InícioPreparaçãoVocê passaria em uma entrevista para estudar na Universidade de Oxford?

Você passaria em uma entrevista para estudar na Universidade de Oxford?

Redação do Estudar Fora - 24/02/2023
Comentários:

A Universidade de Oxford é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do mundo. E se você é uma das pessoas que se pergunta como entrar em Oxford, saiba que o professo inclui uma entrevista com um oficial de admissões. A entrevista da Universidade de Oxford pode parece intimidante, mas é apenas uma maneira do oficial conhecer melhor o candidato.

Ainda assim, esse processo é uma das etapas do processo de seleção que mais costuma amedrontrar os candidatos a cursos de graduação no exterior. Com o objetivo de tornar o seu processo mais transparente e “acalmar” os participantes, a universidade divulgou algumas das questões feitas em anos anteriores. Divulgou também explicações sobre o que os examinadores estão, de fato, tentando descobrir. Então se você se pergunta como entrar em Oxford, essas questões da entrevista da Universidade de Oxford podem ajudar bastante! As informações são da BBC Brasil.

Será que conhecer algumas das questões da entrevista da Universidade de Oxford acalma quem está se candidatando ou provoca ainda mais medo? Veja a seguir:

1. Biologia: 

Se você tivesse que escolher entre salvar florestas tropicais ou barreiras de corais, qual você salvaria?

Owen Lewis, do Brasenose College

Espera-se que o candidato seja capaz de usar seus conhecimentos gerais e senso comum para formular uma resposta. A pergunta não requer conhecimentos detalhados. O estudante pode, talvez, ser indagado sobre a importância da biodiversidade e das espécies raras. E sobre recursos de interesse humano — como combustível, alimento, ecoturismo e remédios — que provêm das florestas e recifes de corais, ou dependem deles.

Finalmente, é preciso considerar o impacto da mudança climática, erosão do solo, poluição, extração da madeira, combustíveis renováveis, pesca predatória etc. “A resposta final não interessa”, diz Owen Lewis, do Brasenose College. “Ambos, floresta e recifes, precisam ser administrados de maneira sustentável para que se encontre um equilíbrio entre as necessidades do homem e a necessidade de conservação”.

2. Engenharia

Como você projetaria uma barragem de gravidade para represar água?

Byron Byrne, Department of Engineering Science

Primeiro, o candidato deve determinar as forças agindo sobre a barragem antes de considerar a estabilidade da parede quando submetida à ação dessas forças. Os candidatos provavelmente reconhecerão que a água pode empurrar a barragem. Então, espera-se que eles construam expressões matemáticas simples para prever quando isso ocorreria. Alguns talvez discutam possíveis falhas por deslize, questões de desenho estrutural e os efeitos de infiltrações de água na barreira, por exemplo.

O canditato não terá estudado todos esses assuntos na escola, então será orientado para que se avalie quão rapidamente as novas ideias são absorvidas. Nesse ponto, a entrevista da Universidade de Oxford também investiga a habilidade do candidato de aplicar física e matemática a novas situações e pode testar seu interesse e entusiasmo pelo campo da engenharia.

Vamos te ensinar a vender seu peixe!

3. Ciência dos Materiais

Quão quente precisa estar o ar dentro de um balão para que ele seja capaz de erguer um elefante?

Steve Roberts, St Edmund Hall

O examinador diz que nas vezes em que perguntou isso em entrevistas, nenhum candidato conseguiu chegar à resposta no tempo reservado (dez minutos). “Mas não esperávamos que eles conseguissem,” explica. “Usamos esse tipo de pergunta para tentar descobrir como os candidatos pensam sobre problemas, e como se comportariam em uma aula dirigida”, explica Roberts.

Roberts diz que esclarece isso aos candidatos antes mesmo de fazer perguntas desse tipo. Ele diz que o que está tentando avaliar é quão rapidamente o estudante consegue chegar ao cerne do problema. Por exemplo, quais são os princípios elementares de física em jogo aqui? Que conceitos e que equações seriam úteis? De que maneira o candidato responde a sugestões e pistas? Como ele aborda conceitos básicos e identifica as questões mais importantes? Afinal, como funciona um balão de ar quente? Que outros mecanismos funcionam da mesma forma? Qual é o tamanho típico de um balão e quanto pesa em média um elefante? E o peso do próprio balão?

Finalmente, Roberts que saber como o candidato “usa rudimentos de matemática para ter uma noção rápida da resposta provável, usando aproximações sensatas quando trabalha com fórmulas e tendo em mente as unidades”.

4. Música

Se você pudesse inventar um novo instrumento musical, que tipo de som ele faria?

Dan Grimley, Merton College

O examinador diz que, na entrevista da Universidade de Oxford, está interessado em respostas que revelem a maneira como o estudante usa sua imaginação de forma crítica.

Que tipos de sons instrumentos e vozes produzem hoje? Como esses sons poderiam ser desenvolvidos de forma criativa? Há novas maneiras de se produzir sons (meios digitais) que transformaram o modo como ouvimos ou entendemos sons hoje em dia? Será que o conceito de “instrumento” tornou-se obsoleto? É possível imaginarmos formas mais simbióticas, mais híbridas, de gerar e de vivenciar sons musicais?

“A pergunta não se limita, de forma alguma, à música erudita”, diz Grimley. “Respostas que envolvam toda uma gama de estilos e gostos musicais, produzidos e consumidos nos lugares mais diversos, seriam bem-vindas”.

As informações são da BBC Brasil.

Leia também: As melhores universidades europeias

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados