InícioUniversidadesUniversidade de Tel Aviv: conheça a maior universidade de Israel

Universidade de Tel Aviv: conheça a maior universidade de Israel

Nathalia Bustamante - 03/02/2023
Comentários:

A maior e mais reconhecida universidade do Estado de Israel, localizada na cidade de Tel Aviv, reflete o próprio espírito da cidade: um centro de diversidade e inovação no Mediterrâneo. A Tel Aviv University (TAU) tem mais de 30 mil estudantes divididos em suas nove faculdades que abrangem as áreas de ciências, artes e humanas.

A TAU está entre as 200 melhores universidades do mundo, de acordo com o Ranking CWUR, e entre as 250 melhores do mundo de acordo com o Ranking QS 2021. Fundada em 1956, em resultado da fusão da escola de lei e de economia de Tel Aviv, um Instituto de Ciências Naturais e um Instituto de Estudos Judaicos, é também uma das mais tradicionais instituições do país.

Leia também: Universidade de Tel Aviv tem bolsas integrais de graduação e pós para brasileiros

Morar em Tel Aviv

A cidade de Tel Aviv é a capital cultural, financeira e tecnológica de Israel – se destacando no cenário internacional como pólo de desenvolvimento de novas tecnologias. E a universidade é central no avanço deste campo: são mais de 2,400 patentes registradas até o ano de 2016 e 65 empresas geradas como spinoff da universidade.

Entre suas mais recentes inovações estão a tecnologia de flash drive com maior capacidade de armazenamento do mundo; tecnologias para melhorar o desempenho energéito de baterias e bio sensores que detectam câncer, toxinas e explosivos.

Cursos Oferecidos pela Tel Aviv University

A TAU Internacional recebe estudantes de todos os países do mundo em programas conduzidos inteiramente em inglês. Entre as opções estão de Intercâmbio Acadêmico com duração de seis meses ou um ano (em que estudantes têm a opção de ficar no alojamento Einstein Dorms), Programas de Graduação, Mestrado e Especializações.

Na graduação, a universidade oferece um Bacharelado em Artes Liberais, que dá acesso a uma variedade de disciplinas nas ciências humanas e sociais (e os estudantes podem escolher um major e um minor, no mesmo modelo das instituições norte-americanas).

Também é possível realizar o BA em Liberal Arts como parte de um dual degree oferecido pela Universidade de Tel Aviv com a Columbia University — uma das escolas que compõem a prestigiosa Ivy League dos Estados Unidos. Eles oferecem 80 opções de disciplinas para majors e minors no BA in Liberal Arts. Conheça mais sobra o Dual Degree da TAU no link (disponível aqui).

O mais novo curso da TAU é o International B.A. in Management & Liberal Arts, que combina administração e Artes Liberais, curso inédito entre as universidades israelenses. O programa oferece disciplinas que abordam empreendedorismo e inovação, além das aulas tradicionais. Israel é uma referência no setor, sendo o país com maior número de Startups per capita do mundo. 

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas em Fevereiro

Já a nível de pós-graduação, são oferecidos 16 mestrados internacionais, com duração de um ano e a oportunidade de escrever a tese de conclusão de curso em um ano extra. Os programas são os mais variados, e vão de Mestrado em Resolução de Conflitos a Mestrado em Biologia com Ênfase em Segurança Alimentar. Confira aqui a lista completa.

A universidade também oferece uma variedade de cursos semestrais e anuais e cursos de verão. Há opções para quem deseja se aprofundar em idiomas como hebreu, Árabe e Iídiche, mas também inglês; e cursos avançados em Medicina Preventiva, Arqueologia e Segurança Interna.

Cursos Online e Gratuitos

A TAU também oferece 14 cursos gratuitos através da plataforma Coursera – os temas vão de Biologia ao Surgimento do Oriente Médio Moderno, e são uma boa oportunidade para sentir, sem gastar nada, um gosto da experiência acadêmica na instituição.

Como se candidatar

As candidaturas, tanto para graduação quanto para pós-graduação, são feitas online.

Para graduação, estudantes precisam enviar histórico acadêmico e certificado de conclusão do ensino médio, resultados do ENEM, duas cartas de recomendação (que devem ser enviadas pelo próprio professor ou diretor através de um formulário), uma carta de motivação e resultados do exame de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS). Adicionalmente, é preciso enviar comprovantes de bom estado de saúde, assinados tanto pelo candidato quanto por um médico.

Para pós-graduação, os detalhes de admissão estão na página de cada curso. Em geral, é solicitado diploma de graduação, histórico acadêmico, duas cartas de recomendação, um Personal Statement, Currículo, comprovante de proficiência em inglês e declarações de bom estado de saúde.

Bolsas de Estudo oferecidos pela Tel Aviv University

São diversas opções de auxílio financeiro para estudantes brasileiros na Universidade de Tel Aviv. A primeira é um apoio financeiro a estudantes aceitos que demonstrem necessidade financeira (Need Based Aid). A segunda é a bolsa do Masa: bolsas de estudos para candidatos que tenham ao menos um avô ou avó de origem judaica. A terceira é a Peisach Scholarship Fund, destinada a estudantes latinoamericanos.

Por fim, há também a bolsa Brazil Scholarship Fund, que a cada ano oferece a 2 brasileiros um desconto de 50% na anuidade do BA in Liberal Arts. Os alunos se inscrevem clicando aqui. Para que a candidatura à bolsa seja revisada o candidato deve antes ser aprovado no programa de sua escolha.

Ex-Alunos Famosos

  • Dan Arieli: Famoso Economista e Psicólogo
  • Ariel Sharon: Ex-primeiro ministro de Israel
  • Uri Levine: Fundador do aplicativo Waze

Para mais informações, entre em contato com os representantes da Universidade de Tel Aviv no Brasil:

André Chusyd,
Aluno do MA in Resolução de Conflitos e Mediação de 2012-2013
+ 55 11 9 9917-1909

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados