//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoMuito além dos Beatles: saiba o que Liverpool pode oferecer a estudantes

Muito além dos Beatles: saiba o que Liverpool pode oferecer a estudantes

Lecticia Maggi - 03/11/2015
Comentários:

Por Vivian Carrer Elias

A cidade de Liverpool está entre as mais conhecidas da Inglaterra, principalmente por ser a terra natal dos Beatles. Outro ponto que torna o lugar famoso é o futebol, já que abriga uma das maiores equipes do país, o Liverpool F. C. Poucas pessoas sabem, porém, que essa também é uma importante cidade universitária, com três grandes campi: o da Universidade de Liverpool, da Universidade John Moores e da Universidade Hope.

Liverpool, a oitava maior cidade do Reino Unido, está localizada no Norte da Inglaterra e fica a apenas 45 minutos de trem de Manchester e a 2h30 de Londres. Ao longo dos anos, a cidade passou de uma pequena vila de pescadores para um importante ponto industrial e comercial no país, principalmente por sua área portuária – que, hoje, é conhecida como Albert Dock e considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Não é à toa que tantos estudantes ao redor do mundo optem por Liverpool para faezr a graduação ou a pós. A cidade tem uma intensa vida noturna e cultural, com a segunda maior coleção de museus e galerias de arte da Inglaterra, atrás somente de Londres. O Museu de Liverpool, por exemplo, é uma das atrações mais visitadas de todo o Reino Unido. O local também é bem servido de restaurantes, pubs e comércio em geral. O transporte público é eficiente e baseado em ônibus e trens.

Liverpool é um centro urbano com custo de vida baixo em relação ao restante da Inglaterra: possui, por exemplo, os imóveis mais baratos entre todas as grandes cidades britânicas, segundo o estudo Hometrack. As casas mais caras estão em Londres, Oxford e Cambridge. Além disso, uma passagem para usar todos os tipos de transporte público durante 24 horas em Liverpool custa a partir de 3,90 libras – na capital inglesa, não sai por menos de 6,40 libras.

Acho que, em Liverpool, é mais fácil entrar em contato com a cultura britânica, fazer amizades com os locais e conhecer a forma com que eles vivem

A cidade, portanto, não se limita aos Beatles e ao futebol, mas é um prato cheio para seus admiradores. Lá, é possível visitar um museu inteiramente dedicado à banda, conhecer locais que inspiraram algumas de suas músicas, como a rua Penny Lane, visitar as casas onde Paul McCartney e John Lennon cresceram e assistir a um show no The Cavern, pub onde o grupo costumava se apresentar. Para os mais entusiasmados, a Universidade Hope oferece um curso de pós graduação sobre os Beatles.

O futebol também é o foco de outro curso na cidade: o mestrado em Football Industries, da Universidade de Liverpool, com duração de um ou dois anos (se for realizado em tempo integral ou meio período, respectivamente).

Esse foi o curso escolhido pelo mineiro Frederico Fortes, de 31 anos, que se formou neste ano e voltou ao Brasil há dois meses. “Como eu já havia morado em Londres antes, sabia o que esperar de Liverpool em relação ao clima, por exemplo. Eu também tinha essa impressão de que os ingleses são muito frios, mas me surpreendi com a população da cidade, que é extremamente simpática, aberta e prestativa”, diz. “Acho que, em Liverpool, é mais fácil entrar em contato com a cultura britânica, fazer amizades com os locais e conhecer a forma com que eles vivem.”

Segundo Frederico, o curso da Universidade de Liverpool tem as características do sistema de ensino britânico em geral – ou seja, grande parte do crescimento do aluno depende de sua iniciativa para estudar fora do compus. “O curso correspondeu às minhas expectativas, gostei muito, principalmente da possibilidade de fazer contatos na área. Hoje, consegui o que queria, que é trabalhar com futebol.”

Leia também:
Saiba o que é preciso para se candidatar a uma pós no Reino Unido
Conheça as 5 cidades mais econômicas para estudantes no Reino Unido
Edimburgo: menos gastos e mais sossego no Reino Unido

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados