InícioPreparação30 dicas para estudar fora em 30 dias

30 dicas para estudar fora em 30 dias

Gustavo Sumares - 01/07/2020
Comentários:

A ideia de estudar fora pode ser um pouco intimidante. Afinal, o processo todo – desde escolher um curso até arrumar as malas para partir – é longo e trabalhoso. Mas como todo grande objetivo, ele pode ser facilitado se você dividí-lo em objetivos menores. E é com isso em mente que elaboramos essa lista de dicas para estudar fora.

Originalmente, essas dicas foram veiculadas nos stories do nosso Instagram ao longo do mês de julho. Como julho é o mês em que muita gente tira férias, a ideia era oferecer 30 dicas para estudar fora ao longo dos 30 dias das férias.

No entanto, essas dicas para estudar fora funcionam mesmo que você não esteja de férias. Elas estão em ordem, e o ideal é que você siga essa ordem. Mas você não precisa fazer uma por dia. Se tiver tempo para juntar várias num dia só, fique à vontade. E se não tiver tempo, não tem problema pular alguns dias e retomar de onde parou.

De forma geral, essas dicas para estudar fora cobrem os principais pontos pelos quais você vai precisar passar. E muitas delas têm links para recursos que já oferecemos e que podem te ajudar a cumprir cada um desses obejtivos. Ao fim dessas 30 dicas, você já estará muito mais perto de realizar seu sonho de estudar fora! Confira:

30 dicas para estudar fora em 30 dias

1 – Pesquise por universidades estrangeiras que oferecem o(s) curso(s) que você deseja cursar. Faça uma lista com pelo menos 5.

2 – Leia atentamente os programas das universidades que você listou. Pense: quais deles parecem ter mais a ver com o que você quer?

3 – Como está seu inglês? Você pode conferir fazendo um teste de nivelamento (como esse ou esse).

4 – Nas universidades estrangeiras que oferecem o(s) curso(s) que você deseja, que documentos são necessários para a candidatura? Anote os requisitos de cada uma, para não ser pego de surpresa!

5 – Você já tem algum certificado de inglês? Se não, confira a possibilidade de agendar uma prova (esse link pode ajudar!).

6 – Para estudar fora, você vai precisar de um passaporte! Não tem ainda? Veja aqui como tirar o seu.

7 – Descubra se precisa de visto no país onde você quer estudar (e como fazer para tirar). Se for os Estados Unidos, a gente pode ajudar!

8 – A universidade onde você quer estudar pede que você escreva uma carta de motivação ou personal statement? Se sim, é bom começar a se preparar! Confira esse guia.

9 – Já sabe como pedir uma carta de recomendação para o seu professor? Se não, veja aqui algumas dicas.

10 – Já está com seu diploma em mãos? Se não, confira qual é o procedimento para retirá-lo. Não está formado ainda? Veja que documentos você pode enviar comprovando que vai se formar no período ideal.

11 – Confira o procedimento para solicitar o seu histórico escolar.

12 – Os documentos que você tem precisam de tradução juramentada? Procure por alguém que possa traduzí-los!

13 – Você precisa fazer o SAT, ACT, GRE ou GMAT para a universidade onde pretende estudar? Se sim, veja como fazer para agendar os exames!

14 – Dê mais uma olhada nos programas e nos requisitos das universidades em que você deseja estudar. Alguma delas já não faz mais sentido para você? Aproveite para refinar a lista.

15 – Será que você consegue encontrar algum brasileiro que já estudou na universidade que você quer? Tente pesquisar no Facebook e no LinkedIn e, se achar, aproveite para perguntar sobre a experiência dele!

16 – Se as suas notas no histórico escolar não estão maravilhosas, não se preocupe. Veja aqui algumas dicas para compensar essas notas na sua candidatura.

17 – Já sabe a qual(quais) professor(es) vai pedir carta de recomendação? Se sim, converse com ele ou ela sobre isso! Ou mande e-mail.

18 – E o seu inglês, como vai? Já marcou a prova de certificado? Se não, vá atrás! E aproveite este link com algumas dicas para estudar de forma mais divertida!

19 – Já escreveu uma carta de motivação ou personal statement? Esse documento normalmente é exigido na candidatura. Que tal treinar hoje?

20 – Tá procurando bolsa para estudar fora? Dá uma olhada aqui para ver as que estão com inscrições abertas!

21 – Sem grana? E sem bolsa? Confira aqui alguns países em que dá pra estudar fora de graça (ou quase)!

22 – Se a universidade onde você quer estudar não oferece bolsa, veja aqui outras organizações que podem ajudar!

23 – Compartilhe seus planos de estudar fora com um parente ou amigo! Eles vão conseguir te ajudar nas preparações. Veja se eles conseguem dar alguma dica.

24 – Procure por grupos de alunos ou ex-alunos da universidade onde quer estudar. Se possível, converse com eles e peça dicas para a candidatura.

25 – Ainda não tem um CV? É bem provável que você precise de um para a sua candidatura para o exterior! Aproveite hoje para fazer um (ou deixar o seu em dia!).

26 – Já ouviu falar em seguro saúde? É algo necessário para quem vai estudar fora. É uma boa ideia já começar a pesquisar sobre o tema!

27 – Dá uma pesquisada para ver como é o clima no lugar aonde você quer ir para estudar (e já confere se o seu guarda-roupa tem tudo que você precisa para morar lá!).

28 – Sabe onde vai morar enquanto estudar fora? Se não, talvez seja uma boa ideia descobrir! Confira com a universidade ou com outros brasileiros que estão no exterior como eles fizeram para arrumar moradia!

29 – Vamos lá: diploma, histórico acadêmico, passaporte, visto, certificado de proficiência, CV, carta de motivação, cartas de recomendação e essays. Já tem tudo isso? Se não, é só ir atrás do que falta.

30 – Se você já tem todos os documentos, ou pelo menos já sabe onde conseguir os que estão faltando, só falta saber o seguinte: já tem uma mala para levar suas coisas? Se não, vá atrás de uma!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados