Conheça a New York University (NYU), uma das universidades mais “internacionais” do mundo

Stern Business School da New York University (NYU)

O secretário do tesouro Americano, Albert Gallatin, do governo do presidente Thomas Jefferson (1801-1809), queria criar uma instituição que acompanhasse o ritmo frenético de desenvolvimento de Nova York. Fundada em 1831, a New York University (ou NYU) teve sua primeira turma de graduação dois anos depois, com apenas quatro alunos.

Hoje, a NYU coordena programas de estudo no exterior em 25 países, o que mostra a internacionalização da instituição, e oferece mais de 400 cursos, entre opções de graduação e pós-graduação.

A NYU conta com centros de pesquisa em Accra, em Gana; em Berlim, na Alemanha; em Buenos Aires, na Argentina; em Florença, na Itália; em Londres, na Inglaterra; em Madri, na Espanha; em Paris, na França; em Praga, na República Tcheca; e em Tel Aviv, em Israel. Em 2010, a universidade inaugurou um centro em Abu Dhabi e em 2012, em Shanghai. na China. Em seus centros e campi universitários, a instituição reúne mais de 50 mil estudantes.

NYU em números

A universidade de Nova York tem atualmente cerca de 51,1 mil estudantes. Cerca de 26,7 mil estão na graduação, com o restante na pós. A universidade tem mais mulheres do que homens: a proporção entre eles e elas é 42:58.

Em termos de alunos internacionais, são mais de 13 mil, cerca de 5 mil dos quais estão na graduação. Os dados indicam que cerca de 27% do corpo estudantil da universidade é composto por estrangeiros. Um dos destaques da instituição é sua divisão em turmas pequenas. As aulas não costumam ter mais do que 30 estudantes.

O prestígio da universidade estadunidense também pode ser visto nos principais rankings universitários. Confira a posição dela em alguns deles:

Quando o assunto é prestígio e excelência acadêmica, vale a pena destacar outros números referentes à NYU: os prêmios internacionais. São 38 laureados com o Prêmio Nobel, mais de 30 que receberam o Pulitzer e mais de 30 premiados com o Oscar.

Cursos oferecidos pela NYU

São mais de 2.700 matérias oferecidas, distribuídos entre as mais de 230 áreas de estudo. Tudo isso dividido entre 18 escolas e faculdades da NYU. As áreas incluem Humanidades, Ciências, Direito, Medicina, Artes, Administração Pública, Engenharia, entre outros. Veja aqui todos os programas de estudos oferecidos pela universidade.

Conheça alguns dos institutos e centros que integram a NYU:

Stern School of Business

A escola de negócios da New York University é uma das mais antigas dos Estados Unidos, fundada em 1900, e mais prestigiadas. Ela oferece opções de graduação e pós, e costuma encorajar os estudantes a terem experiências no exterior, por meio de convênios e estágios em empresas estrangeiras. Para os profissionais mais experientes, que não podem se deslocar para Nova York e se dedicar integralmente aos estudos, há ainda MBAs executivos, com duração de 22 meses.

School of Law

Trata-se da mais antiga escola de Direito de Nova York, criada em 1835 no centro de Manhattan. Não raro, o centro aparece em destaque nos rankings universitários focados na área jurídica, em especial nos programas ligados a Direito Tributário e Direito Internacional. Um dos destaques fica a cargo da fellowship Root-Tilden-Kern, considerada uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos.

Tandon School of Engineering

Voltada à engenharia e às ciências aplicadas, a Tandon foi a segunda instituição privada do tipo nos Estados Unidos. A escola reúne mais de 5 mil estudantes atualmente e, a partir de 2017, passou a receber um investimento de 500 milhões dólares.

O processo de candidatura

A admissão – para graduação e para cursos de pós – é a clássica das universidades americanas. Ou seja, são exigidos essays temáticos, resultados de testes padronizados (que incluem exames como GMAT e GRE), notas em provas de proficiência em inglês, cartas de recomendação e histórico acadêmico. As inscrições são feitas na página da própria universidade, por formulários online e submissão de documentos pela plataforma.

Um ponto particularmente interessante para brasileiros interesados em estudar lá é que a Universidade de Nova York aceita a nota do ENEM no processo de candidatura! Os estudantes brasileiros podem enviar um certificado de conclusão do Ensino Médio e o resultado do vestibular e/ou a nota do Ensino Médio junto com o ENEM. Nestes casos, os alunos não precisam enviar notas de SAT/ACT.

Para pós-graduação, em geral é exigido que o aluno envie histórico acadêmico, CV e cartas de motivação e recomendação. No caso de programas voltados para pesquisa, também é necessário enviar um projeto de pesquisa. Em alguns casos, também é interessante já ter contato com um professor da instituição para facilitar a candidatura e ter acesso a mais opções de apoio financeiro.

– Acesse a página de admissão para graduação

– Acesse a página de admissão para pós-graduação, com a listagem de cada escola

Bolsas de estudo

Assim como outras instituições privadas dos Estados Unidos, a NYU exige pagamento de tuition, ou anuidade, bem como taxas acadêmicas que podem ser bastante elevadas. Para ter uma ideia, pelo levantamento de 2017, tais valores chegavam a uma média de 50 mil dólares.

Para oferecer apoio financeiro aos estudantes que não têm condições de pagar pela educação na universidade, a NYU dispõe de mais de 1 bilhão de dólares como verba. Estima-se que metade dos alunos de graduação contem com algum tipo de auxílio financeiro, entre bolsas parciais e integrais por necessidade financeira e mérito. Para ter uma ideia, a média de ajuda concedida é de US$ 29.971.

Os programas de bolsas da universidade, no entanto, costumam ser direcionados a cursos ou carreiras específicas. É o exemplo da Henry Hart Rice Urban Studies Fellowship, que é voltado à área de políticas públicas e estudos urbanos.

– Veja aqui mais informações sobre as bolsas de estudo.

Curiosidades

  • Um de seus professores foi Samuel F.B. Morse, que ensinava escultura e pintura, responsável pela criação do telégrafo enquanto estava na NYU.
  • A primeira turma de graduação, em 1833, tinha apenas três alunos.

Ex-alunos famosos da NYU

  • Martin Scorsese, diretor de Taxi Driver, Touro Indomável, O Irlandês e O Lobo de Wall Street;
  • Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve;
  • Ang Le, diretor responsável por filmes como O Segredo de Brokeback Mountain;
  • Stefani Germanotta, mais conhecida como Lady Gaga, cantora pop;
  • Spike Lee, diretor de filmes como Malcolm X e Infiltrado na Klan;
  • Jonas Salk, descobridor da vacina de poliomielite;
  • Rudy Giuliani, ex-prefeito de Nova York.
  • Donald Glover, ator, comediante e rapper conhecido como Childish Gambino;
O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: