//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoEventosMBA no exterior: Caminho para o sucesso em tempos de incerteza

MBA no exterior: Caminho para o sucesso em tempos de incerteza

Colunista do Estudar Fora - 04/10/2017
Comentários:

Vivemos em tempos incertos, com crises causadas por políticas governamentais e volatilidade contínua nos mercados de commodities e bolsas de valores. E a incerteza é estressante – ela invoca o medo e arrasta pessoas e empresas para fora de suas zonas de conforto. Mas, como em tudo, há um outro lado da moeda. A incerteza pode ser ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade.

No caso das empresas, aquelas que sabem prever, enfrentar e aproveitar as incertezas emergem da crise como líderes de mercado com os seus novos produtos, suas novas estratégias ou políticas. A incerteza pode levar a grandes avanços, aumento de confiança e crescimento.

“O choque econômico de 2008 e a recessão que se seguiu não apenas criaram profunda incerteza sobre a direção da economia global, mas também abalaram a confiança de muitos líderes empresariais sobre sua capacidade de ver o futuro bem o suficiente para tomar medidas ousadas “, afirmou Lowell Bryan, diretor do escritório da McKinsey New York em seu artigo “Gestão dinâmica: Melhores decisões em tempos incertos”. Na verdade, as empresas não podem prever o futuro, mas eles podem construir organizações que irão sobreviver e prosperar em quase todas as circunstâncias possíveis.

Leia também: Tudo sobre MBA no exterior

É por isso que empresas precisam de líderes e gestores cuja mentalidade seja ajustada para ver a incerteza como uma oportunidade e não um risco. E um profissional que obtém um MBA é exatamente essa pessoa.

“É claro que você pode ter uma vida e carreira gratificantes sem um MBA. Você pode certamente tornar-se rico e poderoso, como Bill Gates, Jeff Bezos, Richard Branson, e Amancio Ortega podem testemunhar. Mas quando você estiver criando o próximo Google, ou a próxima Apple, você vai precisar de pessoas com o treinamento, as habilidades e rede de contatos que a educação empresarial é exclusivamente boa em fornecer. Há uma razão pela qual todas essas empresas contratam pessoas com MBAs”, escreve Sally E. Blount, reitor da Kellogg School of Management da Northwestern University, em seu ensaio “Sim, o mundo precisa de mais MBAs”.

De acordo com Blount, o mundo precisa de líderes que compreendam os mercados profundamente, sua conexão com o setor público e as implicações filosóficas, culturais e sociais do crescimento do negócio global. “Precisamos de líderes que compreendam completamente que os mercados, ainda que sejam altamente eficientes, não são justos, bons ou sábios. […] Precisamos de líderes que estejam prontos para enfrentar os desafios da crescente desigualdade de renda, do desemprego, impacto ambiental e da homogeneização cultural que as práticas de negócios atuais ainda não possuem uma forma adequada de lidar. ”

Por que um MBA no exterior vale a pena em tempos de incerteza?

Um MBA ensina a pensar estrategicamente sobre determinada área ou indústria dentro de um contexto mais amplo do mundo dos negócios. Contabilidade financeira, economia gerencial, estratégia, marketing e gestão de cursos de marketing financeiro sustentam suas novas capacidades.

Além de habilidades técnicas e interpessoais, os cursos de MBA também fornecem aos participantes um conjunto de ferramentas, com diferentes abordagens, que podem ser empregadas na resolução de problemas. As metodologias ensinadas durante o curso permitem que os formandos visualizem um determinado assunto a partir de ângulos diferentes e o considerem em sua complexidade.

Bryan, da McKinsey, acredita que o conhecimento, as habilidades e experiências destes líderes os tornam mais adequados do que ninguém para agir decisivamente quando for a hora certa. “As empresas não podem controlar o tempo, mas elas podem projetar e construir um navio, e equipá-lo com uma equipe de liderança, que pode navegar no oceano em todas as condições meteorológicas. As organizações que se tornarem mais flexíveis e hábeis na tomada de decisões críticas no momento adequado têm enormes oportunidades para capturar mercados de empresas que persistem na gestão como se o ambiente de negócios futuro fosse razoavelmente previsível ” Bryan escreve.

Leia também: As soft skills que o MBA ensina – e aperfeiçoa

De acordo com Blount, indivíduos inteligentes altamente motivados reinventarão mercados, impulsionarão o crescimento, e trabalharão em todos os setores para construir organizações fortes e transformadoras. Mas os mercados ou governos não vão fazer isso por conta própria; os incentivos simplesmente não estão lá. “É por isso que o mundo precisa de mais, não menos, educação empresarial. Ele depende disso “, conclui Blount.

“Um título na área de negócios continua a ser um dos caminhos mais previsíveis para o sucesso e a estabilidade financeira e pode fornecer o passo à frente proverbial da relativa pobreza a grande realização e riqueza. Em tempos de incerteza, como o que temos vivenciado desde 2008, ela tende a atrair mais estudantes que fazem essa conexão “, diz Sri Zaheer, Reitor da Carlson School of Management na Universidade de Minnesota.

Interessado em um MBA?

O Access MBA faz a ponte entre os executivos de negócios e os programas de MBA de elite de todo o mundo através de reuniões individuais personalizadas entre um potencial candidato ao MBA e os Diretores da Área de Admissões.

O Access MBA Tour voltará a São Paulo em 21 de outubro, reunindo as melhores escolas internacionais de negócios da Europa e da América do Norte, bem como prestigiadas instituições locais.

O evento é gratuito, mas a inscrição antecipada é obrigatória para que você seja selecionado para participar das reuniões com as escolas de negócios. Clique aqui para saber mais e fazer a inscrição on-line

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados