InícioPós-Graduação6 dicas de application para conseguir o seu mestrado dos sonhos

6 dicas de application para conseguir o seu mestrado dos sonhos

Priscila Bellini - 16/04/2018
Comentários:

“Conseguir uma oferta para o seu mestrado dos sonhos é um processo seletivo competitivo. Agora, é mais importante do que nunca que os estudantes se informem melhor, façam uma pesquisa extensa com base em várias fontes e se esforcem para que sua application se destaque na multidão”, diz Stephanie Thrane, recrutadora sênior e gerente de admissions da London Business School.

Bem, ela não está errada. Os responsáveis pelas admissões em universidades se veem forçados a ser cada vez mais seletivos, em especial com um número de applications que cresce a cada ano. Para entrar no seu mestrado dos sonhos, você precisa estar mais determinado e estudar mais do que nunca.

Para ter certeza de que a sua application tenha tudo a seu favor, nós pedimos dicas aos especialistas em admissions da London Business School, de cursos prestigiados como o mestrado em gestão, o mestrado em análise financeira e o mestrado global em gestão.

#1 Só se candidate a universidades que você pode pagar (ou onde encontre bolsas e empréstimos para ajudar)

Só porque você não consegue pagar com dinheiro do próprio bolso por uma universidade não significa que as suas chances de entrar – e o seu mestrado dos sonhos – estejam mortas e enterradas.

Mas, antes de se candidatar a uma bolsa de estudos ou de pegar um empréstimo, pare e se pergunte se o esforço para bancar esse curso vai se traduzir em ganhos futuros. Alguns cursos valem mais a pena do que outros, então faça questão de pesquisar as estatísticas sobre empregabilidade. Também explore as diversas opções de apoio financeiro.

#2 Participe das sessões informativas organizadas pela universidade

Algumas escolas realizam eventos para futuros estudantes em diversas cidades, o que é uma chance de conhecer as pessoas que vão avaliar sua application. Você também pode se registrar para ir ao campus da universidade, e conversar diretamente com esses profissionais sobre seus objetivos, além de entender se a universidade é uma boa opção.

#3 Procure alunos da universidade para perguntar sobre o seu mestrado dos sonhos

Uma forma mais indireta de pesquisar sobre o seu mestrado dos sonhos – que é uma forma excelente – é por meio dos estudantes que já fazem o curso. Sua arma? As redes sociais.

Depois de achar um aluno no LinkedIn ou no Twitter, idealmente alguém que tenha feito o mesmo curso de graduação que você ou que tenha conexões em comum, mande uma mensagem direta ao ponto. “Oi, [nome da pessoa], eu pretendo aplicar para a [nome da universidade e do mestrado]. Eu adoraria ouvir sobre as suas experiências no curso, talvez até marcar um café para conversar sobre. É por minha conta! Obrigado, [seu nome]”.

Quando encontrar com esse estudante pessoalmente, não tenha medo de fazer perguntas sobre o departamento ou sobre o curso. Qualquer informação que esses alunos deem vai ser muito mais honesta do que a de um folheto.

#4 Vá além nos seus testes padronizados. Faça-os duas vezes, se necessário

Ainda que bons resultados em testes padronizados (como TOEFL e GMAT) não sejam suficientes, por si só, para garantir uma admissão, eles dão uma bela ajuda. Lembre-se de que os exames são simples de entender, se você tiver um bom plano de estudos e materiais para revisar. Ao contrário das provas do seu curso universitário, esses exames não medem o quão inteligente você é, mas sim o quão familiarizado está com esse sistema.

Leia também: Use este cronograma exclusivo para planejar sua candidatura!

#5 Tenha consciência dos valores da universidade

Cada universidade carrega uma série de valores próprios, e os profissionais de admissions vão buscá-los nos traços de personalidade e na trajetória do candidato. Há várias formas de entender quais são essas características – no boca a boca, nas pesquisas publicadas pela instituição ou mesmo falando diretamente com o time de admissions em um evento.

#6 Procure no Google “Interview questions [nome da universidade]”

Candidatos de universidades e pessoas que procuram um emprego costumam fazer posts em blogs ou responder perguntas sobre o tema em fóruns. Então, achar perguntas comuns das entrevistas é mais do que possível. Uma vez que você saiba o que esperar, pode ensaiar respostas para que não fique perdido na hora, encarando uma questão que o pegue desprevenido.

Este conteúdo foi adaptado a partir de um texto do site Top Universities. Confira o texto original, em inglês, aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados