InícioPreparaçãoIdiomasTudo que você precisa saber sobre intercâmbio de idiomas no Canadá

Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio de idiomas no Canadá

Priscila Bellini - 02/07/2020
Comentários:

Um estudante que desembarque em Montreal, na província de Québec, encontra uma região francófona. Pelas ruas, não faltam falantes do francês, ainda que os habitantes também saibam inglês. Já Toronto apresenta situação oposta, com a língua inglesa dominante. É uma das vantagens de terras canadenses, com dois idiomas oficiais. Para quem deseja fazer um intercâmbio de idiomas no Canadá, portanto, há dois caminhos possíveis.

O primeiro passo, antes de fazer as malas, é definir qual será o foco do período no exterior. Afinal, além de escolher uma boa escola, é necessário optar por uma província francófona ou anglófona. Um bom ponto de partida é acessar portais oficiais, como o Language Canada. Na plataforma, estão listados mais de 210 cursos creditados de ambos os idiomas.

É possível, por exemplo, frequentar um intensivo focado em exames de proficiência, como o TOEFL. Ou, ainda, estudar francês com um propósito específico, como vocabulário técnico de áreas como Direito.

Leia também: Intercâmbio no Canadá: tudo sobre a experiência

Para quem deseja experimentar um pouco do ambiente universitário, é possível recorrer às universidades locais. Instituições como a Universidade de Toronto, considerada a melhor do país, ofertam cursos de idiomas reconhecidos em seus campus. Nesse caso, é necessário consultar cada escola separadamente e ficar atento ao tipo de formação oferecida e custos associados. Um determinado campus pode oferecer, por exemplo, acomodações estudantis em períodos específicos, como o verão.

Por que fazer um intercâmbio de idiomas no Canadá

Em comparação a outros destinos, o Canadá oferece vantagens. Primeiro, pelo dólar mais “barato” do que o americano, o que pode atrair os brasileiros preocupados com a conversão. Em comparação, os programas costumam pesar menos no bolso do que os presentes em países como Reino Unido e Estados Unidos.

Estabelecer quais são os custos para um intercâmbio de idiomas no Canadá, entretanto, é difícil. Afinal, o segundo maior país do mundo oferece uma gama extensa de opções. São, por exemplo, mais de 10 mil cursos de graduação e pós, distribuídos por 95 universidades. Já a formação oferecida por escolas de idiomas é tão variada quanto – e com preços que diferem de cidade para cidade.

Passar um mês em uma cidade canadense como Toronto, em um curso intensivo, pode custar cerca de 9700 reais. Entretanto, cursos com menos horas de aula ou em cidades menores saem mais em conta.

Outro ponto positivo tem a ver com o destino em si escolhido para o intercâmbio. Locais como Montreal, Vancouver e Toronto costumam figurar entre as melhores cidades para estudantes, elegidas por rankings universitários como o QS.

Intercâmbio dois em um

Aprender ou aperfeiçoar uma língua estrangeira é uma das maiores vantagens do intercâmbio. Estudar em uma região bilíngue, então, é uma forma de tornar esta experiência ainda mais proveitosa, aprendendo inglês e francês em um só intercâmbio. É possível viajar para aperfeiçoar as duas línguas ao mesmo tempo, ou alterná-los durante o dia a dia. Por exemplo, morar em uma cidade cujo idioma principal é o francês e estudar inglês na escola.

Paisagem de Toronto, no Canadá. Crédito: Wikimedia Commons

 

E, mesmo para quem optar pelas províncias onde o inglês é majoritariamente falado, há benefícios: de acordo com Rosa Maria Troes, presidente da Canadá Intercâmbio, o inglês canadense é mais fácil de entender. “Enquanto os norte-americanos têm muitos sotaques regionais e os britânicos falam ‘mais para dentro’, os canadenses têm um inglês mais standard, mais padrão”, explica.

Para dar conta de seus objetivos de fluência – e planejamento financeiro – no intercâmbio, vale contatar a escola de destino ou organizar tudo por intermédio de uma agência. Mas fique atento ao visto! Se o período de estudos for superior a 6 meses ou você decidir trabalhar procure a Embaixada ou o Consulado em sua cidade.

Quais são as outras opções para praticar um idioma no país

A procura por modalidades de intercâmbio que combinam estudo e trabalho no Canadá tem aumentado bastante. A afirmação é de Rosa Maria Troes. Cursos que oferecem estágios remunerados nas áreas de negócios e tecnologia da informação são os mais buscados, segundo ela. Mas há cursos também na área de engenharia, marketing, design e saúde.

Mas não é só o câmbio que influencia a escolha. “Uma grande parte dos programas permite que os estudantes trabalhem por algumas horas semanais de forma remunerada, o que complementa o orçamento no final do mês”, diz a presidente da Canadá Intercâmbio.O objetivo é garantir no currículo, não só o domínio do idioma e a qualificação oferecida pelo curso, mas também uma experiência profissional internacional.

Para além do idioma: o que as cidades oferecem

O Canadá é considerado o país mais admirado do mundo. Contam pontos em favor do país a diversidade da população e acolhimento aos estrangeiros. Mesmo assim, antes de optar por um curso, vale entender que tipo de experiência cada destino oferece. Cidades maiores, por exemplo, tendem a ser mais caras – tanto em matéria de escolas de idioma, quanto em despesas como acomodação e transporte.

Conheça as principais cidades que atraem estrangeiros para intercâmbio de idiomas no Canadá

#1 Toronto

A cidade canadense tem como língua predominante o inglês e assemelha-se a São Paulo. Afinal, é uma metrópole que concentra oportunidades de negócios e intensa vida cultural e noturna. De quebra, ainda reúne boas instituições de ensino, como a Universidade de Toronto, a melhor colocada do país em rankings internacionais. Um ponto chamativo, para quem teme o inverno rigoroso canadense, é o sistema PATH desenvolvido pelo governo. Nele, os habitantes da cidade podem deslocar-se por meio de túneis subterrâneos que interligam o centro de Toronto – e, assim, escapar dos dias frios.

UdeM Universidade de Montréal
Universidade de Montréal (UdeM)

#2 Montreal

Nesse caso, inglês e francês convivem na mesma cidade. Montreal conquistou o posto de maior cidade falante de francês, ficando atrás, apenas, de Paris. Também ganhou fama como capital cultural canadense, graças às opções de museus, festivais e gastronomia ao longo do ano. O Just for Laughs, por exemplo, é o maior festival de comédia do mundo e acontece por lá. Em matéria de ensino superior, a região também tem um nome a zelar. A Universidade de Montreal, fundada em 1878, é considerada a melhor universidade francófona do mundo.

#3 Vancouver

Vancouver mistura ares de metrópole à sustentabilidade e ao contato com a natureza. A cidade está localizada na costa Oeste do Canadá e possui 22 quilômetros de litoral. Além disso, é cercada por montanhas, onde é possível praticar esportes como o esqui, e ocupada por muitas áreas verdes, entre parques, praças e reservas florestais. Vancouver é também um lugar para respirar ar limpo, já que é a mais sustentável do país, segundo o Green City Index.

A principal universidade da região é a Universidade de British Columbia, onde estudou o atual primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados