Inicio 10 ferramentas para estudar inglês de graça

10 ferramentas para estudar inglês de graça

0
10 ferramentas para estudar inglês de graça

Se você quer estudar fora em algum lugar além de Portugal, não tem muito jeito: você vai precisar aprender outra língua. E o inglês é provavelmente a opção mais indicada. Além de poder estudar nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, você também vai poder se candidatar a cursos em outros países que também são ministrados em inglês. E na sequência, vamos mostrar cinco apps, sites e canais ótimos para estudar inglês de graça.

Aulas são uma ótima maneira. O acompanhamento de um professor sempre é importante. Mas se você não tem tempo ou dinheiro para se matricular em um curso regular, isso não significa que você não consegue estudar inglês. Hoje em dia, há vários recursos que você consegue acessar pelo PC ou celular que também podem te ajudar bastante. Confira:

Dez recursos para estudar inglês de graça

Cambridge Learning English

No site da Cambridge Assessment English, que é a organização responsável por exames como o CAE e o CPE, há uma série de atividades gratuitas para você estudar inglês. Elas ficam localizadas na seção “Learning English”, e cobrem uma série de assuntos, desde vocabulário e gramática mais básica até pontuação e temas mais avançados.

Um ponto interessante é que você consegue filtrar as atividades disponíveis de acordo com o nível de proficiência que você já tem segundo o quadro comum europeu de referência. Então se você souber que já está no nível B1, pode procurar por exercícios voltados especificamente para esse nível. Mas se você não souber também, é possível separar por básico, intermediário e avançado mesmo.

Cada atividade tem uma breve descrição do que você precisa fazer, e uma estimativa do tempo que ela leva. E esse tempo geralmente fica entre cinco e dez minutos, então você consegue estudar mesmo que você não tenha muito tempo. E você não precisa nem fazer login no site para poder acessar os exercícios.

Teste oral de inglês de Cambridge

Outra ferramenta legal para estudar inglês de graça é um teste oral de inglês online. Funciona exatamente como a parte “speaking” de uma prova de certificado: você recebe um tema, e precisa falar um pouco sobre ele em inglês, para que o seu domínio da variante falada da língua possa ser avaliado.

Mas como o teste é online, você não precisa falar com ninguém além do seu computador. O próprio sistema consegue entender o que você disse e te dar um feedback no final, avaliando o seu desempenho de acordo com o quadro comum europeu. Ele também te diz o que você consegue fazer com esse nível de inglês, como pedir comida em um restaurante, apresentar trabalhos acadêmicos ou participar de reuniões de negócios.

A única desvantagem é que você precisa fazer o teste a partir de um computador – por enquanto, ele ainda não funciona no celular. E o teste tem mais ou menos 15 minutos de duração e precisa ser feito todo de uma vez. Mas, ao menos, no final, você já vai saber em quais pontos precisa trabalhar em termos de conversação.

Write And Improve

O Write And Improve é uma ferramenta ótima para quem quer treinar o writing, a seção de redação que geralmente é cobrada nas provas de inglês. A plataforma oferecec uma série de exercícios de escrita, que vão desde coisas como “escrever um convite para seu vizinho jantar na sua casa” até temas complexos como “escrever um relatório sobre sua participação em uma feira de negócios”.

A grande sacada é que você pode fazer todos esses exercícios na própria plataforma, e receber um feedback quase imediato sobre o seu desempenho. A plataforma consegue avaliar gramática e vocabulário, apontando falta de pronomes, erros de ortografia, palavras pouco usadas e frases com problemas de sintaxe, por exemplo.

Depois de receber o feedback, você consegue corrigir o texto e reenviá-lo. E você também consegue estudar inglês de graça sem login. Mas se você criar um perfil, vai conseguir acompanhar seu desempenho ao longo do tempo em um gráfico que avalia como você está em relação ao quadro comum europeu de referência. Então se você precisa atingir o nível B2, por exemplo, essa plataforma pode te mostrar exatamente o que está faltando.

Duolingo

O Duolingo é um dos aplicativos mais populares para aprender novas línguas, e não é à toa. Ele é bem leve de baixar e super fácil de usar, e ele oferece um monte de opções de línguas para todos os níveis diferentes. Inglês não é exceção: você pode usar o Duolingo tanto para começar a aprender inglês do zero quanto para treinar temas mais avançados.

Uma das principais vantagens do Duolingo é que ele fica no celular, e por isso você consegue estudar inglês de graça praticamente onde quiser. Se você quiser estudar no trem ou no ònibus, por exemplo, ele tem até um modo que desabilita os exercícios de fala. Não é o ideal, porque você acaba não treinando a pronúncia, mas pelo menos você não vai receber um monte de olhares estranhos de pessoas no transporte público.

E por ficar no seu celular, ele também pode ser configurado para te mostrar notificações e lembretes de que você precisa estudar. Notificações podem ser chatas, mas nesse caso é bem importante. Isso porque o próprio CEO do Duolingo já declarou que os usuários do app que se saem melhor nos estudos não são aqueles que estudam por duas horas de vez em quando, mas os que usam por cinco a quinze minutos todo dia.

Quiz Your English

Outro aplicativo legal para estudar inglês de graça é o Quiz Your English. Ao contrário do Duolingo, que tem um viés mais educativo, o Quiz Your English tem mais cara de jogo mesmo. E também diferente do Duolingo, que é só para você estudar sozinho, esse aplicativo permite que você estude com amigos ou outrass pessoas na internet.

Se você já jogou algum jogo como o Perguntados, vai saber como funciona. Você e outro jogador precisam responder a uma série de perguntas corretamente. No final, quem acertar mais perguntas é o vencedor. O app tem outros aspectos mais lúdicos, como um placar com a pontuação de todos os usuários e uma moeda que você pode usar para comprar itens no jogo.

Mas, ao mesmo tempo, o lado educativo dele é bem forte, permitindo que você veja exatamente o que você errou. Você também consegue selecionar tópicos específicos para jogar, o que pode ajudar a orientar os estudos.

English in Brazil by Carina Fragozo

Se você gosta de assistir a vídeos no YouTube, provavelmente vai gostar bastante do canal da Carina Fragozo. Ele se chama English in Brazil by Carina Fragozo, e traz um monte de vídeos legais que acabam sendo também um ótimo recurso para estudar inglês de graça.

Mas os vídeos dela raramente são aulas mais tradicionais de inglês. Ela até tem uma série de vídeos de inglês básico, e alguns outros que são mais focados em questões gramaticais. Mas, no geral, ela te ensina inglês falando sobre situações específicas, como frases para usar no supermercado ou no aeroporto, ou traduzindo letras de músicas famosas em inglês.

Os vídeos são bem divertidos e tem uma visão mais ligada ao cotidiano. Então mesmo que você não entenda quase nada de gramática e ache essa parte muito chata, é bem provável que você aprenda bastante com o canal dela. E por ser um recurso audiovisual, você consegue ouvir bem a pronúncia das palavras.

Google Word Coach

Se você tem um celular e consegue acessar o Google, você já tem acesso a uma ferramenta para estudar inglês de graça! Trata-se do Google Word Coach, um recurso do buscador que te ajuda a aprender inglês por meio de exercícios simples e rápidos, que você consegue configurar para o seu nível de domínio do idioma.

Para acessá-lo, basta pesquisar por “Google Word Coach”, ou “Word Coach”, na versão mobile da ferramenta de buscas. O Google então te fará perguntas relativamente simples de vocabulário. Ele pode pedir, por exemplo, que você identifique quais são as melhores traduções em português para palavras em inglês (e vice-versa). Ou ainda, que você escolha, entre duas imagens, qual delas tem mais a ver com uma determinada palavra em inglês. A imagem abaixo ajuda a dar uma ideia:

Word Coach, recurso do Google para estudar inglês de graça

O buscador consegue manter um registro do seu avanço conforme você usa por mais tempo o recurso. E se ele perceber que você está acessando com regularidade o Word Coach, ele começará a mandar notificações para o seu dispositivo, com o objetivo de te lembrar de treinar o inglês!

Três podcasts em inglês

Podcasts são uma ótima maneira de aprender outro idioma e, ao mesmo tempo, informar-se sobre assuntos do seu interesse. Com isso em mente, há vários programas que focam no público que não domina aquela língua e, por isso, usa um vocabulário mais simples e uma cadência mais lenta na fala. E se você quer estudar inglês de graça, temos algumas sugestões de podcasts para você!

O ESL Podcast ensina vocabulário voltado às mais diversas situações, sempre focado em English as a Second Language (daí a abreviação ESL!). Tudo falado de maneira mais lenta e com vários exemplos. Dá para aprender como “pedir esclarecimentos em uma reunião de negócios”, ou explorar o vocabulário necessário para “fazer compras no supermercado”.  Para acessar o conteúdo completo, é preciso desembolsar 15 dólares ao mês.

Já os podcasts da NPR (National Public Radio, dos Estados Unidos) são elogiados por falantes nativos e estudantes de inglês. E há temáticas para todos os gostos. Se o estudante quer saber mais sobre cinema, literatura e filosofia, talvez uma boa pedida seja o Fresh Air, comandado por Terry Gross. As entrevistas com Meryl Streep e outros nomes de peso valem cada segundo — e ainda ajudam a ganhar prática no idioma.

Outro podcast que atraiu ouvintes do mundo todo é o podcast Serial. São duas temporadas de podcasts para aprender inglês, contando histórias não-ficcionais, divididas em 12 episódios cada. Na primeira edição, os produtores se debruçaram sobre a morte da estudante Hae Min Lee — e a produção viralizou desde então, em 2014. Para ter uma ideia, o sucesso foi tanto que um dos episódios, isoladamente, chegou a 80 milhões de acessos.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia