InícioGraduaçãoFazer medicina nos Estados Unidos é inviável para brasileiros?

Fazer medicina nos Estados Unidos é inviável para brasileiros?

Nathalia Bustamante - 13/07/2023
Comentários:

Nos Estados Unidos, os médicos são Doutores de fato, no sentido restrito e acadêmico da palavra. Isto porque as Medical Schools – ou Escolas de Medicina – são escolas de pós-graduação que conferem o título de M.D. (Medical Doctor). Comparativamente com outros “graus” conferidos por universidades estadunidenses, seria equivalente ao PhD ou a um doutorado. Estudar medicina nos EUA, no entanto, pode ser um desafio e tanto.

Ouça este texto:

Além de altamente competitivas, estas escolas de medicina são muito caras – os custos para a pós-graduação, com três anos de duração, podem chegar facilmente a 250 mil dólares. “Por isso, não digo é impossível um aluno brasileiro fazer medicina nos Estados Unidos – mas é inviável”, explica a brasileira Georgia Gabriela, que está fazendo sua graduação em Stanford.

Custos Altos, Poucas Bolsas

“Ser internacional adiciona dificuldade, porque são poucas vagas para alunos internacionais”, observa Georgia. Além disso, boa parte das bolsas oferecidas para estudantes de medicina são do Governo Federal e direcionadas exclusivamente a estudantes com nacionalidade americana. Os empréstimos são uma opção, mas não deixam de ser difíceis, pois são exigidos fiadores com nacionalidade americana.

Como é estudar medicina na Argentina? Confira a experiência desta brasileira

Além do custo alto, há também o investimento de tempo: o aluno precisa primeiramente fazer as disciplinas do chamado Pre-Med durante a graduação – como química, física, genética – e depois o curso de Medicina, totalizando cerca de 8 anos de estudos, sem contar a residência médica obrigatória. Nesse caso, estudar medicina nos EUA pode corresponder a um investimento de tempo de 9 anos ou mais.

Talvez aquilo que você deseja ao estudar nos Estados Unidos possa ser alcançado de outra formas, como uma residência ou um período de pesquisa no exterior

Processo de Candidatura para estudar medicina nos EUA

Depois de concluída a graduação – que, em teoria, pode ser em qualquer área, desde que sejam cumpridas as disciplinas obrigatórias do “Pre-Med” – o estudante passa por um novo processo de candidatura para as Medical Schools.

O processo é bastante semelhante à seleção realizada para a graduação – o candidato precisa enviar cartas de recomendação, atividades extracurriculares e o seu desempenho em uma prova padronizada chamada MCAT, que vai avaliar os conhecimentos dos estudantes sobre os conteúdos do Pre-Med. Além disso, também é preciso enviar o histórico escolar. “E, como é muito competitivo, todo mundo que está competindo é muito bom”, observa o também estudante de graduação em Stanford Pedro Guimarães. “A gente faz matérias com um pessoal que é PreMed e eles ‘quebram a curva’ – todo mundo tira nota baixa por causa deles”, completa.

As alternativas

Pedro aponta que, dependendo dos objetivos que o estudante tem em mente ao pretender estudar medicina nos EUA, é possível alcança-los de outras maneiras. É possível, por exemplo, fazer o curso de medicina no Brasil e os dois anos de residência em outro país – o que, além de tudo, isenta o estudante da necessidade de revalidar o seu diploma se quiser atuar no Brasil. Há possibilidades de residência médica para estrangeiros nos Estados Unidos, na Austrália…

Leia também: Confira o calendário de application para pós-graduação nos Estados Unidos

Outra opção é realizar um intercâmbio ou um período de pesquisa no exterior. “Talvez aquilo que você deseja ao estudar nos Estados Unidos possa ser alcançado de outra formas, como uma residência ou um ano de pesquisa no exterior”, complementa Pedro.

Confira outras dicas e informações sobre medicina nos Estados Unidos no vídeo:

Leia também: Vale a pena estudar medicina em Cuba?

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados