//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoDia Nacional da Saúde: conheça as melhores universidades do mundo na área...

Dia Nacional da Saúde: conheça as melhores universidades do mundo na área da saúde

Gustavo Sumares - 05/08/2019
Comentários:

No dia 5 de agosto de de 1872, nasceu, em São Luís do Paraitinga, Oswaldo Cruz. Ao longo de sua vida, ele atuou como médico, epidemiologista e sanitarista, e é considerado um dos patronos da saúde pública no Brasil. Em honra à sua contribuição nessa área, o dia 5 de agosto ficou marcado como Dia Nacional da Saúde. E, para celebrar a data, listamos a seguir as melhores universidades da área da saúde do mundo.

Assim como no Brasil, os cursos de medicina no mundo todo são bastante concorridos e exigentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, é preciso fazer disciplinas de pré-medicina ao longo da graduação para, em seguida, entrar no curso de medicina. No total, são oito anos de estudo, além de pelo menos mais um ano de residência obrigatória. Ou seja: tornar-se médico no país que tem algumas das melhores universidades da área da saúde do mundo é um compromisso de pelo menos 9 anos de duração.

A concorrência e os custos elevados dos cursos de medicina no Brasil e nos países da Europa e América do Norte fazem com que alguns brasileiros busquem alternativas em outros países. Um deles é a Argentina: a Universidade de Buenos Aires, considerada a melhor da América Latina, oferece o curso sem necessidade de vestibular. Os estudantes se matriculam no ciclo básico e são suas notas nesse ciclo que determinam se eles podem prosseguir os estudos.

A Escola Latino-Americana de Medicina também atrai alguns brasileiros. Localizada em Cuba, ela tem uma abordagem bem distinta da medicina, focada na prevenção e prevenção da saúde. E o fato de que os estudantes estrangeiros recebem bolsa integral, moradia e alimentação também leva brasileiros a estudar medicina em Cuba.

Mais cursos da área da saúde

O curso de Medicina, no entanto, é apenas uma das opções para quem pretende atuar na área da saúde. Nas melhores universidades da área da saúde do mundo, há outras opções menos concorridas e mais específicas para quem quer trabalhar nessa área, mas não quer encarar algumas das maiores concorrências e mensalidades dentre as universidades.

Os exemplos imediatos são cursos como Fisioterapia, Odontologia e Fonoaudiologia. Os profissionais dessa área também atendem a pacientes e promovem sua saúde, mas de maneiras diferentes. É o caso também da Enfermagem e Terapia Ocupacional, que não enxergam apenas a saúde do corpo do paciente, mas seu bem-estar de maneira geral. Psicologia também é um curso dessa área, voltado para a saúde mental, assim como Nutrição, que foca na alimentação.

Para quem tem foco em pesquisa, cursos como Ciências Biomédicas e Biomedicina oferecem oportunidades de unir conhecimentos em Química e Biologia a disciplinas de saúde e anatomia. Os cursos de Farmácia e Farmacologia também dão oportunidades nessas áreas. E há também cursos como Epidemiologia e Saúde Pública, que são interessantes para quem quer trabalhar com a saúde relacionada a políticas públicas.

Nas melhores universidades da área da saúde do mundo, esse olhar múltiplo sobre a área já é mais comum. A Universidade de Oxford, por exemplo, tem departamentos dedicados a Bioquímica, Farmacologia, Psicologia Experimental e Saúde Reprodutiva e da Mulher. Em Harvard, por sua vez, a T.H. Chan School of Public Health tem departamentos de Bioestatística, Saúde Ambiental, Saúde Global e das Populações, Imunologia e Gestão de Políticas de Saúde.

As melhores universidades da área da saúde do mundo:

A seguir, listamos as melhores universidades da área da saúde do mundo de acordo com o QS World Rankings by Subject 2019, na área de “Life Sciences and Medicine”. Confira:

1. Harvard University (EUA)

2. University of Oxford (Reino Unido)

3. University of Cambridge (Reino Unido)

4. Stanford University (EUA)

5. Johns Hopkins University (EUA)

6. Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA)

7. University of California, San Francisco (EUA)

8. University of California, Los Angeles – UCLA (EUA)

9. Karolinska Institute (Suécia)

10. University College London – UCL (Reino Unido)

 

E, aqui, listamos as 10 melhores universidades da área da saúde do mundo de acordo com o World University Rankings 2019 by Subject: clinical, pre-clinical and health, da Times Higher Education:

1. University of Oxford (Reino Unido)

2. Harvard University (EUA)

3. University of Cambridge (Reino Unido)

4. Imperial College Longon (Reino Unido)

5. Stanford University (EUA)

6. Johns Hopkins University (EUA)

7. University of California, Berkeley (EUA)

8. University College London – UCL (Reino Unido)

9. Columbia University (EUA)

10. University of Melbourne (Austrália)

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados