//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparação5 aplicativos de idiomas para estudar com falantes nativos

5 aplicativos de idiomas para estudar com falantes nativos

Gustavo Sumares - 16/02/2021
Comentários:

Aplicativos de idiomas são uma boa forma de treinar uma nova língua para quem tem pouco tempo disponível. Mas boa parte deles foca em exercícios para se fazer sozinho, o que, para muitas pessoas, acaba sendo chato. Por isso, listamos aqui alguns aplicativos de idiomas que te permitem conversar com falantes nativos para aprender a língua.

Tentamos achar apps que fossem tão acessíveis quanto possível. Ou seja: que oferecessem bons recursos mesmo no plano gratuito, e que estivessem disponíveis tanto para Android quanto para iOS. Assim, você pode estudar idiomas estrangeiros com falantes nativos sem gastar nada, e onde você estiver! Confira:

5 apps de idiomas para conversar com falantes nativos

Tandem

O Tandem se descreve como uma “Comunidade de intercâmbio de idiomas”. Ele foi destacado pela loja de aplicativos do Google como um dos melhores apps de 2017, e é usado por falantes de mais de 160 idiomas diferentes — incluindo algumas linguagens de sinais.

Ele funciona de maneira simples: você faz um perfil, conta quais idiomas fala e que línguas gostaria de aprender. Com base nisso, você pode encontrar outros usuários que tenham algo a te ensinar, e que possam aprender com você! Vocês trocam mensagens, e o app tem uma série de recursos que facilitam a revisão e a correção de ortografia e gramática. Disponível para Android e iOS.

Leia também: 10 ferramentas para estudar inglês de graça 

HelloTalk

De maneira semelhante, o HelloTalk também permite encontrar pessoas que falam outros idiomas para te ensinar, ao mesmo tempo em que você as ensina a sua língua. Ele se diferencia por alguns recursos que o tornam um pouco mais semelhante a uma rede social, com possibilidade de compartilhar vídeos, fotos e mensagens.

Além de conversar com nativos por texto (e contar com recursos de correção), também é possível papear por áudio e vídeo, o que ajuda quem quer treinar a pronúncia. Há ainda jogos e podcasts que oferecem maneiras diferentes de praticar a língua estrangeira com falantes nativos. Ele também está disponível para Android e iOS.

Slowly

Você sabe o que é um “pen pal”? Essa expressão era usada para designar amigos que trocam cartas entre si sem se conhecer pessoalmente. O Slowly tenta trazer essa experiência para o mundo digital. Ele não é, em si, um app de aprender idiomas, mas permite falar com nativos de qualquer lugar do mundo, e pode ser particularmente interessante para quem quer treinar o inglês, já que o idioma é muito falado no mundo.

A ideia é que você crie um avatar, com apelido e data de aniversário e selecione alguns interesses. É interessante notar que há opções como “feminismo”, “LGBT” e “deficiências”. Com base nessas informações, o aplicativo escolhe pessoas ao redor do mundo com as quais você pode se comunicar. Disponível para Android e iOS.

Leia também: Confira 6 apps gratuitos para aprender idiomas estrangeiros 

Airtripp

Assim como outros apps dessa lista, o Airtripp também funciona como uma espécie de rede social que tem o aprendizado de idiomas como centro. Você pode criar um perfil, postar postar mensagens, fotos, e vídeos, e conversar com usuários de outros países. Ele também tem uma ferramenta de tradução de mensagens que pode auxiliar no aprendizado.

A pesquisa por outros usuários pode ser feita por interesses ou por país de origem. Um diferencial do app é que ele permite a troca de “presentes virtuais” entre os usuários. Esses presentes podem ser amontoados e, eventualmente, trocados por passagens aéreas para o país que você deseja visitar. Disponível para Android e iOS.

Busuu

O Busuu tem um aspecto mais tradicional de aplicativo de idiomas. Assim como o Duolingo, ele oferece aulas que o estudante pode fazer pelo celular para conhecer e praticar uma língua estrangeira. Mas ele também incentiva que os estudantes interajam entre si, e por isso permite conversas entre usuários.

Nesse aspecto, o Busuu tem a vantagem de ter uma comunidade de mais de 100 milhões de usuários pelo mundo. São 12 idiomas oferecidos na plataforma, incluindo português, inglês e os idiomais mais falados da Europa, Ásia e Oriente Médio. Ele está disponível para Android e para iOS.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados