Um Projeto: Fundação Estudar
Destino de Intercâmbio Ideal

Descubra como escolher seu destino ideal de intercâmbio (com exemplos!)

Por Nathalia Bustamante

No Estudar Fora, falamos muito sobre melhores universidades, bolsas de estudo e experiência de estudantes brasileiros no exterior, mas muitos brasileiros “empacam” em uma fase anterior: com tantas opções disponíveis (há 193 países diferentes no mundo, segundo a ONU), como escolher o destino de intercâmbio ideal

Em resumo, há cinco aspectos importantes para se levar em conta:

#1 Quão longe você está disposto a ir

e o que isso pode significar em termos de quantas vezes conseguirá visitar a família ou receber visitas durante o intercâmbio;

#2 Qual idioma você fala, ou quer falar

…lembrando que isso não tem a ver apenas com o idioma de instrução, já que universidades do mundo todo oferecem cursos em inglês. Considere também qual idioma você usará no seu dia a dia e o quão interessante para você é aprendê-lo.

Leia também: 10 países fora da rota para intercâmbio

 

#3 Qual seu estilo de vida

Considere aí suas preferências pessoais. E não necessariamente se limitando à realidade que você tem hoje, mas considerando aquele que seria seu lifestyle ideal. Já falamos sobre os diversos aspectos a serem considerados nesta questão em um texto mais longo sobre “onde você deveria desfazer as malas” – confira aqui.

#4 Qual seu orçamento

Sempre dizemos aqui no Estudar Fora que um orçamento apertado não deve ser um fator limitante da sua escolha, pois há diversas formas alternativas de financiar seus estudos no exterior. Porém, não dá para ignorar o fator câmbio e o fator custo de vida na hora de escolher seu destino – pois isto também está diretamente relacionado ao seu estilo de vida. Por exemplo, quem quer economizar para viajar pela Europa inteira terá mais vantagens indo para uma cidade no interior da Inglaterra do que para Londres, uma das cidades mais caras do mundo.

#5 Qual será a relevância do intercâmbio para o seu futuro

Cabe, por fim, fazer uma pesquisa extensa sobre as melhores universidades e cursos para a sua área de interesse, e também buscar informações sobre o ecossistema local e o quanto ele pode ser aproveitado para enriquecer a sua experiência. Além disso, é importante refletir sobre o seu futuro e suas aspirações profissionais e pessoais. Isso vai garantir um intercâmbio que, além de inesquecível, também seja uma experiência que lhe leve para mais perto do seu sonho.

Se você quer saber mais sobre estes aspectos e ver esta decisão sendo tomada na prática (e ao vivo) por uma cobaia da equipe da Fundação Estudar, confira o vídeo abaixo:

Como escolher seu destino de intercâmbio?

 

Quem ainda está em dúvida pode conferir também a nossa websérie Comparando Destinos, em que a especialista em educação internacional Andrea Tissen fala sobre as peculiaridades dos destinos mais procurados por brasileiros.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo