Um Projeto: Fundação Estudar
entrevista de admissão para universidades

O que NÃO fazer na entrevista de admissão de universidades

Por Nathalia Bustamante

Muitas universidades estrangeiras costumam incluir no processo de seleção para a graduação ou pós-graduação (especialmente para o MBA) uma entrevista com um profissional do escritório de admissões.

As entrevistas podem ser realizadas com profissionais de admissão das universidades, ex-alunos ou atuais alunos que estejam no último ano da graduação, e podem ser feitas por Skype, telefone ou presencialmente. No Brasil, geralmente, ex-alunos que estão morando aqui ficam encarregados de entrevistarem os candidatos.

A maior parte das entrevistas de admissão têm o objetivo de identificar se o estudante tem o perfil da universidade – e isto é importante não apenas para o avaliador como também para o candidato. É muito raro que sejam feitas perguntas traiçoeiras ou que façam o estudante se sentir estúpido. Afinal, a universidade também tem interesse em causar uma boa impressão no candidato que está entrevistando.

A regra de ouro é ser sincero e aproveitar a oportunidade de mostrar à universidade quem você é para além das notas e dos exames.

Mas quer saber dicas mais práticas de o que não fazer durante qualquer entrevista? Então confira o vídeo que gravamos em parceria com o Na Prática:

O que não fazer em uma entrevista de admissão para universidades:

 

A Fundação Estudar pode te ajudar a se apresentar da melhor forma

Quer se aprofundar mais em como montar uma boa apresentação pessoal e se destacar na entrevista de admissão para universidades e outros processos seletivos? A Fundação Estudar lançou um curso especialmente para isso: o Marketing Pessoal Na Prática! Em apenas um dia, aprenda a montar a sua apresentação pessoal; treine o seu pitch com atividades altamente práticas; prepare-se para as principais etapas de processos seletivos e aprenda a usar storytelling para se destacar e ser lembrado. Saiba mais e faça sua inscrição aqui.

 

Leia também:
Como se comportar em uma entrevista de vídeo?

 

Photo by Nik MacMillan on Unsplash

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo