Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

21.10.16

Atividades extracurriculares no Ensino Médio: quais, quando e por quê?

Homem Tocando Violão

Estudantes aprovados em Harvard, Stanford e Yale compartilham quais eram suas atividades extracurriculares no Ensino Médio e dão dicas para quem quer seguir o mesmo caminho.

A candidatura para graduação em universidades dos Estados Unidos leva em conta diversos outros fatores além do desempenho acadêmico ou resultados de provas – entre eles, o envolvimento em atividades extracurriculares no Ensino Médio. Como esta prática não é comum no Brasil, estudantes brasileiros que pretendem estudar em universidades americanas têm muitas dúvidas com relação a quais são estas atividades, como elas entram no application e qual a sua importância.

Segundo Pedro Mendonça, que fez sua graduação em Yale, o importante é fazer coisas com as quais o estudante se identifica. Ele, que praticava esportes, toca bateria e fazia serviço comunitário, afirma que não começou a fazer nada a mais quando decidiu se candidatar a universidades fora. “Tenho outros amigos que fizeram coisas simplesmente porque queriam estudar fora. Talvez você tenha que ter esta motivação, talvez não, o importante é fazer. Acho que não vale a pena você fazer uma atividade com a qual você não tem nada a ver porque (…) a sua história tem que ser condizente com você”.

Mas qual é o peso destas atividades? É melhor diversificar ou tornar-se muito bom em uma determinada área? Nos vídeos abaixo, três estudantes aceitos por Harvard, Yale e Stanford falam sobre suas escolhas de extracurriculares durante o Ensino Médio.

 

 

Leia também:
“Atividades extracurriculares foram fundamentais”, diz aprovado em oito universidades
Atividades extracurriculares: conheça mitos e verdades
“Crie suas próprias oportunidades”, diz estudante sobre trabalho voluntário

 

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas