Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

15.06.13

SAT, a versão americana do ENEM

SAT, a versão americana do ENEM

Principal exame de admissão nas universidades americanas, o SAT é aceito também em diversos países

O Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), ou como é mais conhecido – SAT, é um dos exames mais comuns dos EUA, utilizado pelas universidades americanas em seus processos de admissão para graduação. Administrado pelo College Board, também pode ser chamado de SAT Reasoning ou SAT I. O teste é aplicado em escala nacional e é uma espécie de ENEM (pelo fato de que todas as universidades o aceitam e funciona como um exame unificado que se torna parte do processo de admissão).

O exame tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno através de três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita). Cada seção da prova tem uma pontuação máxima de 800 pontos, e ao total a pontuação máxima é de 2.400. Uma das principais características da prova é a sua rapidez. Você terá, por exemplo, apenas 25 minutos para escrever uma redação de uma página.

Como funciona o exame?
A maioria das questões são de múltipla escolha. Ao todo, você terá 3h45 para finalizar a prova, que é aplicada em um dia. O SAT possui dez seções, que são:

• 1 redação breve de 25 minutos, que será sempre a primeira seção
As seções seguintes não aparecem em uma ordem definida, e são:
• 2 seções de Math de 25 minutos cada
• 1 seção de Math de 20 minutos
• 2 seções de Critical Reading de 25 minutos cada
• 1 seção de Critical Reading de 20 minutos
• 1 seção de Writing de 25 minutos
• 1 seção de Writing de 10 minutos (sempre é a última seção)
• E uma seção “experimental”: Esta seção não vale pontos para o seu resultado final no SAT. Ele existe para checar se a dificuldade das provas está nivelado, e também para testar novas questões. Esta seção é idêntica a uma seção normal, e não é possível saber qual é a experimental, por isso você deve fazer todas as seções com a mesma atenção.

Quer conhecer mais sobre cada seção do SAT? Confira as matérias do nosso colunista Renan Ferreirinha, que foi aprovado em 7 Ivy Leagues e irá estudar em Harvard.

Como é o cálculo da nota
Cada seção do SAT pontua entre 200 e 800 pontos. O seu resultado final na prova pode variar entre 600 e 2.400 pontos. As questões estão distribuídas entre os níveis fácil, médio e difícil, sendo que cada questão possui o mesmo peso de pontos, independente da dificuldade.

Um ponto importante da prova é que a cada quatro questões erradas, uma questão correta é anulada. Isso é feito para evitar chutes, portanto se você não sabe a questão, é melhor não chutar.

Avaliar se um candidato foi “bem” ou “mal” no SAT depende muito das universidades em que ele pretende se candidatar. Não existe “não passar” no SAT, o que existe é ir mal e tirar uma nota baixa, o que pode atrapalhar a sua candidatura. Lembre-se que o processo de admissão é holístico, e você terá várias outras formas de mostrar o seu potencial e quem você é em seu application.

Locais, preços e datas
O SAT é aplicado no primeiro sábado dos meses de maio, junho, outubro, novembro e dezembro. E também no último sábado do mês de janeiro.

A inscrição para o exame é feita pelo site do College Board. A prova é realizada online, mas em um centro autorizado. Confira os centros autorizados no Brasil, AQUI. O exame custa ao todo R$188,58 ($81,00).

SAT II
Também chamado de SAT Subject Test, os SAT II são complementares ao teste SAT e avaliam o seu conhecimento em uma área específica, em uma prova de uma hora de duração. O seu desempenho do SAT II pode te ajudar a mostrar para a universidade em quais matérias você é muito bom, além dos conhecimentos gerais avaliados pelo SAT I. Você pode fazer o SAT II em 20 áreas diferentes como Literatura, História Geral, História dos EUA, Matemática 1 e 2, Biologia, Química, Francês, Alemão, Espanhol, entre outros. Cada teste tem uma pontuação máxima de 800 pontos, e você poderá fazer no máximo três testes por vez. Geralmente, as universidades mais disputadas pedem entre dois e três SAT Subjects Test, além do SAT 1. Este exame também é administrado pelo College Board.

DICAS DE ESTUDO:
O site do College Board disponibiliza o envio do SAT Question of the Day. Você recebe todos os dias em seu email uma questão do SAT. A resposta é direcionada ao site que te diz qual é a resposta correta, juntamente com uma explicação sobre a questão.

O jornal NY Times traz algumas dicas para você se dar bem no SAT: Fazer simulados, para ajudar a se adequar com o ritmo da prova; não ficar preso a uma só pergunta; responder as mais fáceis primeiro; não tentar adivinhar as respostas chutando (pois isso irá lhe custar 1/4 de ponto) e claro, estudar para saber as respostas (!).

Você também pode se preparar para o SAT consultando guias livros especializados:
The Princeton Review
Kaplan SAT
Barron’s Guide
Gruber’s Complete SAT Guide
College Board – SAT Oficial Guide

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas