Um projeto: Fundação Estudar

Universidades

Perfis, curiosidades e oportunidades das melhores universidades do mundo

23.05.16

Leeds: Tradicional universidade britânica premiada por iniciativas de inovação

Leeds

Uma das mais antigas instituições do Reino Unido, universidade foi reconhecida pela Times Higher Education por fomentar negócios na região

Por Beatriz Montesanti

Existe no Reino Unido um conjunto de seis universidades fundadas nos maiores centros industriais da Grã-Bretanha em fins do século XIX: as redbrick universities. Na época, o termo foi cunhado para diferenciar estas universidades, originadas de institutos de engenharia e instituições civis, das mais tradicionais fundadas nos séculos XVI e XVII.

Uma delas, localizada na região de West Yorkshire, surgiu como um centro internacional para a indústria têxtil durante a era vitoriana: A Universidade de Leeds. Apesar de carregar mais de um século de história, porém, foi justamente essa instituição eleita a universidade mais empreendedora de 2015 pelo ranking da Times Higher Education.

O título foi concedido devido às oportunidades de negócios oferecidas pela universidade a seus alunos; pelo suporte aos pequenos negócios da região e pela constante inovação e difusão da propriedade intelectual, segundo uma nota publicada pela instituição.

Há alguns anos, Leeds adotou o conceito de empreendedorismo como um de seus quatro pilares estratégicos. No ano letivo de 2013-2014, a universidade obteve 5,3 milhões de libras em propriedade intelectual e registrou 374 patentes. Empresas spin-out criadas no interior da instituição atraíram 43,2 milhões em investimentos e criaram 426 empregos locais. A universidade ajudou também a desenvolver 275 negócios regionais graças a recursos obtidos do Goldman Sachs Small Businesses Growth Programme.

Segundo o Times Higher Education, no mesmo ano acadêmico, mais de 900 estudantes de Leeds cursaram disciplinas eletivas voltadas para empreendedorismo – a universidade criou um mestrado no setor e engajou 12 mil alunos de 105 países diferentes no curso online “Starting a Business”.

Atualmente, Leeds é a oitava maior universidade do Reino Unido, com mais de 30 mil estudantes. É também uma das mais procuradas por candidatos. O processo de inscrição é feito por meio de uma plataforma online chamada Ucas.

A universidade possui nove escolas, oferecendo cursos de graduação, mestrado, MBA e PhD. A Leeds Business School engloba as áreas de contabilidade e finanças, economia, negócios internacionais, administração, marketing e relações de trabalho e emprego – e é lá que boa parte dos projetos de inovação e empreendedorismo são desenvolvidos.

Boa parte, mas não todos. Localizado a 1 km ao norte do centro da cidade, o campus de Leeds abriga uma mistura de arquitetura gótica, art déco e edifícios pós-modernos, chamando a atenção para sua arquitetura. Porém, tal qual sua história, o visual do lugar também tem passado por um processo de renovação: entre elas a construção do Innovation City Leeds, centro com bio-incubadora que pretende transformar a cidade em um hub global de empreendimento e inovação. Mesmo já tendo alcançado o primeiro lugar em rankings de empreendedorismo, as transformações em Leeds estão apenas começando.

 

 

 

Ex-alunos ilustres:
Jack Straw – ex-Secretário de Estado do Reino Unido
Chris Pine – ator
Corinne Bailey Rae – cantora
Piers Sellers – astronauta da Nasa
Richard Quest – Jornalista da CNN

* Foto: Parkinson Building, University of Leeds / Crédito: Jungpionier

 

Leia também:
Descubra e compare instituições de ensino do Reino Unido neste guia
10 razões para estudar no Reino Unido
Conheça as 5 cidades mais econômicas para estudantes no Reino Unido

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas