Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

26.09.16

Saia do Intermediário: Entenda referências e não perca mais piadas

Como entender piadas em inglês

No último capítulo da websérie, especialista explica como melhorar sua leitura e escrita em inglês, a fim de perceber ironia, sarcasmo e referências culturais

Por Nathalia Bustamante

Muitas vezes, o verdadeiro significado da mensagem está no que não é dito. Na referência cultural oculta, no sarcasmo, nas expressões populares… Estas são nuances do idioma que apenas quem é fluente consegue perceber.

Vernon Dursley: Listening to the news again?
Harry: Well, it changes everyday, you see.

(Harry Potter e a Ordem da Fênix – J.K. Rowling)

De acordo com a coordenadora acadêmica da Cultura Inglesa São Paulo, Catarina Pontes, quanto maior a exposição da pessoa à cultura da língua, maior vai ser a chance de ela perceber estas “sutilezas” que não estão exatamente nas palavras.

Uma boa forma de aumentar esta exposição é passar dos livros adaptados – que possuem um vocabulário simplificado – aos originais. “Até o mais clássico de todos, Shakespeare, tem desde obras que são para adolescentes (…) até os originais.” Na playlist abaixo, Catarina dá dicas de livros e autores que podem ser boas experiências de aprendizado, ao mesmo tempo que uma leitura leve e divertida.

Além disso, Catarina também dá dicas de como melhorar a sua habilidade escrita e deixar de depender do corretor automático. Confira:

 

Leia também:
Roteiro para ganhar fluência em inglês estudando (só) pela internet
Você sabe a diferença entre inglês britânico ou americano? Faça o teste!
Confira 4 sites e 2 podcasts para melhorar o inglês em 6 meses

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT