portugal

Gustavo Sumares - 04/11/2022
Comentários:

Portugal é um destino muito desejado por brasileiros. O fato do país também falar português faz com que ele seja procurado por muita gente que quer conhecer outra nação, mas não domina um idioma estrangeiro. A elevada qualidade de vida dos cidadãos de lá também faz com que um intercâmbio em Portugal, e o país também tem excelentes universidades para quem pensa em ensino superior. A seguir, vamos falar sobre as melhores universidades de Portugal.

O assunto é particularmente interessante para quem está concluindo o ensino médio e tem vontade de estudar fora durante a graduação. Isso porque é possível usar a nota do Enem para entrar em algumas universidades portuguesas! O processo exige também outros documentos, e costuma ser bem competitivo, mas é uma ótima opção para quem tem boas notas. E muitas escolas também oferecem bolsas de estudo para brasileiros.

Leia também: Saiba quais são as melhores universidades do mundo

Usamos como referência os dois principais rankings mundiais de universidades: o da Quacquarelli Symonds (QS) e o da Times Higher Education (Times). Os dois diferem entre si com relação a quais são as melhores universidades de Portugal. Por isso, pegamos os principais destaques do país em cada um deles, e falamos sobre elas abaixo. Confira!

Universidade do Porto

Reitoria da Universidade do Porto

A Universidade do Porto já foi considerada a melhor de Portugal em vários rankings. Hoje, disputa posições com outras instituições do país. Mesmo assim, ainda é uma das melhores: o ranking da QS coloca-a na segunda posição entre as lusitanas, enquanto que no da Times ela fica em terceiro lugar.

Fundada em 1911, ela tem hoje cerca de 30 mil estudantes, sendo aproximadamente 4.000 deles alunos internacionais. E ela se destaca, segundo o ranking por disciplinas da QS, em uma série de áreas. Entre elas, arquitetura, esporte, engenharia civil e engenharia química.

Universidade de Coimbra

faculdade de Direito fora do Brasil

Outra instituição portuguesa tradicional, a Universidade de Coimbra tem mais de 700 anos de história! Sua fundação data de 1290, e desde então ela mantém sua reputação como uma das melhores do país. No ranking da QS, ela aparece como quarta da lista; no da Times, ocupa a sétima posição.

Ela conta com cerca de 25 mil alunos — aproximadamente 10 mil na graduação e 15 mil na pós. Entre seus estudantes há pessoas de 75 países diferentes, incluindo cerca de 2 mil brasileiros — atualmente, a instituição disponibiliza cerca de 600 vagas para estudantes daqui. Ela também pode ser escolhida como destino possível por quem recebe uma das bolsas do programa de bolsas Santander Ibero-Americanas.

Universidade de Lisboa

Universidade de Lisboa - melhores universidades de Portugal

Localizada na cidade de Lisboa, capital de Portugal, a Universidade de Lisboa é considerada a melhor universidade de Portugal pelo ranking da QS. No ranking da Times, ela fica em quarto lugar, o que confirma a posição de destaque da instituição. Em número de alunos, ela é a maior do país, contando com cerca de 48 mil estudantes, dos quais mais ou menos 15% vêm de outros países.

Leia também: Tudo que você precisa saber para estudar em Portugal 

A instituição que se conhece hoje como Universidade de Lisboa é resultado da fusão da antiga universidade de Lisboa (fundada em 1911, assim como a Universidade do Porto) com a Universidade Tecnológica de Lisboa. A fusão foi concretizada em 2013, o que significa que a Universidade de Lisboa, em sua configuração atual, é bem jovem.

Nova Universidade de Lisboa

Universidade Nova de Lisboa - melhores universidades de Portugal

Além da Universidade de Lisboa, Portugal também tem a Universidade Nova de Lisboa (designada, muitas vezes, apenas como NOVA). E ela também é uma escola de destaque no país. No ranking da QS, ela é considerada a terceira melhor universidade de Portugal. Já o da Times concede a ela a segunda posição.

Fundada em 1973, ela é relativamente nova. Mesmo assim, já têm campi em Almada e Oeiras, além de Lisboa, e conta com cerca de 20 mil estudantes — aproximadamente 20% deles vindos de outros países. Ela também chama atenção por suas parcerias internacionais com universidades como o MIT e Carnegie Mellon University, especialmente em seus mestrados e doutorados.

Universidade Católica Portuguesa

Universidade Católica Portuguesa

Fechando a lista de universidades portuguesas que são consenso entre os dois principais rankings está a Universidade Católica Portuguesa, ou UCP. O Times considerou-a como a melhor universidade de Portugal, ao passo que na lista da QS ela ocupa a sétima posição entre as instituições de ensino superior do país.

Ela foi fundada em 1967 e, estando vinculada à igreja católica, tornou-se a primeira universidade moderna de Portugal a não ter sido fundada pelo estado. Ela conta hoje com cerca de 11 mil estudantes, cerca de 17% dos quais são alunos estrangeiros. E de cada 100 alunos seus, 62 são mulheres, o que faz dela a instituição com maior presença feminina nesta lista. Ela também participa do programa Erasmus, pelo qual recebe estudantes estrangeiros todo ano.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados