InícioGraduaçãoVale a pena estudar medicina em Cuba? Saiba tudo sobre a experiência

Vale a pena estudar medicina em Cuba? Saiba tudo sobre a experiência

Redação do Estudar Fora - 19/06/2023
Comentários:

Thierry Diego Silva, de 27 anos, sempre quis estudar medicina. Nascido e crescido na periferia de São Paulo, sabia que não sera fácil realizar seu sonho. “Estudei a vida toda em escola pública. Não tinha muita base, meus estudos sempre foram deficientes”, conta. Ele até prestou vestibular, mas não conseguiu passar. “O meu mundo era completamente diferente do das pessoas que geralmente estudam medicina no Brasil”, diz. Foi então que surgiu a ideia de estudar medicina em Cuba.

Você também pode ouvir este texto se preferir:

Eles recrutam alunos do sertão da Bahia, de tribo indígena… Formam esses profissionais em Cuba e os devolvem para o seu país para fazer a diferença

Isso aconteceu quando ele descobriu a Escola Latino-Americana de Medicina, localizada em Cuba. Thierry conta que a filosofia da escola é capacitar profissionais (normalmente jovens de baixa renda) que não teriam condições de estudar medicina em outro lugar e que querem “devolver” para o seu país de origem aquilo que aprenderam lá fora. “Eles recrutam alunos do sertão da Bahia, de tribo indígena… Formam esses profissionais em Cuba e os devolvem para o seu país para fazer a diferença”, esclarece.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Como fazer para estudar medicina em Cuba

A Escola Latino-Americana de Medicina surgiu em 1998 e atualmente possui alunos provenientes de 117 países. A maioria vem de famílias humildes e de povoados de difícil acesso para estudar medicina em Cuba. A Escola já formou mais de 25.000 médicos desde sua fundação.

De acordo com o site da ELAM, há duas maneiras de estudar na instituição: com bolsas oferecidas pelo governo cubano, ou pela via autofinanciada. Para ingressar na instituição com bolsa, o aluno tem que ter, no máximo, 25 anos. Foi por esse meio que Thierry chegou lá.

O processo seletivo é bastante diferente do que se vê por aqui: é imprescindível estar vinculado a algum movimento social ou partido político. Além disso, é preciso realizar uma entrevista com a Embaixada de Cuba, realizar um teste psicotécnico, fazer uma redação e ter o desejo real de voltar para o seu país e trabalhar com atenção básica. “A medicina cubana é muito forte na parte de prevenção e promoção da saúde e quem deseja estudar lá precisa estar consciente disso”, explica Thierry.

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

Uma vez aceito, o aluno recebe bolsa de estudos integral do governo cubano, além de alimentação, hospedagem e 30% do valor de um salário mínimo local. Esse montante, segundo Thierry, era suficiente para levar uma vida tranquila. “Morei em apartamentos de 4 quartos, com dois banheiros, sendo que cada quarto tinha 6 beliches. Tínhamos café da manhã, almoço, jantar e merenda”, diz. “Mas vivíamos no sistema de internato. Era permitido sair sexta-feira a partir do meio-dia mas precisávamos voltar domingo antes das 22h”, explica, sobre os pontos negativos da experiência.

O ensino de medicina em Cuba

O ensino de medicina em Cuba dura 6 anos e meio. Nos primeiros quatro meses que antecedem o início das aulas (que começam em setembro), todos os alunos passam pelo chamado “pré-médio”, ou  pré-medicina. Trata-se de um curso intensivo de nivelamento cujo objetivo é fazer com que os alunos revejam as matérias básicas do ensino médio. Aqueles que não têm o espanhol como primeira língua fazem também aulas do idioma.

O Brasil não revalida o diploma de forma automática e isso acaba sendo um grande complicador

Ao estudar medicina em Cuba, os alunos se deparam com um curso estruturado da seguinte forma: nos primeiros anos são ministrados os conteúdos básicos. Ou seja: anatomia, fisiologia, embriologia e histologia. Paralelamente a isso, desde o primeiro ano, uma vez por semana, os estudantes vão a postos de saúde para aprender sobre atenção básica.

Leia também: Estudar medicina no exterior: como funciona a seleção das universidades

“A partir do 3o ano é que o aluno começa a área clínica e passa a fazer visitas aos hospitais”, explica. Mas como promoção e prevenção da saúde são o foco em Cuba, no 5o ano os alunos têm aula de medicina geral integral – que no Brasil é chamada de medicina da família – além de aulas de saúde pública. Terminado o curso, o estudante é obrigado a voltar. “O acordo é para que ele sirva o seu país e não Cuba.”

Revalidação do diploma

O grande porém de toda a experiência de estudar medicina em Cuba é a revalidação do diploma no Brasil. “O Brasil não revalida o diploma de forma automática e isso acaba sendo um grande complicador. As exigências  são muito duras”, diz.

Por este motivo, Thierry trabalhou de 2015 a 2016 no Mais Médicos, programa do Governo Federal que tem como objetivo levar saúde a todos os municípios do país. Em 2016, ele passou no Revalida (o exame de validação de diploma para médicos no Brasil) e fez Especialização em Saúde das Famílias e Comunidades pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SUS).

Mesmo com a dificuldade em atuar como médico após voltar ao Brasil, Thierry recomenda a opção de estudar medicina em Cuba para todos os interessados. “Adorei a experiência. Cresci intelectualmente e como pessoa. Os cubanos são muito inteligentes e lá a medicina é exercida de forma muito humana”.

Por Carolina Campos

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados