Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

06.11.13

Por que estudar inglês no Canadá?

estudar francês no canadá

Preço 30% mais baixo, permissão para trabalhar e boa qualidade de vida e ensino estão entre os pontos positivos

Saber inglês hoje é obrigatório para os estudantes e profissionais. Opções de países onde aprender de forma imersiva não faltam. Entre tantas, quem ganha destaque nos últimos anos é o Canadá, principal destino de brasileiros que decidem estudar inglês. Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), 91,3% dos estudantes escolheram o Canadá em 2012.

E por que tanta gente está indo ao Canadá? “O que mais atrai estudantes é o preço mais baixo”, diz Neila Chammas, diretora da Belta. Os custos são até 30% menores do que cursos nos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

O preço médio, incluindo estadia, é de US$ 824 semanais, segundo a Languages Canada, entidade que regula as instituições de ensino de idiomas no país. “Além disso, a boa receptividade que os canadenses tem com os brasileiros é um ponto destacado”, conta Neila.

O Canadá também conta com uma boa qualidade de vida e é um país seguro — ocupa a 11ª posição no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano. Para escolher seu curso, vale a pena visitar a página da Languages Canada, que conta com 200 membros cadastrados que, no ano passado, receberam 143 mil alunos — do total, 18 mil foram brasileiros.

A entidade é uma garantia de que a instituição escolhida seguirá padrões de excelência no ensino. No quesito educação, aliás, o Canadá apresenta ótimos indicadores. O país ocupa a 6ª posição no ranking mundial em educação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), à frente de Nova Zelândia (7ª), Austrália (9ª) e Estados Unidos (17ª).

Na página da Languages Canada, você escolhe o tipo de curso que deseja: inglês geral, para negócios, preparação para TOEFL e IELTS, entre outros. “Historicamente, os brasileiros vêm para o Canadá para aprender o inglês geral e de negócios, no entanto, nos últimos dois anos tem havido um aumento substancial para inglês e francês para fins acadêmicos e de pesquisa”, diz Gonzalo Peralta, diretor da Language Canada. “A diversidade cultural , acadêmica e lingüística do Canadá é um ponto positivo também.”

É possível entrar em contato diretamente com as escolas ou organizar sua viagem por meio de alguma agência associada a Belta. Fique atento para o visto! Se o período de estudos for superior a 6 meses, ou você decidir estender trabalhar, procure a Embaixada ou o Consulado em sua cidade. Depois é só fazer as malas e aproveitar!

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas