Inicio Como aprender idiomas de graça com o Duolingo

Como aprender idiomas de graça com o Duolingo

0
Como aprender idiomas de graça com o Duolingo

O Duolingo é uma das maiores plataformas de ensino de idiomas gratuito do mundo com cerca de 500 milhões de alunos. Nele, falantes de português podem aprender gratuitamente 5 idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto (opção que ainda está na versão beta).

O sistema de ensino do Duolingo utiliza o conceito de jogos online para estruturar as aulas. Nele, os “jogadores”, ou alunos, podem ganhar moedas digitais, as “lingot“, para comprar expansões, e até disputar ligas e as melhores posições. As aulas vão desde o ensino de palavras e expressões básicas de cada idioma até o aluno desenvolver a capacidade de compreender conversas inteiras.

 

 

Entre os idiomas oferecidos, o curso de inglês é um dos mais completos. O sucesso dele foi tamanho que hoje a plataforma oferece até um exame de proficiência em inglês, o Duolingo English Test (DET), aceito em diversas universidades de todo o mundo. Para completar o aprendizado, o Duolingo também oferece podcasts para treinar a escuta dos idiomas.

Leia também: quer aprender uma língua nova? 9 dicas para estudar idiomas em casa

Como entrar no Duolingo

O Duolingo pode ser acessado via navegador web (através deste link) ou aplicativo e está disponível para sistemas Windows, Android (através deste link), iOS (através deste link) e Linux. A inscrição é totalmente gratuita e, para entrar, basta clicar em “comece agora”, na página inicial:

Em seguida, escolha o idioma que deseja aprender:

Responda as perguntas sobre seus objetivos de aprendizagem:

E pronto!

As aulas são apresentadas em forma de mapa com uma sequência de atividades que devem ser realizadas para o estudante subir de nível. Além de acompanhar o processo de aprendizado, cada membro pode participar de ligas com outros membros, ganhar mais pontos ao estudar diariamente, conversar com outros usuários sobre o que está aprendendo no forum e tirar dúvidas.

Uma dica para quem está começando é estipular uma quantidade de tempo que você realmente possa encaixar na rotina. Tenha em mente que 15 minutos diários de estudo é mais eficiente do que passar longas horas estudando e não conseguir manter o ritmo ao longo do tempo.

Leia também: Duolingo expande serviços e lança a campanha “falar inglês não custa”

Para quem já tem algum contato e conhecimento inicial do idioma que deseja estudar, a plataforma permite que você faça um teste de nivelamento para ir direto para as aulas do seu nível.

Personagens com vozes customizadas

Com objetivo de trazer uma experiência real para os usuários, o Duolingo implantou, no final de agosto, um sistema de machine learning (aprendizado de maquina) para criar vozes customizadas e aproximar os alunos dos personagens das narrativas. A novidade permite uma experiência mais próxima de uma conversa real com falantes de outros idiomas.

Junto à corujinha verde, a mascote da plataforma, estreiaram um elenco com outros nove personagens que os membros conhecem ao longo das aulas: Bea, Zhari, Oscar, Eddy, Junior, Lily, Vikram, Lin e Lucy. Até o momento, as vozes estão disponíveis nos cursos de inglês, espanhol e francês.

Segundo Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil, “esta novidade está em sintonia com um dos principais objetivos do Duolingo, que é tornar o estudo de línguas divertido, eficiente e acessível”.

Podcasts em inglês

Treinar a escuta do idioma que está aprendendo é uma das partes mais importantes para se tornar fluente em uma língua. Para se acostumar com a sonoridade das palavras, com sotaques e formas de falar, é necessário escutar repetidamente até o cérebro absorver as estruturas da nova linguagem. Pensando nisso, o Duolingo desenvolveu podcasts com aulas e treinos via áudio para os alunos treinarem a escuta.

Para falantes de português, a plataforma oferece o podcast “Histórias em Inglês” (disponível aqui). Após o lançamento, sucesso do projeto foi quase imediato: lançado em julho deste ano, alcançou o primeiro lugar entre os aplicativos mais baixados da categoria educação no primeiro semestre de 2021, após apenas três semanas online.

Duolingo English Test (DET)

O ensino de inglês é, sem dúvida, o carro-chefe do Duolingo e representa uma oportunidade gratuita e acessível para quem deseja ou precisa aprender o idioma. O sucesso das aulas permitiu que a empresa criasse uma alternativa aos famosos TOEFL e IELTS de exame de proficiência em inglês, aplicado de forma online.

Atualmente, o Duolingo English Test já é aceito por mais de 3 mil universidades do mundo, incluindo instituições consagradas, como Harvard, NYU e Yale, além de grandes programas de bolsas de estudo, como o Erasmus. Em 2020 e 2021, o DET cresceu significativamente devido ao isolamento social e impossibilidade de manter as provas presenciais e a perspectiva é de continuar se expandindo nos próximos anos. Confira aqui mais informações sobre o DET.

CEO do Duolingo conta o segredo para aprender idiomas mais rápido

“O segredo para aprender uma língua mais rápido é… ir mais devagar”, garante Luis Von Ahn, fundador e CEO do Duolingo. Ele e a equipe da empresa perceberam que os usuários do app que praticavam a língua por 15 minutos todas as noites, antes de dormir, tinham muito mais sucesso do que aqueles que estudavam por muitas horas seguidas, mas esporadicamente. Leia aqui a íntegra do texto com as dicas do CEO para melhorar seu aprendizado.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia