InícioBolsas de EstudoBrazil Conference seleciona dez brasileiros para evento com tudo pago em Boston

Brazil Conference seleciona dez brasileiros para evento com tudo pago em Boston

Priscila Bellini - 06/10/2021
Comentários:

Todos os anos, a Brazil Conference coloca as discussões sobre o país no centro dos debates em algumas das melhores universidades do mundo. No evento, nomes de destaque de setores do governo, empresas e organizações brasileiras são convidados para as mesas de debate. E, com apoio da própria organização, alunos de universidades do Brasil também podem participar. Na edição deste ano, serão selecionados dez estudantes de instituições de ensino superior, dois de cada uma das cinco regiões do país.

Para participar, os estudantes devem estar matriculados na graduação e ter um histórico de engajamento em iniciativas diversas, incluindo projetos educacionais, sociais ou ambientais.

Como se inscrever?

O processo seletivo divide-se em três fases. A primeira é uma inscrição online em que os candidatos devem inserir dados básicos sobre si e enviar um vídeo introdutório. Nessa etapa, os estudantes devem explicar o motivo por trás do interesse no evento.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

O segundo passo também exige que o aluno responda a uma série de perguntas. Por exemplo: “Como sua participação na Conferência será relevante?”. Nessa etapa, também e necessário enviar um vídeo com mais detalhes sobre uma das iniciativas nas quais o candidato está envolvido na própria instituição ou comunidade.

Já, a terceira fase é a final do processo, e conta com uma entrevista online com os pré-selecionados. A partir daí, os dez aprovados se tornam Embaixadores da Brazil Conference 2022. O objetivo do programa de embaixadores é desenvolver jovens líderes que resolvam problemas sociais brasileiros e inspirem outros jovens a promover mudanças no país. 

Para se inscrever acesse a aba “Programas” no site da Brazil Conference (disponível aqui). As inscrições vão até 19 de outubro.

Quais são os benefícios

A bolsa cobre as todas despesas da viagem, desde a emissão de passaporte e visto para os EUA, passagens aéreas, acomodação e até um valor para refeições fora da conferência. “Como lá é bem frio, eles até ajudam a conseguir casacos se precisar”, conta Mariana Zanholo, embaixadora da Brazil Conference 2019.

Os benefícios de ser um embaixador incluem:

  • Com custo zero (hospedagem, passagem, visto e alimentação concedidos pelo time BC);
  • Mentoria exclusiva para projetos e iniciativas idealizados pelo Embaixador;
  • Capacitação em competências importantes para a liderança de projetos e pessoal;
  • Networking com estudantes, palestrantes e empresas;
  • Integrar e fazer parte de uma rede de jovens líderes que causam impacto no Brasil.

Mariana ressalta que o processo de candidatura em si já é uma experiência enriquecedora. “O processo todo me fez pensar muito no que eu já fiz, e no impacto que isso teve na vida dos outros”, comenta. “Outro ponto positivo foi o retorno que eles mandaram. A cada nova fase eles enviavam e-mails legais, com inspirações. São bem pontuais e te envolvem bastante no processo desde o início”, relata. As inscrições vão até 19 de outubro!

Como é ser embaixador da Brazil Conference?

Segundo Mariana, além dos benefícios mais concretos, ser embaixador da Brazil Conference também oferece uma série de experiências positivas. A primeira delas é o convívio com os outros nove embaixadores. “A gente se conheceu antes de ir, mas é outra coisa você estar lá. Foi muito rico conviver com eles”, recorda.

Além disso, a participação permite “ter contato com muita gente, embaixador ou não, que realmente trabalham pela transformação do país”. Ver pessoas que tinham a oportunidade de estudar fora mas, mesmo assim, estavam determinadas a voltar para o Brasil depois para causar impacto positivo em diversas áreas foi, para Mariana, uma experiência inspiradora.

E, claro, há também os aprendizados que uma experiência no exterior traz. “Sempre quis estudar fora, e acho que consegui realizar isso num momento muito oportuno. Conhecer o Harvard e o MIT eram coisas que eu achava que ainda estavam muito distantes”, diz.

Para quem pensa em se candidatar, Mariana recomenda se informar bem tanto sobre o processo quanto sobre a Brazil Conference. “Quando eu decidi que me candidataria, aquilo virou um objetivo. Imprimi o edital, li direitinho, me preparei para todas as fases, pensei no impacto das coisas que eu fiz”, conta.

Sobre a Brazil Conference?

A Brazil Conference é a maior conferência organizada por estudantes brasileiros em comunidades internacionais do mundo. Ela tem como missão estabelecer um espaço plural para o debate, criando ideias sobre o futuro do nosso país. Para isso, promove anualmente, nas universidades norte-americanas, um encontro entre líderes e representantes da diversidade do Brasil. Discutem temas relacionados à política, economia, cultura e sociedade.

A iniciativa conta com um braço de extensão representado por diversos programas sociais que visam levar o impacto da BC para as diferentes regiões e comunidades do país. Esses programas são: Programa de Embaixadores, HackBrazil, BC Comunidades e Diálogos. Mais informações podem ser encontradas no site da BC (acesse aqui).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados