InícioBolsas de EstudoInscrições abertas: curso para empreendedores sociais na Índia

Inscrições abertas: curso para empreendedores sociais na Índia

Priscila Bellini - 01/08/2019
Comentários:

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para o programa IDEX Accelerator, criado em 2011 pela fundação americana Gray Matters Capital. Trata-se de um curso para empreendedores sociais, com duração de seis meses, que leva os participantes para Bangalore, na Índia. Os selecionados embarcam para o país em janeiro de 2020.

A tuition para participar do programa é de 2950 dólares, mas há bolsas disponíveis. O IDEX Scholarship Fund oferece entre 250 e 750 dólares para os candidatos mais promissores. Já a InvestWise Scholarship Fund contempla mulheres interessadas na área e concede 2500 dólares como prêmio. Outro caminho sugerido pela organização é o de crowdfunding.

Como se candidatar ao curso para empreendedores sociais

Primeiro, é importante checar a elegibilidade do candidato ao programa. Os interessados no programa devem ter diploma de graduação ou mestrado em qualquer área, e ter entre 21 e 35 anos de idade. Além disso, entre um e três anos de experiência profissional, bem como histórico de liderança. Vale lembrar, também, que a iniciativa foca também em intraempreendedores (que desejem trabalhar em projetos já existentes).

O processo de seleção é feito online, por meio deste link. Ele exige que o candidato submeta uma série de documentos. Entre eles, um currículo, um statement of purpose e um essay voltado às bolsas ofertadas pela IDEX. A fundação lista uma série de dicas sobre o processo como um todo, que pode ser acessado no site. As inscrições vão até 30 de setembro.

Como funciona o programa

O curso para empreendedores sociais consiste em uma série de treinamentos e sessões de mentoria, além de trabalho em organizações locais. Os selecionados pelo programa passam, inicialmente, três semanas fazendo um treinamento prévio online. Depois, embarcam para a “field orientation” em Bangalore, com duração de cinco dias, em que aprendem o beabá sobre empreendedorismo social.

Por fim, os participantes assumem cargos em organizações indianas e ganham experiência prática na área, durante seis meses. Nesse período, também fazem cursos sobre temas como Gestão de Inovação Social e Arrecadação de de Recursos.

Para saber mais detalhes sobre a iniciativa e se inscrever, basta acessar o site.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados